POLÍTICA MT
Comunicadores que atuam em Mato Grosso são homenageados durante sessão especial
Profissionais da comunicação que atuam em Mato Grosso foram homenageados durante sessão especial realizada na noite desta quinta-feira (10), no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).
As honrarias foram concedidas pelo deputado estadual Paulo Araújo (PP) a mais de 130 profissionais, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à sociedade. Entre os homenageados, estão jornalistas que atuam como repórteres e apresentadores nos mais diversos veículos de comunicação do estado, além de assessores de imprensa, coordenadores e secretários de comunicação de órgãos públicos e empresas privadas.
“A classe jornalística, com sua coragem, ética e inabalável compromisso com a justiça social, tem desempenhado um papel fundamental na transparência, na fiscalização e no aprimoramento das nossas instituições. Cada palavra escrita e falada, cada imagem capturada, cada reportagem investigativa é um ato de coragem, um serviço público de inestimável valor que constrói uma sociedade mais justa, mais informada e mais crítica”, declarou Paulo Araújo.
O deputado destacou ainda a importância da atuação dos jornalistas na construção de uma imprensa democrática, imparcial e verdadeira, bem como as mudanças significativas que vêm ocorrendo na forma de comunicar ao longo dos anos. “A comunicação é hoje o maior poder que existe. Os comunicadores são o elo com todas as pessoas. As informações só chegam à sociedade por conta dos seus trabalhos”, frisou.
Com mais de 40 anos de atuação no jornalismo mato-grossense, o presidente do Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor-MT) e vice-presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Itamar Perenha, recebeu a comenda Marechal Cândido Rondon, honraria concedida a personalidades brasileiras ou estrangeiras, civis ou militares, por seus méritos pessoais ou relevantes serviços prestados ao estado de Mato Grosso.
O secretário de Comunicação da ALMT, Henrique Pimenta, destacou a relevância do papel da imprensa para a sociedade.
Foto: JLSIQUEIRA/ALMT
“Eu acabei me apaixonando pelo jornalismo, ainda que minha formação acadêmica tenha sido na área de exatas. O jornalismo me proporcionou algumas experiências incríveis e sou muito grato a essa profissão que me permitiu educar os meus filhos e conduzir a minha vida. Hoje, eu concluo a minha contribuição no sindicato para tentar retribuir o muito que eu recebi dessa profissão maravilhosa. Recebo hoje essa homenagem com muito respeito, carinho e admiração”, relatou.
Em reconhecimento ao trabalho em defesa da democracia e da cidadania, a comenda Dante de Oliveira foi entregue ao jornalista e secretário de Comunicação do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE), Raoni Ricci, e à socióloga, jornalista e superintendente de Cerimonial da Assembleia Legislativa, Olga Lustosa.
“Quero agradecer, em primeiro lugar, ao deputado Paulo Araújo, e aos demais deputados estaduais. Esta é uma honraria que eu nunca imaginei receber, então é um momento de muita felicidade para mim, de reconhecimento a uma carreira de muito trabalho, em que eu tive a oportunidade de passar por alguns veículos de comunicação e me dediquei a maior parte dela trabalhando na área de assessoria de imprensa, inclusive tendo a oportunidade de ser secretário de comunicação aqui nesta Casa de Leis. Para mim, comunicação pode ser definida com apenas uma palavra: cidadania. Foi o que sempre pautou o meu trabalho”, afirmou Ricci.
O secretário de Comunicação da Assembleia Legislativa, Henrique Santos, e jornalistas que integram as equipes do site institucional, rádio e TV do Legislativo estadual também foram homenageados com moções de aplausos.
“O deputado Paulo Araújo foi muito feliz em propor essa sessão. São os profissionais da imprensa que levam à sociedade uma informação de qualidade e informação é a base de tudo. A Secretaria de Comunicação da Assembleia possui excelentes profissionais, que fazem um grande trabalho. Estou muito contente de trabalhar com esses profissionais e também de poder dar a nossa contribuição”, ressaltou o secretário.
A secretária de Comunicação de Cuiabá, Ana Karla Costa, salientou o momento histórico vivido pelo jornalismo, que atualmente conta com três mulheres no comando das Secretarias de Comunicação do Estado e dos dois maiores municípios de Mato Grosso: Cuiabá e Várzea Grande. “Isso é muito significativo para nós, mulheres, e para nós, jornalistas”, disse.
Laice Souza, secretária estadual de Comunicação, ressaltou que o avanço tecnológico tem transformado a comunicação e exige dos profissionais uma constante reinvenção. “Vamos nos reinventar todos os dias. A nossa importância para a sociedade é imensa”, provocou.
Receberam moções de aplausos os seguintes profissionais:
Alana Casanova
Alysson Manoel
Aldair Santos
Amanda Simeone
Ana Barros
Ana Karla Costa
Ana Sampaio
Andersen Navarro
Anderson Pinho
Anderson Sartori
Andre Michells
Andressa Sales
Antero Paes de Barros
Antônio Carlos
Akerman de Magalhães
Ariela Nunes
Bruno Barreto
Bruno Araújo
Benjamim Lira
Camila Freitag
Camila Ribeiro
Carioca
Cintia Borges
Cinthya Rocha
Cristina Soares
Dalila Rodrigues
Daniel Santos
Deisy Boroviec
Diego Saporski
Dorian Barros
Edina Araújo
Edivaldo Ribeiro
Eunice Ramos
Elias Neto
Everaldo Galdino
Fernanda Escouto
Flávio Santos
Francisca Medeiros
Franchesca Bogo
Gabriela Carvalho
Gabriele Schimanoski
Geiseane Lemes
Gizele Carvalho
Gustavo Kliunik
Gleyce Santos
Hernandes Cruz
Hugo Queiroz
Humberto Frederico
Henrique Santos
Ianara Garcia
Igor Taques
Isabel Dresch
Ivana Maranhão
Iviuch Beloto
Jacques Gosch
Janaiara Soares
Jaqueline Naujorks
Jardel Arruda
José Porto
Jota de Sá
Jota Gomes
José Marques
Julie Correia
Keka Werneck
Kerolayne Chaves
Kleber Lima
Kleverson Souza
Laercio Pato Rocco
Laércio Arruda
Laice Souza
Laís Costa Marques
Larissa Campos
Larissa Malheiros
Laura Petraglia
Leandro Trindade
Lidiane Moraes
Lidice Lannes
Loriane Villar
Lorraine Costa
Luana Daubian
Lucas Bólico
Lucas Rodrigues
Luciana Giradelo
Luciana Gaviglia
Luciane Mildenberger
Luciene Lins
Lúcio Sorge
Mainna
Marcela Vasconcelos
Marcella Lirio
Márcia Andreola
Marcely Alves
Manoel Silva
Marcos Lemos
Mauro Camargo
Max Aguiar
Mayara Michels
Michelle Diehl
Michely Figueiredo
Mirian Figueiredo
Najylla Nunes
Nayana Bricat
Natacha Wogel
Noelma Oliveira
Otávio Milani
Patrícia Sanches
Paula de Bortoli
Priscila Almeida
Priscila Mendes
Priscila Ribeiro
Poliana Mazzo
Rafael Costa
Ramon Monteagudo
Renan Marcel
Renata Neves
Roberto França
Ronaldo Pacheco
Rosângela Miles
Rose Velasco
Rosi Domingues
Rosi Medeiros
Rui Matos
Sandra Carvalho
Sandra Costa
Sávio Pereira
Simone Milanetti
Sonia Fiori
Soraia Ferreira
Tarley Carvalho
Tatiana Medeiros
Tiago Terciotty
Toninho de Souza
Vânia Neves
Verônica Rakel
Victor Cabral
Victor Hugo
Yael Botelho
Fonte: ALMT – MT
POLÍTICA MT
CCJR reduz margem de remanejamento do governo de 20% para 5%
A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou, durante reunião nesta terça-feira (18), parecer favorável à Emenda 3, apresentada ao Projeto de Lei Orçamentária Anual de (PLOA) 2026, que reduz de 20% para 5% o limite para abertura de créditos suplementares pelo Poder Executivo.
A reunião, realizada na Sala das Comissões Deputada Sarita Baracat, analisou 45 itens da pauta e acatou a emenda de autoria da CCJR e elaborada em conjunto com a Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária (CFAEO). Foram rejeitadas as emendas 1 e 2.
A emenda 3 altera o artigo 4º do PLOA, estabelecendo que o Poder Executivo fica autorizado a abrir créditos suplementares até o limite de 5% da despesa total fixada no artigo 3º, observando o disposto no artigo 43 da Lei Federal nº 4.320/1964.
O presidente da CCJR, deputado Eduardo Botelho (União), destacou a celeridade dos trabalhos e frisou sobre a tramitação do PLOA, que, segundo ele, deverá receber aproximadamente 500 emendas parlamentares.
“Agora os deputados vão incluir as emendas, vai ter outra audiência pública da comissão de orçamento, para posterior votação na comissão de orçamento. E, depois com as novas emendas, o projeto retorna para a CCJR. Esse é o trâmite natural da lei orçamentária para o ano que vem. É uma lei muito discutida porque é onde estão os recursos do governo, todo recurso público aplicado”, afirmou.
Ao detalhar o parecer favorável à Emenda 3, Botelho ressaltou a importância de reduzir o limite de remanejamento orçamentário previsto originalmente pelo Executivo. Segundo ele, essa emenda apenas altera a proposta do governo que previa uma liberdade orçamentária de 20%.
“Estamos reduzindo para 5%, visto que já tem 10% da LDO [Lei de Diretrizes Orçamentárias], que ele pode fazer remanejamento, e 5% para arrecadação extra. Então, como o governo disse que a arrecadação está bem planejada, cinco por cento, para quem planeja bem, está muito coerente. O que o Estado mandou daria algo em torno de 30%. Evidentemente, podemos fazer novas discussões na comissão de orçamento. Mas estamos começando com algo em torno de 15%, considerando remanejamento e arrecadação extra. Se a arrecadação ficar acima de 5%, ele terá que mandar para a Assembleia novamente”, explicou Botelho.
O parlamentar reforçou que a redução traz mais precisão ao planejamento orçamentário. “Porque acho 30% ou 20% muito grande. É uma margem de erro muito alta, ninguém trabalha com um orçamento desses. Então, acredito que cinco por cento é um número bem aceitável”, acrescentou o deputado.
Segundo ele, a votação do PLOA deverá ocorrer em plenário na próxima semana. Após a primeira votação, abre-se o prazo para apresentação de emendas parlamentares, antes do retorno à CCJR para nova análise.
Participaram da reunião os deputados Diego Guimarães (Republicanos), Janaina Riva (MDB) e Fábio Tardin (PSB). O deputado Sebastião Rezende (União) acompanhou os trabalhos de forma remota.
Fonte: ALMT – MT
-
POLÍTICA MT5 dias agoApós indicações, Diego Guimaraes participa de entregas do governo
-
Saúde4 dias agoSaúde promove oficina sobre gordofobia e estigma do peso para profissionais do Mais Médicos
-
POLÍTICA MT5 dias agoMax Russi destaca avanços na agricultura familiar, educação e gestão municipal durante entrega de investimentos do governo de MT
-
POLÍTICA MT5 dias agoLúdio destaca insegurança e questiona Bombeiros e Prefeitura sobre licenças concedidas a eventos no Parque Novo Mato Grosso
-
Lucas do Rio Verde7 dias agoLixo tem lugar certo: Saae reforça campanha de separação correta de resíduos com moradores de Lucas do Rio Verde
-
Esportes6 dias agoAtlético-MG e Fortaleza empatam em jogo eletrizante; 3 gols de Deyverson
-
POLÍTICA MT6 dias agoDeputados aprovam em primeira discussão PL que altera o programa Ser Família Habitação
-
POLÍTICA MT7 dias agoAudiência pública valida Carta do Pantanal à COP 30 e reforça compromisso global com a preservação do bioma
