65 99230 9678 | 65 3055 2070

CUIABÁ

Sorriso

Devido à alta procura, farmácias cidadãs passam por desabaste…

Publicados

Sorriso


Desde a última semana de dezembro com continuidade em janeiro, somente na UPA, HMC e Upinha, houve uma sequência de dias com mais de 800 atendimentos médicos diários registrados. O relatório diário demonstra que na última sexta-feira (21) os três pontos somaram 817 consultas médicas; no sábado (22), foram 696 e, no domingo (23), chegaram a 695 consultas médicas.

Somente nos primeiros 15 dias de janeiro, foram 10.842 retiradas de medicamentos na Farmácia Cidadã Central.

A coordenadora de Assistência Farmacêutica, Priscilla Diel Bobrzyk, explica que dado os altos números de atendimentos, a situação das farmácias vem sendo monitorada desde o fim de dezembro/início de janeiro. “Nós observamos que a busca por atendimento simplesmente triplicou, e, desde então estamos em contato direto com os fornecedores em busca de restabelecer o estoque. Para termos uma ideia, em 40 dias foi registrada a retirada de 156 mil comprimidos de dipirona; em períodos anteriores, essa mesma quantidade era retirada em dois meses”, salienta.

Como ressalta Priscilla, as compras estão sendo realizadas. Porém, os fornecedores também estão com dificuldades para entrega, pois a mesma situação está sendo vivenciada em vários municípios brasileiros, “inclusive nos municípios circunvizinhos”, frisa a coordenadora.

De modo geral o surto de gripe e os altos índices de novas infecções por covid-19 levaram a esse quadro por todo o país. Conforme a pasta, essa é uma situação que extrapolou o planejamento de vários estados e municípios.

Até a situação regularizar e como forma de diminuir o problema, a Secretaria orientou aos médicos que prescrevam medicamentos alternativos, nos casos possíveis. Ainda assim, há situações em que o medicamento não pode e não deve ser substituído, e, infelizmente muitas pessoas não encontraram a medicação prescrita na Farmácia Cidadã 24 Horas nesse fim de semana.

Contudo, todos estão empenhados na Secretaria tanto para a aquisição como para a entrega dos medicamentos. Dessa forma, nesse momento, a Secretaria de Saúde pede a compreensão de todos e reforça o fato de que os servidores estão trabalhando muito para restabelecer o cenário à normalidade.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sorriso

Projeto ‘Movimenta’ chega em Sorriso na próxima semana

Publicados

em

Haverá atendimentos à comunidade escolar e abertos à população. Serão realizadas diversas ações de cultura, lazer, recreação, saúde, beleza e de formação em vendas para o comércio local. 

Nas duas primeiras cidades onde o projeto esteve, Acorizal e Nova Mutum, foram realizados mais de 7,1 mil atendimentos e visitadas 40 empresas do comércio, aponta balanço feito pelas equipes do Sistema Fecomércio-MT. Isso sem contabilizar os números de Lucas do Rio Verde, onde o ‘Movimenta’ teve início quinta (23) e encerra nesta sexta-feira (24). 

Em Sorriso, na tarde do dia 27, e na manhã do dia 28, as atividades ocorrem na Escola Municipal Francisco Donizeti, no bairro Nova Aliança. 

Estudantes, professores e trabalhadores da unidade poderão participar de atividades com óculos de realidade virtual e de uma experiência de aprendizado 3D com o aplicativo ‘Virtuali-Tee’. 

“O aplicativo leva a ciência a uma nova dimensão ao escanear um código estampado em uma camiseta e, a partir da realidade aumentada projetada, permite explorar os sistemas circulatório, respiratório e digestivo”, explica o diretor regional do Sesc e do Senac Mato Grosso, Carlos Rissato. 

Na oportunidade, a comunidade escolar receberá orientações sobre saúde bucal, jogos, brincadeiras, oficinas manuais, contação de histórias e apresentação circense. 

Na tarde de terça-feira (28), o ‘Movimenta’ segue para as imediações da BR-163. Nas tendas montadas no DelNorte Atacarejo toda população poderá usufruir das ações de saúde e beleza e conferir diferentes intervenções artísticas. Ainda serão realizados testes de glicemia e do Índice de Massa Corpórea (IMC). Também terá espaço para corte de cabelo, design de sobrancelhas e massagem. 

Encerrando a programação, no dia 28, a partir das 19h, a coach comercial Cléria Del Barco profere a palestra ‘Empresa que não vende, quebra!’, na Associação Comercial e Empresarial de Sorriso (Acen).

“A capacitação é aberta aos empresários, empreendedores, vendedores, trabalhadores do comércio e demais interessados da região. Tem como objetivo formar equipes que alinhem propósitos e gestão de resultados, tornando-se engajadas, produtivas, ousadas e criativas”, destaca Rissato. 

A entrada será social, mediante doação de um quilo de alimento não perecível para o ‘Mesa Brasil’, rede de bancos de alimentos que combate a fome e o desperdício. 

Em seguida, o ‘Movimenta’ estará em Sinop (29, 30/06 e 1º/07) e chegará aos municípios de Colíder, nos dias 5 e 6 de julho, e Alta Floresta, entre 7 e 8 do mesmo mês. Esse percurso encerrará a primeira etapa do projeto. As demais etapas, que contemplarão mais municípios do estado, irão ocorrer até o final deste ano. 

Programação 

Dia: 27/06/2022 

Horário: a partir das 13h30 

Local: Escola Municipal Francisco Donizeti 

Público atendido: comunidade escolar 

Atividades com óculos de realidade virtual e de aprendizado 3D, com o aplicativo ‘Virtuali-Tee’, orientações sobre saúde bucal, jogos, brincadeiras, oficinas manuais, contação de histórias e apresentação circense.

 Dia: 28/06/2022 | Manhã 

Local: Escola Municipal Francisco Donizeti. 

Horário: a partir das 7h30 

Público atendido: comunidade escolar Atividades com óculos de realidade virtual e de aprendizado 3D, com o aplicativo ‘Virtuali-Tee’, orientações sobre saúde bucal, jogos, brincadeiras, oficinas manuais, contação de histórias e apresentação circense. 

Dia: 28/06/2022 | Tarde 

Horário: a partir das 13h30 

Local: DelNorte Atacarejo 

Intervenções artísticas e ações de saúde (aferição de pressão, testes de glicemia e Índice de Massa Corpórea – IMC) e ações de beleza (corte de cabelo, design de sobrancelha e massagem) 

Público atendido: aberto à população, bem como colaboradores da unidade e clientes 

Dia: 28/06/2022 | Noite 

Horário: a partir das 19h 

Local: Associação Comercial e Empresarial de Sorriso (Acen) 

Palestra ‘Empresa que não vende, quebra!’, com a coach comercial Cléria Del Barco Público: empresários, empreendedores, vendedores, trabalhadores do comércio e demais interessados 

Entrada social: doação de um quilo de alimento não perecível para o ‘Mesa Brasil’, uma rede de bancos de alimentos que combate a fome e o desperdício. 

Assessoria de Imprensa Senac-MT: 

Maicon Oliveira 

65 9 9909-8332 (Tel. & WhatsApp)

[email protected]

Continue lendo

MAIS LIDAS