CUIABÁ
Em Cuiabá, Fórum Nacional das Secretarias Municipais de Administração destaca inovação e modernização

A abertura do Fórum Nacional das Secretarias Municipais de Administração: Inovação, Modernização e Eficiência em Destaque aconteceu na manhã desta quinta-feira (12), em Cuiabá, com a presença de secretários municipais de Administração de nove capitais e representantes de municípios convidados. A cerimônia contou com apresentações artísticas do grupo Siriri Elétrico, destacando as tradições cuiabanas do Siriri e Cururu. O evento está sendo realizado no Hotel Deville e segue até amanhã. Esta é a terceira edição do FONAC realizada em Cuiabá. Coincidentemente, uma das edições, a 69ª, ocorreu em 2018, no início da gestão de Emanuel Pinheiro, enquanto agora, no encerramento de seu segundo mandato, Cuiabá sedia a 83ª edição do Fórum. A outra ocasião foi a 57ª edição, em 2012.
Entre os temas em discussão durante o evento está a definição da capital que sediará a próxima edição, prevista para abril de 2025, além de estratégias de trabalho para o próximo ano.
O secretário de Governo, Júnior Leite, representou o prefeito Emanuel Pinheiro, que cumpre agenda em Brasília. Ele apresentou as principais ações da gestão e seus resultados para a sociedade, destacando a importância do FONAC.“A relevância de sediar um evento como este está principalmente na troca de experiências entre os secretários. Temos aqui representantes de todo o Brasil, de diversas capitais e municípios convidados, onde compartilhamos ações e realizações, como a entrega do maior hospital do estado, o HMC, construído e entregue pela gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, além dos mais de 28 mil títulos de regularização fundiária que garantiram dignidade e segurança ao cidadão cuiabano. Também destacamos dois viadutos construídos com recursos próprios da Prefeitura, algo inédito nos 300 anos de Cuiabá, rompendo a dependência histórica de verbas federais e estaduais”, afirmou.
Júnior Leite enfatizou que o prefeito Emanuel Pinheiro quebrou paradigmas ao investir na mobilidade urbana da cidade. Ele também destacou iniciativas como a distribuição de uniformes escolares, a climatização de 100% das escolas municipais e a valorização dos servidores públicos por meio da aprovação de leis que atualizaram os planos de carreira de quase todas as categorias.“O prefeito Emanuel Pinheiro tem como lema cuidar de gente, e isso está diretamente conectado ao propósito do FONAC, que valoriza a experiência humana e o papel dos servidores públicos. Durante os oito anos de gestão, quase todas as categorias foram beneficiadas, demonstrando o compromisso com o funcionalismo público. Receber o FONAC pela terceira vez em Cuiabá reafirma o protagonismo da cidade na troca de experiências e no fortalecimento da administração pública no Brasil”, concluiu.
O presidente do FONAC, André Barbosa, secretário de Administração e Patrimônio de Porto Alegre, reforçou a importância da união e continuidade do Fórum, especialmente em um momento de transição política para muitos municípios.“O FONAC em Cuiabá é uma oportunidade de troca de experiências em um período desafiador para a administração pública. Aqui definiremos estratégias e a programação para 2025, assegurando que o Fórum continue forte e unido”, afirmou.
Ellaine Mendes, secretária de Gestão de Cuiabá e anfitriã do evento, deu as boas-vindas aos participantes e destacou as transformações vividas pela capital nos últimos anos.“Nos últimos oito anos, vivenciamos uma verdadeira revolução em Cuiabá. Este Fórum é uma oportunidade de compartilhar essas conquistas, trocar experiências e levar ideias inovadoras para nossas cidades. Nossa gestão deixa um legado que será lembrado como um marco na história de Cuiabá”, declarou.
A subsecretária de Planejamento e Gestão de Vitória (ES), Magna Rocha, também elogiou a oportunidade de compartilhar projetos inovadores, como o Laboratório Urbano Vivo, um dos destaques da programação.
O FONAC, realizado a cada quatro meses em diferentes capitais brasileiras, promove debates qualificados e o desenvolvimento de políticas públicas sólidas e representativas.
Programação do período vespertino (12/12):
- Painel: A Inovação na Gestão Pública
- Case 1: Uso da inteligência artificial nas licitações públicas – Katherine Schreiner, secretária de Licitações de Florianópolis (SC).
- Case 2: Compras públicas sustentáveis e ODS – Marcela Arruda, secretária de Gestão de São Paulo (SP).
- Case 3: Estratégias para o equilíbrio atuarial do sistema previdenciário de Cuiabá – Ellaine Mendes, secretária de Gestão de Cuiabá (MT).
- Case 4: Criação do Laboratório Urbano Vivo – Magna Rocha, subsecretária de Vitória (ES).
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

CUIABÁ
Prefeitura de Cuiabá debate criação da Invest Cuiabá na 57ª Expoagro

A Prefeitura de Cuiabá participa, na segunda-feira (14) e terça-feira (15), do Fórum do Setor Produtivo da 57ª Expoagro, onde serão debatidos o papel estratégico da capital no processo de agroindustrialização de Mato Grosso e a criação da Invest Cuiabá, uma agência voltada à atração de investimentos para o município. O evento contará com a presença do prefeito Abilio Brunini, do vice-governador Otaviano Pivetta, do ex-senador e presidente da Nova Rota, Cidinho Santos e de empresários do setor agroindustrial.
Segundo o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Fernando Medeiros, a Invest Cuiabá será discutida na terça-feira (15), das 8h às 12h, com a presença do prefeito Abilio Brunini como palestrante, além de representantes da TSX Invest, da Invest Minas e de outras lideranças do setor. A programação, que inclui uma série de palestras e debates, será realizada durante o evento Synapse, também na 57ª Expoagro.
A proposta, apresentada pela Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, busca atrair grandes aportes financeiros por meio da união entre o poder público e a iniciativa privada, com foco na identificação e no fomento de setores com maior potencial de desenvolvimento econômico em Cuiabá.
“Lideranças empresariais, políticas e sociais podem contribuir para o direcionamento da matriz econômica de Cuiabá. Convido a população a participar do debate e colaborar com o projeto. A Invest Cuiabá será fundamental para atrair investimentos para a capital”, destacou o secretário.
Para participar do debate e contribuir com o futuro econômico da capital, basta se inscrever de forma gratuita pelo link: https://www.even3.com.br/forum-dos-setores-produtivos-57-expoagro-594490. As contribuições servirão de base para a elaboração de um estudo que norteará as ações da Invest Cuiabá.
“Vamos apresentar um amplo diagnóstico socioeconômico da capital, com o mapeamento das vocações econômicas locais e a identificação dos setores com maior potencial de crescimento. A partir desse mapeamento, a agência atuará diretamente na captação de investimentos, tanto dentro quanto fora do estado. Queremos tornar Cuiabá uma cidade mais atrativa para os investidores”, explicou o secretário.
Fernando Medeiros enfatizou que a iniciativa, que conta com o apoio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, sob liderança do secretário Cesar Miranda, é inspirada em modelos de sucesso, como o da Invest Minas, uma das primeiras agências de atração de investimentos do Brasil, que já captou, nos últimos seis anos, mais de R$ 600 bilhões em investimentos privados para Minas Gerais. “A Invest BH, por exemplo, atraiu mais de R$ 500 milhões apenas no ano passado. Estivemos reunidos com a TSX Invest, consultoria que atende essas agências, e nos foi apresentada a metodologia que vamos aplicar em Cuiabá. É uma ferramenta baseada em experiências internacionais, como as do Banco Mundial, da FDI de Londres e do MIT, em Massachusetts”, concluiu Medeiros.
#PraCegoVer
A foto mostra o prefeito Abilio Brunini, usando camisa cinza, e o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Fernando Medeiros, usando camisa preta, durante a gravação de um vídeo em um evento em Cuiabá.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Esportes3 dias ago
Fluminense perde para o Chelsea e é eliminado do Mundial de Clubes
-
POLÍTICA MT7 dias ago
O deputado Juca do Guaraná participa de audiência pública sobre mineração em Peixoto de Azevedo
-
Saúde2 dias ago
Mutirão do Agora Tem Especialistas realiza em um único dia mais de 12 mil atendimentos para pacientes do SUS
-
Tecnologia4 dias ago
Ciência e tecnologia para o desenvolvimento econômico e social do BRICS
-
Saúde2 dias ago
Falecimento de duas vítimas do incidente com helicóptero no DSEI Yanomami
-
Saúde4 dias ago
Ministério da Saúde apresenta ao banco do BRICS projeto para construção do primeiro hospital inteligente do SUS
-
Saúde2 dias ago
SUS vai ofertar novos tratamentos para inibir progressão da endometriose e melhorar qualidade de vida das pacientes
-
ECONOMIA4 dias ago
Portal Único de Comércio Exterior torna mais ágil e simples o pagamento de taxas para importação