65 99672-5151 | 65 99935-8576

CUIABÁ

CUIABÁ

Durante expediente no Dutrinha, prefeito lembra que estádio foi palco de eventos esportivos, sociais e de encontros políticos

Publicado em


Gustavo Duarte

Clique para ampliar

Cumprindo expediente nas dependências do Estádio Eurico Gaspar Dutra, o Dutrinha, nesta segunda-feira (31), o prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro, destacou a importância da celebração ao aniversário de 70 anos do complexo esportivo, comemorado nesta segunda-feira (31). gestor lembrou ainda que o local nas décadas de 50 a 70, além de eventos esportivos, o foi palco de debates políticos e encontros sociais. 

“A simbologia da importância do Dutrinha à história esportiva, cultural e social de Cuiabá é intensa, principalmente nesta data de  hoje, em que o estádio completa 70 anos. O Dutrinha foi o templo do nosso futebol  e não foi só palco de grandes craques do  futebol  cuiabano, mato-grossense e do país, que desfilaram aqui as suas artes. Aqui foi  um local de encontros sociais, políticos  e musicais. Fez  a alegria da população cuiabana principalmente nos anos de 50, 60 e 70, onde Cuiabá não tinha estrutura de grandes estádio e ginásios  para receber variados tipos de eventos. E o Dutrinha era a mãe desses eventos, foi a opção da sociedade cuiabana. Mas a grande marca do Dutrinha é ser o templo do futebol cuiabano”, comemorou o gestor.
Para Emanuel, além de resgatar parte da história  cuiabana, o Dutrinha será palco de inclusão social e  desportiva. ” Aqui será preparados os craques para o futuro. Temos na Prefeitura de Cuiabá, o “Bom de Bola e Bom” de Escola e  vamos lançar o projeto  “Lapidando Craques”, que são  ações educacionais, sociais e assistenciais que vão fortalecer o ensino e aprendizagem e vai dar oportunidade aos craques que estão espalhados nos bairros da nossa  Cuiabá.  Eles serão preparados para o futebol até mesmo nacional. Olheiros poderão acompanhar a essas crianças e leva-las para testa-las nos grandes clubes. E a história de muitas crianças e adolescentes sairá do Dutrinha”, contou ele. 
O prefeito recebeu em seu gabinete simbólico no Dutrinha, o presidente do Clube Esportivo Operário Várzea-Grandense, Dudu Campos e o vice-prefeito da cidade vizinha e diretor do time, José Hazama, para discutir os últimos detalhes sobre a primeira partida do Campeonato Mato-grossense com o Operário de VG x Cuiabá Esporte Clube, sem a presença de público. o jogo está marcado para  sábado (6), às 15h.
“Esse jogo vai encerrar definitivamente os festejos em homenagem ao Dutrinha. Discutiremos as medidas de biossegurança contra a Covid-19, nossos eventos são realizados  com responsabilidade e preservando a vida da nossa gente”, concluiu. 
Uma programação especial de entrega da obra foi preparada pela gestão Emanuel Pinheiro. As solenidades estão marcadas para ocorrer nesta segunda, a partir das 17h30, e sexta-feira (4), a partir das 17h, restritas apenas à imprensa e convidados. Já no sábado (5), será realizada a primeira partida do Campeonato Mato-grossense entre o Operário de Várzea Grande e o Cuiabá Esporte Clube, sem a presença de público. 

“Temos uma linda e vasta programação, toda ela glamurosa, charmosa, saudosista como ele merece. Contamos com toda a dedicação da nossa equipe. Vamos fazer uma linda festa”, destacou o prefeito.

A programação

Nesta segunda, a programação deve começar às 17h30 com a chegada do prefeito e descerramento do totem. Além disso, Emanuel Pinheiro entrega as estátuas de atletas que marcaram a trajetória do futebol cuiabano. São eles: Fulepa, Fernando Ferreira Leite (Goleiro do Mixto), Avião, Albino Gonçalves dos Santos (zagueiro do Dom Bosco), e Bife, José da Silva Oliveira (centro avante do Operário de Várzea Grande). Para segunda-feira (31), ainda está prevista a apresentação do calendário esportivo de 2022, a benção ecumênica e, depois, a banda da Polícia Militar de Várzea Grande realiza uma apresentação para celebrar os 70 anos do estádio.

Na sexta-feira (4), a programação terá início às 17h e o prefeito entrega homenagens a 50 personalidades como jogadores, esportistas e radialistas mato-grossenses. Além disso, a solenidade contará com apresentações artísticas, uma partida de futebol infantil, uma partida de futebol feminino e o jogo entre a Câmara Municipal de Cuiabá x Câmara de Várzea Grande. Por fim, no sábado a programação de entrega do Dutrinha se encerra com chave de ouro com o primeiro jogo oficial do Campeonato Mato-grossense com o Operário de Várzea Grande e o Cuiabá Esporte Clube, sem liberação para entrada de público.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CUIABÁ

Prefeitura de Cuiabá apoia campanha de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), está apoiando uma importante iniciativa da Justiça do Trabalho em Mato Grosso para conscientizar a população sobre a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. A campanha educativa, intitulada “Juntos para evitar acidentes e doenças. Cada vida vale todo o cuidado!”, será divulgada ao longo de dezembro com mensagens estampadas nas traseiras dos ônibus. A ação faz parte do Programa Trabalho Seguro.

“Estamos muito felizes em colaborar com uma campanha que aborda um tema tão relevante. Tenho certeza de que essas mensagens impactarão as pessoas, incentivando-as a refletir sobre a importância da prevenção,” afirmou a secretária municipal de Mobilidade Urbana, Luciana Zamproni.

De acordo com o juiz auxiliar da Presidência do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e coordenador do Programa Trabalho Seguro em Mato Grosso, Ediandro Martins, a campanha busca despertar a consciência de que o trabalho vai além de ser uma fonte de renda. “O trabalho representa pertencimento, identidade e suporte social. A campanha convida à reflexão sobre a importância de protegermos essas dimensões da vida,” destacou.

Dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho apontam que, entre 2012 e 2021, os gastos com acidentes de trabalho e doenças ocupacionais ultrapassaram R$ 120 bilhões no Brasil.

Sobre o Programa Trabalho Seguro

Criado pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) e pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), o Programa Trabalho Seguro é uma iniciativa que reúne os 24 Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs) do país para implementar ações e projetos voltados à prevenção de acidentes e à promoção da saúde e segurança no ambiente laboral.

O principal objetivo do programa é reduzir o número de acidentes de trabalho no Brasil. Para isso, realiza continuamente campanhas e projetos educativos que alertam para os riscos e reforçam a importância de medidas preventivas.

A secretária Luciana Zamproni reforçou o compromisso de Cuiabá com a promoção de ambientes laborais mais seguros: “Investir em prevenção é cuidar das pessoas, reduzir riscos e construir uma cultura de segurança no trabalho. A campanha é um passo importante nesse sentido.”

Com informações da Assessoria TRT/MT

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Reading

MAIS LIDAS