65 99230 9678 | 65 3055 2070

CUIABÁ

CUIABÁ

Crianças recebem 1ª dose da vacina contra Covid nas unidades básicas de saúde

Publicados

CUIABÁ


Davi Valle

Clique para ampliar

A gestão Emanuel Pinheiro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, avança no combate à Covid-19. Nesta segunda-feira (24), cinco unidades básicas de Saúde passaram a vacinar exclusivamente crianças contra o coronavírus atendendo a recomendação do Ministério da Saúde, que determina que a vacinação do público de 5 a 11 anos não pode ser feita no mesmo local onde os adultos são vacinados.               

Na regional Leste já está em funcionamento o polo de vacinação da UNIC, que passou a ser exclusivo para crianças. Na regional Sul, que é muito grande, serão dois locais de vacinação para o público de 5 a 11 anos: USF do Pedra 90 Ie II  e USF Parque Cuiabá. Na regional Oeste o local escolhido foi a USF Quilombo e na regional Norte a coordenação precisou trocar o local que já havia sido anunciado por questões de logísticas, por isso a vacinação será na USF Jd.Vitória I. Já na regional rural, a USF Guia realizará a vacinação, além do Programa Amor I  e Amor II. As unidades vão fazer a aplicação das 8h às 11h e das 13h às 16h30.                         

“Continuamos na batalha contra a Covid-19, desta vez imunizando nossos cuiabaninhos e cuiabaninhas. Como não podemos disponibilizar muitas unidades básicas para a imunização das crianças, porque ainda estamos imunizando os adultos, além de atendermos vários pacientes com sintomas gripais, pedi que colocassem ao menos uma unidade em cada regional, para facilitar o acesso da população”, explicou o prefeito Emanuel Pinheiro.

Na manhã desta segunda, muitas crianças acompanhadas dos responsáveis já procuraram as unidades para se vacinarem. Uma das maiores preocupações dos pais é com o retorno das aulas presenciais.

O Emanuel Wendpap, de 11 anos, acompanhado da mãe, a radialista Aline Wendpap, disse que agora se sente protegido para voltar à escola. “Perdemos muitos entes queridos, tios, primos e amigos, além de vários casos da doença entre pessoas da família. Então, pensei que agora com retorno das aulas seria importante que ele estivesse protegido”, disse a radialista.

Corajoso, o Heitor Costa, de apenas 5 anos, afirmou que não sentiu nenhuma dor durante a vacinação. O pai, professor Jedival Costa, defendeu a imunização das crianças. “A minha esposa trabalha na área da saúde e já tomou as três doses, eu sou professor e também já tomei as três doses. Então, faltava ele para que a gente ficasse mais tranquilo, principalmente, com a volta às aulas. Mas,  graças a Deus agora a gente fica mais tranquilo”, pontuou o professor.

A Lígia Cortella, de 6 anos, levou até plaquinha na vacinação, muito empolgada ela disse que se vacinou porque não quer ficar doente. A mãe, professora Bárbara Cortella, comentou que se sentiu orgulhosa da filha. “Ela foi muito corajosa e já estava na expectativa de ser vacinada desde quando eu tomei a primeira dose e ela foi comigo, que também fiz plaquinha. Agora, ela já está protegida para voltar às atividades”, declarou.

Também acompanharam a vacinação os integrantes do grupo ‘Sorria’, que realizam trabalhos voluntários em hospitais da Capital. Na ocasião, as crianças ainda ganharam um certificado de coragem ao receberem a dose da vacina.  “Realizamos trabalhos voluntários em hospitais levando alegria para as crianças. Por conta da pandemia a gente deu uma moderada, mas já voltamos com os trabalhos. Também realizamos visitas em creches e escolas”, disse Rosinha Soares, a palhacinha Aipim.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CUIABÁ

Assistência Social realiza entrega de 150 cobertores para a população em situação de rua com a chegada de nova frente fria

Publicados

em

Com a chegada da nova frente fria, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, inicia nesta quarta-feira (09), a distribuição de 150 cobertores da ‘Campanha Aquece Cuiabá’. As entregas serão feitas pela equipe do Centro de Referência Especializado à População em Situação de Rua- Centro Pop, a partir das 18h, em diferentes pontos de concentração da população em situação de rua.

A distribuição dos cobertores será feita enquanto permanecerem as baixas temperaturas, previstas até o final dessa semana. Desde o mês de abril, já foram distribuídos cerca de dois mil. Os locais percorridos são as regiões da Rodoviária, Porto, Praça Ipiranga e Morro da Luz.

Além dessa medida, o Executivo mantém o atendimento por meio do Centro POP. A unidade entregue no final do mês de maio desse ano, é voltada exclusivamente para atendimento desse público, onde é realizado o trabalho de busca ativa, identificação, proximidade e acolhimento dessas pessoas.

A coordenadora de Proteção Especial, Fabiana Soares, lembra que muito mais que oferecer cobertores em razão do frio, a equipe possibilita acolhimento informando sobre as unidades existentes no município. “Sempre que realizamos esses tipos de trabalhos, realizamos essa abordagem para que essas pessoas sejam encaminhadas para as nossas unidades de acolhimento para adultos como, o Manoel Miraglia, da Guia e do Porto. No entanto, nem sempre eles aceitam”, comentou Fabiana.

A equipe de abordagem social realiza a entrega de 450 refeições diariamente, sendo 300 nos pontos de concentração da população em situação de rua e 150 aos trabalhadores do Aterro Sanitário. Essa ação acontece desde o início da adoção das medidas de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, no mês de março de 2020.

“É muito gratificante perceber que de uma forma ou de outra, estamos contribuindo para oferecer dignidade a essas pessoas que dependem do poder público. Graças ao empenho da gestão Emanuel Pinheiro, estamos mantendo a tradição, oferecendo acalento para os cuiabanos acostumados com o clima quente de Cuiabá”, concluiu a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Continue lendo

MAIS LIDAS