65 99230 9678 | 65 3055 2070

CUIABÁ

CUIABÁ

Construção da Orla do Porto II avança com a concretagem do calçadão e instalação da iluminação de LED

Publicados

CUIABÁ


Luiz Alves

Clique para ampliar

Com os trabalhos coordenados pela Secretaria Municipal de Obras Públicas, a obra da Orla do Porto II avança conforme o planejamento para ser entregue em abril deste ano, como parte da programação de comemoração dos 303 anos de Cuiabá. Neste momento, a atuação está concentrada na etapa de construção do piso do espaço de lazer. 

De acordo com o projeto elaborado pelo Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (IPDU), o calçadão terá aproximadamente 600 metros de extensão, sendo que cerca de 300 já passou pelo processo de concretagem. Além disso, já está em funcionamento no local todo sistema de iluminação de LED. 

Segundo o cronograma da Secretaria, a previsão é de que até o início do mês de fevereiro seja iniciada a construção da ciclovia. Com o investimento de mais de R$ 4,7 milhões, a Orla do Porto II também contará com vagas de estacionamento, academia ao ar livre, área destinada para realização de feiras livres, arborização e todas as medidas necessárias de acessibilidade. 

“Toda essa estrutura está sendo construída em um local privilegiado, que é às margens do Rio Cuiabá, nosso maior patrimônio natural. É mais uma obra da gestão Emanuel Pinheiro que valoriza nossa cidade, cria mais uma opção de lazer e, ao mesmo tempo, promove essa integração entre a população e o meio ambiente”, explica o vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa. 

ESCULTURAS 

Também farão parte das atrações da Orla do Porto II monumentos que homenageiam o estadista cuiabano Dante Martins de Oliveira e o eterno carnavalesco e colunista social Jejé de Oyá, falecidos em 2006 e 2016, respectivamente. Igualmente, a viola de cocho, símbolo cultural da Capital, também estará presente no novo cartão postal. 

As esculturas de Dante de Oliveira e Jejé de Oyá são construídas com fibra e preenchidas internamente com pluriometano. O tamanho seguirá a altura real dos personagens, sendo que o primeiro ficará em pé e o segundo sentado. Já a viola de chocho terá aproximadamente nove metros de altura e possui como base na sua concepção o metal e a fibra.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CUIABÁ

Novas entregas de reformas de unidades básicas estão previstas para os próximos meses

Publicados

em

Desde que assumiu o primeiro mandato, em 2017, o prefeito Emanuel Pinheiro vem trabalhando arduamente para cumprir o compromisso firmado com a população, de promover uma saúde pública de qualidade para Cuiabá. Para isso, ele tem investido pesado nas reformas das unidades básicas de saúde, que há bastante tempo não eram reformadas.

Neste segundo mandato, o prefeito continua firme com o mesmo propósito e segue inaugurando as unidades reformadas e ampliadas. A inauguração mais recente foi a USF do Parque Cuiabá no dia 20 de junho, 40ª unidade básica de saúde entregue durante sua gestão, entre reformas e ampliações de unidades novas.

Nos próximos meses estão previstas novas entregas e mais unidades sendo reformadas. “Muito em breve vamos entregar para a população mais 5 unidades totalmente reformadas e ampliadas, duas unidades novas, e a parte da odontologia de uma UBS, que até então não oferecia o serviço no bairro. Estou muito feliz, satisfeito com o trabalho que a equipe da Secretaria Municipal de Saúde vem desenvolvendo para melhorar a saúde pública. Sabemos que ainda temos muito a melhorar, mas ninguém pode negar que hoje está muito melhor do que quando iniciei o primeiro mandato, em janeiro de 2017”, disse Emanuel.

Segundo o secretário adjunto de Atenção Básica, Edemir Xavier, as próximas unidades que serão entregues reformadas e ampliadas são: PSF Santa Isabel I, II e III, PSF Pedra III e IV, PSF Jardim Vitória II e III, CS Cohab São Gonçalo, UBS CPA IV e a odontologia no PSF Baú/Lixeira. “Todas estas já estão em fase final de acabamento e serão inauguradas nos próximos meses. Além destas, vamos entregar a UBS Nico Baracat e a UBS Jardim Imperial II, que são novas”, comentou Xavier.

Ele revelou ainda que outras unidades vão começar a ser reformadas agora no segundo semestre. “Estão no nosso cronograma a reforma do Centro de Saúde do Planalto, Centro de Saúde Cidade Alta e PSF Canjica / Terra Nova. E estão em processo de licitação a construção da UBS Real Parque e da UBS Jardim Passaredo, que são obras que estão no esqueleto. O prefeito determinou que todas as unidades básicas sejam reformadas até o final do seu mandato e estamos trabalhando intensamente para isso”, concluiu o secretário.

Continue lendo

MAIS LIDAS