Sorriso
Devido à alta procura, farmácias cidadãs passam por desabaste…
Desde a última semana de dezembro com continuidade em janeiro, somente na UPA, HMC e Upinha, houve uma sequência de dias com mais de 800 atendimentos médicos diários registrados. O relatório diário demonstra que na última sexta-feira (21) os três pontos somaram 817 consultas médicas; no sábado (22), foram 696 e, no domingo (23), chegaram a 695 consultas médicas.
Somente nos primeiros 15 dias de janeiro, foram 10.842 retiradas de medicamentos na Farmácia Cidadã Central.
A coordenadora de Assistência Farmacêutica, Priscilla Diel Bobrzyk, explica que dado os altos números de atendimentos, a situação das farmácias vem sendo monitorada desde o fim de dezembro/início de janeiro. “Nós observamos que a busca por atendimento simplesmente triplicou, e, desde então estamos em contato direto com os fornecedores em busca de restabelecer o estoque. Para termos uma ideia, em 40 dias foi registrada a retirada de 156 mil comprimidos de dipirona; em períodos anteriores, essa mesma quantidade era retirada em dois meses”, salienta.
Como ressalta Priscilla, as compras estão sendo realizadas. Porém, os fornecedores também estão com dificuldades para entrega, pois a mesma situação está sendo vivenciada em vários municípios brasileiros, “inclusive nos municípios circunvizinhos”, frisa a coordenadora.
De modo geral o surto de gripe e os altos índices de novas infecções por covid-19 levaram a esse quadro por todo o país. Conforme a pasta, essa é uma situação que extrapolou o planejamento de vários estados e municípios.
Até a situação regularizar e como forma de diminuir o problema, a Secretaria orientou aos médicos que prescrevam medicamentos alternativos, nos casos possíveis. Ainda assim, há situações em que o medicamento não pode e não deve ser substituído, e, infelizmente muitas pessoas não encontraram a medicação prescrita na Farmácia Cidadã 24 Horas nesse fim de semana.
Contudo, todos estão empenhados na Secretaria tanto para a aquisição como para a entrega dos medicamentos. Dessa forma, nesse momento, a Secretaria de Saúde pede a compreensão de todos e reforça o fato de que os servidores estão trabalhando muito para restabelecer o cenário à normalidade.
Sorriso
Multivacinação Itinerante chega ao bairro Santa Maria nesta segunda
A Campanha de Multivacinação da Prefeitura de Sorriso avança para mais uma etapa. Nesta segunda-feira (17), a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizará uma ação no Bairro Santa Maria, com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal e facilitar o acesso da população às doses de rotina.
A equipe de vacinação estará mobilizada no campo de futebol do bairro, das 17h às 20h, atendendo moradores de todas as faixas etárias. Serão disponibilizadas as vacinas de rotina previstas no calendário do Sistema Único de Saúde (SUS), reforçando o compromisso do município com a prevenção em todas as fases da vida.
Para garantir agilidade no atendimento, a Semsa orienta que os moradores levem:
-
Cartão de Vacina (obrigatório);
-
Documento com CPF ou Cartão do SUS.
Incentivo à atualização vacinal
Como estímulo à manutenção da caderneta em dia, crianças e adolescentes menores de 15 anos que comparecerem à ação com a vacinação atualizada participarão automaticamente do sorteio de 29 bicicletas. O sorteio será realizado no dia 29 de novembro.
A ação é promovida pela Prefeitura de Sorriso, por meio da Semsa, em parceria com o Rotary Club de Sorriso e o Diamond Park, instituições que apoiam iniciativas voltadas ao fortalecimento da cultura de prevenção no município.
Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT
-
Esportes6 dias agoAncelotti comanda primeiro treino completo da Seleção Brasileira visando amistosos na Europa
-
Esportes6 dias agoOscar é hospitalizado com alterações cardiológicas detectadas em exames
-
POLÍTICA MT3 dias agoApós indicações, Diego Guimaraes participa de entregas do governo
-
POLÍTICA MT3 dias agoMax Russi destaca avanços na agricultura familiar, educação e gestão municipal durante entrega de investimentos do governo de MT
-
POLÍTICA MT3 dias agoLúdio destaca insegurança e questiona Bombeiros e Prefeitura sobre licenças concedidas a eventos no Parque Novo Mato Grosso
-
Lucas do Rio Verde5 dias agoLixo tem lugar certo: Saae reforça campanha de separação correta de resíduos com moradores de Lucas do Rio Verde
-
POLÍTICA MT5 dias agoAudiência pública valida Carta do Pantanal à COP 30 e reforça compromisso global com a preservação do bioma
-
ECONOMIA3 dias agoNa COP30, Alckmin lança consulta pública para descarbonização da indústria e programa Coopera + Amazônia
