65 99672-5151 | 65 99935-8576

CUIABÁ

POLÍTICA MT

Deputado Thiago reivindica Centro Educacional Inclusivo para Rondonópolis e outras cidades pólo de MT

Publicado em

O deputado estadual Thiago Silva (MDB) apresentou indicação nº 5143/2024 , em dezembro de 2024, à Secretaria Estadual de Educação (Seduc) uma proposta para a construção de um Centro Estadual Educacional Inclusivo (CEEI) em Rondonópolis, e nas cidades-polo do Estado.

“Com mais de 250 mil habitantes, Rondonópolis é uma cidade-polo das regiões sul e sudeste de Mato Grosso e enfrenta uma crescente demanda por um espaço especializado que atenda estudantes com deficiência e altas habilidades. A experiência do CEEI já implementado em Cuiabá em setembro de 2024 comprova a relevância de uma estrutura dedicada a oferecer suporte e inclusão educacional. É hora de o Governo expandir essa iniciativa para Rondonópolis, onde pais, alunos e educadores relatam diariamente essa carência”, destacou o parlamentar.

Além de Rondonópolis, Thiago Silva defende a criação de Centros de Educação Inclusiva em outras cidades como Tangará da Serra, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Várzea Grande, Sinop, Paranatinga, Jaciara, Feliz Natal, Campo Verde, Primavera, Colíder, Sapezal, Barra do Garças, Agua Boa, Canarana, Confresa e Cáceres.

A proposta do CEEI em Rondonópolis visa oferecer uma estrutura moderna e totalmente acessível, contando com salas adaptadas para o atendimento de estudantes com deficiência visual, auditiva, autismo, altas habilidades e superdotação. O centro incluirá ambientes específicos como sala de surdocegueira, enfermaria e espaços para atendimento pedagógico e psicológico individualizado. Mais do que um espaço físico, o CEEI será um núcleo de apoio à inclusão, onde estudantes terão acesso a atividades pedagógicas personalizadas, estímulo cognitivo e suporte para superar barreiras educacionais e sociais. Essa abordagem garantirá que cada aluno receba o atendimento adequado às suas necessidades, promovendo a igualdade de oportunidades e fortalecendo a integração social.

A moradora Suelen Costa, da Vila Operária, reforçou a importância da proposta. “Esta é uma demanda urgente. Um Centro Educacional Inclusivo vai proporcionar o atendimento especializado que muitas famílias aguardam e precisam”, afirmou.

Ao cobrar a expansão desses centros, o deputado reafirma seu compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, onde a educação seja um direito pleno e acessível para todos, independentemente de suas limitações ou habilidades específicas. Essa é uma iniciativa que não apenas atende a uma demanda local, mas também reflete o avanço necessário nas políticas públicas de inclusão no Estado de Mato Grosso.

Fonte: ALMT – MT

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POLÍTICA MT

Wilson Santos defende loteamento popular e solicita apoio do Ministério das Cidades

Published

on

Durante o lançamento do Novo PAC Seleções, realizado nesta segunda-feira (7), em Cuiabá, o deputado estadual Wilson Santos (PSD) solicitou ações mais eficazes por parte do governo federal para enfrentar o déficit habitacional em Mato Grosso.

Na presença do senador licenciado e ministro da Agricultura e Pecuária (MAPA), Carlos Fávaro (PSD), e do secretário Nacional de Habitação do Ministério das Cidades, Augusto Rabelo, ele defendeu a criação de um grande loteamento popular na capital, como forma de atender mais de 30 mil famílias que aguardam por uma moradia digna.

Em seu discurso, o parlamentar compartilhou sua trajetória na área de habitação de interesse social desde o início da vida pública, destacando a participação na fundação de 30 bairros em Cuiabá, e reforçou que a modalidade de loteamento popular é mais ágil e acessível para as famílias iniciarem a construção de seus lares. Enfatizou ainda a necessidade de “olhar com mais atenção para as populações vulneráveis”.

“Alguém precisa olhar para esse povo. Espero que no ano que vem o Ministério das Cidades providencie um grande loteamento aqui em Cuiabá. O loteamento popular é o primeiro passo para que o cidadão garanta a sua dignidade. Não sou contra a entrega de casas populares, mas é preciso garantir o acesso à terra para que o sonho de ter uma casa aconteça de forma rápida, pois as próprias famílias se mobilizam para levantar os muros e as estruturas do imóvel. Já testemunhei muitos casos assim que deram certo”, relatou o deputado.

Em resposta, o secretário Nacional de Habitação, Augusto, reconheceu que a política de loteamentos populares ainda é pouco explorada pelo poder público. “Esse assunto de loteamento, historicamente, ficou um pouco renegado pelo poder público local, porque há necessidade de acompanhar. No entanto, já existe uma linha de financiamento do programa Pró-Moradia que contempla lotes, ainda que de forma tímida”, respondeu Augusto ao parlamentar.

Rabelo se comprometeu a levar a proposta de Wilson Santos ao ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, e reforçou que o governo federal está aberto a novas soluções para ampliar o acesso à moradia. Na oportunidade, ele também apresentou as diversas frentes do programa Minha Casa, Minha Vida, que incluem modalidades voltadas para a área urbana, zona rural e para entidades sociais habilitadas – sendo as duas últimas ainda pouco utilizadas em Mato Grosso.

Wilson Santos tem uma forte atuação com política habitacional, sendo que atualmente preside a Câmara Setorial Temática (CST) da Moradia Popular na Assembleia Legislativa de Mato Grosso – no propósito de buscar soluções, identificar oportunidades e apresentar propostas para resolver o déficit habitacional que atinge mais de 100 mil famílias no estado.

Fonte: ALMT – MT

Continue Reading

MAIS LIDAS