TSE
Confira a pauta de julgamentos desta terça-feira (1º)
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realiza nesta terça-feira (1º) a primeira sessão de julgamentos de 2022, abrindo o Ano Judiciário na Corte. Na sessão, que ocorrerá por videoconferência, os ministros devem analisar três casos relativos a supostas propagandas irregulares em redes sociais nas Eleições Municipais 2020 em Fortaleza (CE) e em Ibimirim (PE); e nas Eleições Gerais de 2018 no Rio de Janeiro (RJ), todos de relatoria do ministro Mauro Campbell Marques.
O primeiro é um recurso de Heitor Rodrigo Pereira Freire (PSL), candidato a prefeito da cidade de Fortaleza (CE) nas Eleições 2020, contra a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TER-CE) que manteve a condenação do concorrente ao pagamento de multa por suposto impulsionamento irregular de propaganda eleitoral em página de rede social durante a campanha eleitoral daquele ano.
O outro processo é um recurso em que José Welliton de Melo Siqueira (PCdoB), então vereador e pré-candidato a prefeito do município de Ibimirim (PE) em 2020, contesta a decisão da Corte Regional pernambucana que o condenou ao pagamento de multa por propaganda irregular com pedido explícito de votos.
E o Plenário também deve julgar recurso por meio do qual o deputado estadual do Rio de Janeiro e candidato à reeleição em 2020 Gustavo Reis Ferreira (MDB) requer o cancelamento da multa que recebeu do Tribunal Regional do Rio de Janeiro (TRE-RJ) em razão da veiculação de projeto social por meio de rede social para suposta promoção pessoal.
Irregularidades insanáveis
O Colegiado do TSE ainda deve julgar recurso da coligação Juntos Somos Mais Fortes e do Ministério Público Eleitoral (MPE), que buscam a cassação do registro de candidatura de Raimundo Silva Rodrigues da Silveira (Pros), prefeito eleito em 2020 no município de Parnarama (MA). Os autores alegam que o candidato estava inelegível na época do pleito devido a irregularidades insanáveis em prestações de contas de exercícios anteriores no comando da prefeitura. O caso tem a relatoria do ministro Sérgio Banhos.
Transmissão on-line
A sessão de julgamento desta terça-feira (1º) poderá ser assistida, ao vivo, pela TV Justiça e pelo canal do TSE no YouTube. Os vídeos com a íntegra de todos os julgamentos ficam disponíveis na página para consulta logo após o encerramento da sessão.
Os advogados que pretendem fazer sustentação oral durante as sessões por videoconferência devem preencher o formulário disponível no Portal do TSE com 24 horas de antecedência.
Confira a relação completa dos processos das sessões de julgamento no Portal do TSE. A pauta está sujeita a alterações.
Acompanhe também as decisões da Corte Eleitoral no Twitter.
TP/LC, DM
Processos relacionados: Respe 0600027-37, Respe 0600167-87, Respe 0600136-71 e Respe 0608867-66.
TSE
TSE cria nova Assessoria com foco no combate à desinformação
Uma das principais preocupações da gestão do ministro Edson Fachin à frente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é o combate à desinformação. Exemplo disso é a criação da nova Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação.
A Assessoria Especial faz parte de um conjunto de ações do Programa de Enfrentamento à Desinformação, lançado em agosto de 2019 com foco nas Eleições 2020 e que se tornou permanente em agosto de 2021, após a assinatura da Portaria TSE nº 510/2021 pelo então presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso. O plano estratégico do Programa para as Eleições 2022 já está traçado.
De acordo com o assessor-chefe da nova pasta, Frederico Alvim, servidor do TSE e membro fundador da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep), o maior objetivo do Programa para este ano é intensificar o trabalho desenvolvido desde a última eleição para que a escolha dos eleitores por meio do voto seja legítima, sem interferência de campanhas difamatórias. “Estamos muito felizes com os resultados do trabalho até aqui. O Programa veio para ficar e tomou proporções maiores. O presidente Fachin entendeu que o momento era oportuno para oferecer uma estrutura permanente dentro do Tribunal”, ressalta.
A criação da nova Assessoria também tem relação com a identificação, pelo próprio TSE, da necessidade de adoção de um marco de trabalho específico para a (re)construção da reputação positiva da Corte perante a opinião pública, que deverá ser lançado em breve. “Aqui, além da defesa das instituições eleitorais, trabalharemos para reforçar nossos valores, que se pautam na excelência e no profissionalismo de todos que integram a Justiça Eleitoral, bem como no alto grau de confiabilidade das eleições que planejamos e entregamos”, destaca Alvim.
Ainda segundo ele, a Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação trabalhará com um novo Programa de fortalecimento institucional da Corte, feito a partir da gestão da imagem da Justiça Eleitoral. “Há 90 anos, prestamos diversos serviços de qualidade e, em função disso, nossa equipe foi montada de forma variada, multidisciplinar, com profissionais de Tecnologia, Comunicação e Ciência Política, tudo com vistas a reforçar a eficiência do nosso programa e a imagem positiva construída pelo TSE ao longo desse tempo”, completa.
JM/LC
-
Rondonópolis3 dias ago
80 casais rondonopolitanos se uniram oficialmente em evento promovido pela prefeitura no sábado (7)
-
POLÍTICA MT2 dias ago
AL convoca representantes de todos os poderes para evitar paralisação nos atendimentos à população
-
POLÍTICA MT6 dias ago
Deputado Sebastião Rezende anuncia criação da Frente Parlamentar em Defesa da Criança e do Adolescente
-
POLÍTICA MT6 dias ago
Botelho propõe criação do núcleo permanente da PM no distrito de Aguaçu
-
POLÍTICA NACIONAL2 dias ago
Ministros anunciam na Câmara novas ações voltadas para pessoas com autismo e doenças raras
-
CUIABÁ6 dias ago
Cuiabá conquista mais uma importante premiação: Selo Ouro no ‘Compromisso Nacional Criança Alfabetizada’
-
Policial3 dias ago
Delegado da Polícia Civil de MT se aposenta com o dever cumprido
-
CUIABÁ5 dias ago
Dia Nacional da Assistência Social: Márcia Pinheiro celebra avanços e reforça legado da gestão Emanuel Pinheiro em Cuiabá