65 99230 9678 | 65 3055 2070

CUIABÁ

POLÍTICA NACIONAL

Comissões discutem impacto das Olimpíadas do Conhecimento na educação

Publicados

POLÍTICA NACIONAL


Murilo Abreu/Universidade de Brasília
Aluno num laboratório. Ele usa jaleco branco e despeja um líquido num tubo transparente
Olimpíadas popularizam a educação científica

As comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Educação da Câmara dos Deputados discutem nesta sexta-feira (29) a importância das Olimpíadas do Conhecimento no desenvolvimento da educação brasileira.

A audiência foi proposta pelos deputados Cezinha de Madureira (PSD-SP) e General Peternelli (PSL-SP).

As Olímpiadas do Conhecimento são competições nacionais e gratuitas, desenvolvidas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, e voltadas aos estudantes do ensino fundamental até o início do ensino superior.

General Peternelli explica que as Olimpíadas têm dupla função: detectar e incentivar talentos nas mais diversas áreas do conhecimento, e resgatar a autoestima de estudantes e professores.

“Existem hoje no Brasil mais de 60 Olimpíadas do Conhecimento, em áreas que vão da Cartografia até a Inteligência Artificial, do Raciocínio Lógico até a Informática”, informa o parlamentar. “Anualmente as Olimpíadas envolvem o engajamento espontâneo de mais de 20 milhões de estudantes, com casos cientificamente demonstrados de sucesso e de transformação social, para indivíduos, escolas, cidades e mesorregiões”, acrescenta Peternelli, ressaltando que a iniciativa têm um poder de impacto enorme a custos baixíssimos.

Foram convidados para discutir o assunto com os parlamentares, entre outros:
– o diretor do Departamento de Promoção e Difusão da Ciência da Secretaria de Articulação e Promoção da Ciência (Sepac), Daniel Fonseca Lavouras;
– o diretor de Empreendedorismo Inovador da Secretaria de Empreendedorismo e Inovação (Sempi), Marcos César de Oliveira Pinto;
– o diretor do Departamento das Ciências da Vida e Desenvolvimento Humano e Social da Secretaria de Pesquisa e Formação Científica (Sepef), Fábio Larotonda;
– o coordenador de Desenvolvimento Tecnológico do Centro de Tecnologia Mineral  (Cetene), Frederico Toscano.

A reunião será realizada às 8h30, no plenário 12.

Os interessados poderão acompanhar o debate, ao vivo, pelo portal e-Democracia, inclusive, enviando perguntas, críticas e sugestões aos convidados.

Da Redação – ND

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POLÍTICA NACIONAL

Exposições na Câmara abordam o bicentenário da Independência do Brasil

Publicados

em

No ano do bicentenário da Independência brasileira, em 7 de setembro, a Câmara dos Deputados programou uma série de eventos para comemorar a data. Exposições sobre a independência, que já podem ser visitadas, abrem essa programação.

Serviço
A visitação fica aberta ao público até 9 de setembro, das 9 às 17 horas. Todas as mostras têm entrada franca. Confira os locais:

  • Exposição “O movimento da Independência”
    Local: Corredor Tereza de Benguela – Câmara dos Deputados
  • Exposição “Poder, Parlamento e Governo no Brasil”
    Local: Salão Verde – Edifício principal da Câmara dos Deputados
  • Animação 200 anos da Independência do Brasil
    Local: hall da Taquigrafia – Anexo 2 da Câmara dos Deputados

Da Redação – RL

Fonte: Câmara dos Deputados Federais

Continue lendo

MAIS LIDAS