65 99672-5151 | 65 99935-8576

CUIABÁ

MATO GROSSO

Diretores das escolas estaduais participam de reunião ampliada de volta às aulas

Publicado em


Diretores e coordenadores de escolas estaduais participaram, nesta quarta-feira (02.02), da primeira reunião ampliada sobre a voltas às aulas. A programação faz parte da Semana Pedagógica e visa orientar e tirar dúvidas dos profissionais sobre o que será feito durante o ano letivo de 2022.

A reunião foi transmitida ao vivo por live no canal da Seduc no Youtube, e de forma presencial, recebeu gestores das escolas estaduais de Cuiabá e Várzea Grande, no auditório da Secretaria Estadual de Educação (Seduc). As aulas começam no dia 7 de fevereiro em todas as unidades da rede estadual de ensino, no formato 100% presencial.

“Este é um momento muito especial em que discutimos o retorno às aulas e tudo o que está sendo planejado para os nossos estudantes. Temos muito trabalho pela frente, e é um desafio enorme por ainda lidarmos com a questão da pandemia e recomposição da aprendizagem, mas estamos confiantes que será um ano muito produtivo e de ótimos resultados para a educação em Mato Grosso”, ressaltou o secretário estadual de Educação, Alan Porto.

Durante a reunião, foram abordadas as medidas de biossegurança nas escolas, uso dos recursos descentralizados, alimentação e transporte escolar, busca ativa dos estudantes, sistema estruturado de ensino, língua inglesa para alunos do 1º ano do ensino fundamental, além da aquisição e entrega do kit escolar composto por 20 itens, e uniforme completo para todos os alunos da rede estadual de ensino.

O diretor Valter Benedito da Silva, da Escola Estadual Pedro Gardés, em Várzea Grande, destacou o reforço para a busca ativa dos estudantes e, principalmente, as atividades que serão exercidas pelas Diretorias Regionais de Educação (DREs).

“Teremos uma assistência mais próxima das escolas, pois as DREs funcionarão como uma ‘mini-Seduc’, portanto, a tendência é um atendimento melhor tanto para as escolas, como para a Secretaria de Educação”, disse.

Para o diretor Elias Martins, da Escola Estadual Raimundo Pinheiro da Silva, no Jardim Shangrilá, em Cuiabá, um dos pontos principais da live foi a apresentação sobre o kits e uniforme escolar, que têm a previsão da entrega para março.

“O kit escolar é muito importante para nossos alunos, assim como o uniforme. Essa forma de fazer educação,  pensando nesses itens básicos, demostra o cuidado que a gestão tem por cada estudante”, pontuou.

As informações sobre o kit escolar e o uniforme  chamaram a atenção da diretora Leyde Laura da Silva, da Escola Estadual Jaime Veríssimo de Campos Júnior (Jaiminho) no Jardim Imperial, em Várzea Grande.

“É um grande avanço os alunos receberam tanto o kit escolar, como o uniforme completo, já que eram itens muito inesperados. Sem dúvida eles vão se sentir mais motivados, o que impactará positivamente na qualidade do ensino”, afirmou a gestora.

A Semana Pedagógica foi iniciada nesta terça-feira (01.02) com a atribuição e acolhimento dos professores. A programação segue até esta sexta-feira (04.02), com a realização de uma aula inaugural presencial e workshops, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá.

Fonte: GOV MT

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MATO GROSSO

Sesp encerra o ano com mais de 1,1 mil crianças e adolescentes atendidos no programa Rede Cidadã

Published

on

O Programa Rede Cidadã, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), atendeu 1.116 crianças e adolescentes em 2024. O programa desenvolve projetos e ações educacionais e esportivas para estudantes entre oito e 18 anos em vulnerabilidade, ou seja, que apresentam algum fator de risco social, como evasão escolar, pais cumprindo pena de privação de liberdade ou violência doméstica.

As atividades são realizadas em contraturno escolar, com o objetivo de prevenir a criminalidade e promover oportunidades futuras entre os participantes.

Neste ano, foram oferecidas atividades culturais como aulas de violão, teclado, artes, pintura em tela, coral e desenho. Além disso, práticas esportivas como taekwondo, futebol, handebol, karatê, futsal, vôlei e jiu-jitsu. Também foram ofertadas capacitações de informática básica e avançada e de auxiliar administrativo.

Crianças e adolescentes do programa participaram de seis campeonatos esportivos nos quais mais de 50 atletas conquistaram 59 medalhas. Entre as competições estavam os Campeonatos Estaduais de Jiu-jitsu e Taekwondo, além de um amistoso de futsal. O programa também foi representado em um evento cultural de dança, em que 11 alunas ganharam um troféu.

As ações são realizadas nos quatro polos do programa, sendo eles em Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres, Rondonópolis e Nova Olímpia, e os participantes podem se matricular em mais de um projeto no mesmo período de tempo, de acordo com a disponibilidade.

O programa também acolhe os familiares dos alunos, atendendo cerca de 16.050 pessoas em 2024. Eles participam de ações como palestras e serviços aplicados pelo Rede Cidadã.

“Neste ano, em especial, estivemos mais presentes na vida de cada um de nossos alunos como uma família. Tivemos a oportunidade de recebê-los mais vezes durante a semana e com melhorias na qualidade do atendimento. Com os profissionais gabaritados que compõem nosso time, a qualidade da merenda ofertada e até o material de apoio utilizado pelo professor, impactamos muito no crescimento pessoal em cada um de nossos alunos, o que é motivo de enorme satisfação para nós”, afirmou a coordenadora do programa, Wilma Wellen Camilo Fernandes.

Na última quinta-feira (28.11), o programa iniciou as atividades de comemoração de fim de ano, com o recital de encerramento. Neste sábado (30) foi realizado um torneio de futebol e na próxima quarta-feira (04.12) ocorrerá a confraternização dos profissionais que trabalham no programa.

*Sob supervisão de Alecy Alves

Fonte: Governo MT – MT

Continue Reading

MAIS LIDAS