POLÍTICA NACIONAL
Comissão especial debate conceitos de inteligência artificial e modelos de regulação

A Comissão Especial sobre Inteligência Artificial da Câmara dos Deputados, criada para debater o Projeto de Lei 2338/23, já aprovado pelo Senado e que regulamenta o uso da IA no Brasil, realiza audiência pública nesta terça-feira (10).
Serão debatidos, a pedido do deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), relator do colegiado, conceitos de IA e modelos de regulação. A reunião será realizada no plenário 2, às 13h30.
Aguinaldo Ribeiro explica que o objetivo do encontro é buscar uma ampla visão sobre o tema, tanto em relação ao histórico de tramitação do PL 2338/23 no Senado Federal, como de instituições com amplo conhecimento sobre o tema, como academia, sociedade civil e mercado privado.
“Esperamos traçar um panorama sobre possíveis modelos regulatórios adequados à realidade brasileira. A audiência trará a cada parlamentar o embasamento necessário à construção de uma posição sólida e equilibrada da regulação desejada para o país”, avaliou.
O PL 2338/23 tramita em regime de prioridade na Câmara, e a comissão terá prazo inicial de dez sessões do Plenário da Casa para apresentar seu parecer, contados a partir da instalação. A comissão especial é composta por 34 deputados titulares e igual número de suplentes. O colegiado é presidido pela deputada Luisa Canziani (PSD-PR).
Da Redação – RL
Fonte: Câmara dos Deputados

POLÍTICA NACIONAL
Grupo de trabalho da reforma administrativa ouve representantes dos servidores e do setor produtivo

O grupo de trabalho da Câmara dos Deputados para discutir e elaborar uma proposta de reforma administrativa promove duas audiências públicas nesta terça-feira (17).
A primeira será realizada com entidades representativas dos servidores públicos e está marcada para as 9h30, no plenário 2.
O segundo debate contará com a participação de representantes do setor produtivo nacional e está previsto para as 15 horas, no plenário 7.
Mudanças
Na primeira audiência do colegiado, representantes de organizações civis sugeriram ideias para avanços na administração pública. Em comum, houve cobrança pelo fim dos supersalários.
Na ocasião, o coordenador do grupo, deputado Pedro Paulo (PSD-RJ), disse que o colegiado deverá produzir propostas para mudanças na administração pública visando a qualidade dos serviços oferecidos à população, sem buscar, necessariamente, algum eventual impacto nas contas públicas. Ele anunciou que todas as conclusões deverão ser apresentadas até 14 de julho.
Pedro Paulo disse ainda que, além das sugestões dos 14 integrantes, o grupo de trabalho está recebendo contribuições da sociedade. Esse material deverá ficar disponível na internet, na página oficial do colegiado, para consultas.
Grupo de trabalho
O colegiado foi criado em 28 de maio pelo presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), com o objetivo de buscar mais eficiência da máquina pública brasileira.
O grupo terá até 45 dias para apresentar um relatório. Motta espera votar o texto no Plenário ainda este ano, antes do recesso parlamentar em julho.
Da Redação – MB
Fonte: Câmara dos Deputados
-
POLÍTICA MT5 dias ago
Deputado Eduardo Botelho articula R$ 2 milhões para reforma do prédio que abrigará a Câmara Municipal de VG
-
POLÍTICA MT4 dias ago
Frente Parlamentar de Atenção à Hanseníase realiza 1ª reunião
-
POLÍTICA NACIONAL5 dias ago
Câmara aprova projeto que aumenta pena para porte de arma de uso proibido
-
POLÍTICA MT4 dias ago
Lei valoriza o turista e transforma o Vale do São Lourenço em rota oficial de MT
-
POLÍTICA MT4 dias ago
Mato Grosso sedia Encontro Regional de Agentes de Saúde com apoio da ALMT
-
POLÍTICA MT3 dias ago
ALMT realiza sessão solene em homenagem aos 22 anos da Parada do Orgulho LGBTQIAPN+
-
POLÍTICA MT6 dias ago
CCJR aprova projetos que fortalecem segurança pública e proteção às mulheres
-
POLÍTICA MT3 dias ago
Loteamento Popular é tema central da 10ª reunião da CST da Moradia Popular em Mato Grosso