POLÍTICA MT
Deputado defende mais investimentos em entrega de viatura ao Corpo de Bombeiros em Sorriso
Foto: Michel Ferreira / Assessoria de Gabinete
O deputado estadual Xuxu Dal Molin (PSC) citou o desenvolvimento dos municípios localizados ao norte de Mato Grosso, para pedir celeridade no processo de aquisição de equipamentos aos órgãos de segurança pública.
O pronunciamento foi feito nesta terça-feira (1º), durante a entrega de uma viatura Auto Tanque (AT) à 10ª Companhia Independente de Bombeiros Militar Alves Daroit, em Sorriso.
“Cerca de 40% das pessoas que chegam a Mato Grosso escolhem essa região para fixar residência. Nosso crescimento está acima da média nacional e isto requer um esforço coletivo. Este é o momento oportuno para pleitearmos a vinda de mais militares, efetivação da jornada voluntária, aquisição de novos equipamentos, além da abertura de uma unidade descentralizada do Corpo de Bombeiros”, afirmou Dal Molin, durante discurso voltado para autoridades políticas e militares.
Na ocasião, o deputado também defendeu a continuidade do trabalho conjunto que resultou na implantação da 1ª base descentralizada do Centro Integrado de Operações (Ciopaer), no Aeroporto Regional Adonilo Bedin, em Sorriso.
“O setor produtivo é um dos maiores interessados nas ações de preservação e combate a incêndios florestais. Exemplo disso, é o apoio na formação de pilotos agrícolas para atuarem em conjunto com brigadistas e militares do Corpo de Bombeiros. Sorriso foi a primeira cidade do país a implementar esse tipo de parceria com o estado”, relembra.
Ainda de acordo com o deputado, outra medida estudada pela Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT), seria a criação de uma legislação específica que possibilite a contratação de bombeiros militares temporários, bem como a instalação de uma base área de salvamento e resgate da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Mato Grosso.
Viatura multimissão – A viatura destinada à Sorriso faz parte de um lote de 17 veículos adquiridos, em dezembro (2021), pelo governo do estado com um investimento de R$ 10 milhões.
Conforme especificações do fabricante, o auto bomba possui capacidade de armazenamento de 10 mil litros de água, além de compartilhamentos com equipamentos de busca, salvamento e desencarceramento para aquelas ocorrências envolvendo vítimas de acidentes de trânsito.
“Se por um lado essa viatura transporta uma quantidade menor de água, por outro, ela nos oferece o suporte necessário para atuarmos em diferentes ocorrências, sejam aquelas mais simples ou até mesmo aquelas de maior grau de complexidade”, explica o comandante do Corpo de Bombeiros de Sorriso, capitão Eraldo Moura.
Segundo o comandante, além de Sorriso, os municípios de Nova Mutum, Lucas do Rio Verde e Sinop também foram contemplados com a destinação de viaturas de grande porte.
A solenidade de entrega da viatura também foi acompanhada pelo prefeito e vice-prefeito de Sorriso, respectivamente, Ari Lafin (PSDB) e Gerson Bicego (MDB), pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), coronel Alessandro Borges Ferreira, pelo comandante do 4º Batalhão Bombeiro Militar de Sinop, tenente-coronel Jean Carlos Pinto de Arruda, além de membros de entidades representativas e da Câmara Municipal de Vereadores.
Estrutura – Sediado em Sorriso, a 10ª CIBM é responsável pelo atendimento na área de abrangência dos municípios de Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Nova Ubiratã e Vera, onde residem cerca de 138 mil pessoas.
Para atender a demanda, 33 militares se revezam em jornadas ininterruptas de 24 horas com contingente diário de cinco servidores.
Já a frota da companhia é composta por duas viaturas de resgate, dois Auto Bomba Tanque, duas caminhonetes e um veículo utilizado no setor administrativo.

POLÍTICA MT
Dr. João cita morte de filho e defende implantação de hemodinâmica em Cáceres: “salva vidas”

O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado estadual Dr. João (MDB), tem se empenhado na luta pela implantação do serviço de hemodinâmica em Cáceres, um pedido antigo da população da cidade. Durante reunião, realizada na última quinta-feira (13), de autoridades do município com o vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos), a deputada Janaína Riva (MDB) e representantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES), o parlamentar reforçou a importância do serviço para salvar vidas e atender às necessidades da Saúde da região.
O deputado Dr. João destacou que a hemodinâmica é essencial para o tratamento de doenças cardiovasculares, como infartos, e que a falta desse serviço em cidades do interior tem causado perdas irreparáveis.
“Meu filho morreu com 30 e poucos anos após sofrer um infarto. Se houvesse um serviço de hemodinâmica em Tangará da Serra naquela época, ele poderia ter sido salvo. É algo que toda cidade precisa, pois salva vidas. A hemodinâmica é uma prioridade. É uma tecla que eu bato muito, que é a descentralização da Saúde em Mato Grosso, que é um estado com dimensões continentais”, afirmou o parlamentar.
Dr. João conheceu as instalações do hospital local há algum tempo e destacou a qualidade de alguns serviços já oferecidos. “Fiquei maravilhado com o que vi. O Hospital Regional de Cáceres realiza cirurgias urológicas e conta com um setor de oncologia de excelência, além do projeto Cáceres Mama, que faz um trabalho espetacular. Prometi levar cadeiras mais confortáveis para o pessoal do Cáceres Mama, que merece todo nosso reconhecimento”, disse o deputado.
No entanto, ele ressaltou que a falta de um serviço de hemodinâmica é uma lacuna que precisa ser urgentemente preenchida. “Cáceres é uma cidade que cresce e se desenvolve, mas precisa de investimentos em saúde para garantir o bem-estar da população. Ali, além de atender toda a região, também temos pacientes que vem da Bolívia”, completou.
A Secretaria de Estado de Saúde, representada pelos secretários adjuntos Kelluby de Oliveira e Juliano Melo, informou que a implantação do serviço de hemodinâmica em Cáceres está mapeada como uma necessidade prioritária.
“Reconhecemos a importância de um serviço de hemodinâmica, mesmo que em nível básico, para atender a demanda da região. Está dentro do nosso escopo de investimentos a médio e longo prazo”, disse Juliano.
O vereador Flávio Negação, presidente da Câmara Municipal de Cáceres, reforçou a importância da atuação do deputado Dr. João na luta pela hemodinâmica. “O deputado Dr. João tem sido um grande aliado de Cáceres, e seu apoio é fundamental para que esse sonho se torne realidade. A hemodinâmica vai transformar a saúde da nossa cidade, e contamos com a intervenção dele para que o governo do estado priorize esse investimento”, disse o vereador.
O deputado Dr. João se comprometeu a continuar pressionando o governo do estado para que a implantação do serviço de hemodinâmica em Cáceres seja concretizada. “Vamos trabalhar incansavelmente para garantir que Cáceres tenha esse serviço. A saúde é um direito de todos, e não medirei esforços para que a população tenha acesso a tratamentos de qualidade”, afirmou o parlamentar.
Fonte: ALMT – MT
-
Diversos5 dias ago
Flávia sanciona lei de cessão do “antigo Fórum” à Câmara de Vereadores
-
POLÍTICA MT5 dias ago
Frente Parlamentar da Segurança Pessoal deverá ser prorrogada e recebe sugestões para projetos de lei
-
CUIABÁ3 dias ago
PL que proíbe
-
POLÍTICA MT3 dias ago
ALMT analisa criação da Política Estadual de Incentivo às Feiras da Agricultura Familiar e Agroecológicas
-
POLÍTICA MT6 dias ago
Lei aprovada na ALMT cria programa para promover a participação das mulheres no setor cultural
-
POLÍTICA MT2 dias ago
População sofre os impactos do atraso nas obras do BRT e ALMT convoca secretário
-
POLÍTICA MT3 dias ago
Deputado alerta sobre restrição do uso de áreas na região do Araguaia
-
POLÍTICA NACIONAL5 dias ago
Congresso fica iluminado de roxo pelo Dia Mundial da Obesidade