65 99672-5151 | 65 99935-8576

CUIABÁ

POLÍTICA NACIONAL

Comissão debate desafios e oportunidades para o setor ferroviário nacional

Publicado em

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados discute, nesta terça-feira (10), o cenário atual do setor ferroviário nacional. O debate foi solicitado pelo deputado Leônidas Cristino (PDT-CE) e será realizado às 10 horas, no plenário 11.

Na avaliação do parlamentar, o setor ferroviário deveria ter papel estratégico no desenvolvimento econômico do Brasil, especialmente por suas dimensões continentais. No entanto, a matriz de transportes nacional continua fortemente dependente do modal rodoviário, que concentra 61,1% da carga transportada, enquanto as ferrovias representam apenas 21%, segundo dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Leônidas Cristino chama atenção ainda para o baixo aproveitamento da malha ferroviária existente. Embora o País conte com 30,6 mil km de trilhos, metade dessa extensão está ociosa ou com baixíssima utilização. Ele afirma que 14% da malha têm uso reduzido e 37% está sem operação, o que equivale a 11.190 km de ferrovias paradas.

O parlamentar quer discutir a concentração das operações ferroviárias, os desafios para reativar malha existente, a renovação das concessões e o lançamento do Plano Nacional Ferroviário (PNF). “Para desatar o nó logístico que o modal representa na matriz nacional de transportes, especialmente em razão do alto custo dos projetos ferroviários e seu longo prazo de maturação, pretendemos debater os desafios e as oportunidades do modal”, afirma.

Da Redação – RL

Fonte: Câmara dos Deputados

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POLÍTICA NACIONAL

Grupo de trabalho da reforma administrativa ouve representantes dos servidores e do setor produtivo

Published

on

O grupo de trabalho da Câmara dos Deputados para discutir e elaborar uma proposta de reforma administrativa promove duas audiências públicas nesta terça-feira (17).

A primeira será realizada com entidades representativas dos servidores públicos e está marcada para as 9h30, no plenário 2.

O segundo debate contará com a participação de representantes do setor produtivo nacional e está previsto para as 15 horas, no plenário 7.

Mudanças
Na primeira audiência do colegiado, representantes de organizações civis sugeriram ideias para avanços na administração pública. Em comum, houve cobrança pelo fim dos supersalários.

Na ocasião, o coordenador do grupo, deputado Pedro Paulo (PSD-RJ), disse que o colegiado deverá produzir propostas para mudanças na administração pública visando a qualidade dos serviços oferecidos à população, sem buscar, necessariamente, algum eventual impacto nas contas públicas. Ele anunciou que todas as conclusões deverão ser apresentadas até 14 de julho.

Pedro Paulo disse ainda que, além das sugestões dos 14 integrantes, o grupo de trabalho está recebendo contribuições da sociedade. Esse material deverá ficar disponível na internet, na página oficial do colegiado, para consultas.

Grupo de trabalho
O colegiado foi criado em 28 de maio pelo presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), com o objetivo de buscar mais eficiência da máquina pública brasileira.

O grupo terá até 45 dias para apresentar um relatório. Motta espera votar o texto no Plenário ainda este ano, antes do recesso parlamentar em julho.

Da Redação – MB

Fonte: Câmara dos Deputados

Continue Reading

MAIS LIDAS