65 99230 9678 | 65 3055 2070

CUIABÁ

Lucas do Rio Verde

Começou a vacinação infantil contra a Covid em Lucas do Rio Verde

Publicados

Lucas do Rio Verde


A vacinação contra a Covid em crianças de 5 a 11 anos começou em Lucas do Rio Verde na manhã desta quinta-feira (20). Miguel, de 9 anos, foi um dos primeiros a tomar a dose infantil do imunizante da Pfizer na capital do agronegócio. 

“Eu estou feliz. Não doeu”, disse Miguel, portador de hidrocefalia, logo após receber a dose da vacina no PSF VII Jardim Primaveras.

A mãe do menino, dona de casa Cláudia Dias, comemorou o início da vacinação pediátrica. “É só alegria daqui pra frente. Estou muito feliz mesmo”.

Conforme o esquema de vacinação da semana, hoje (20) e amanhã (21), a aplicação das doses pediátricas está sendo feita nos PSFs VII Jardim Primaveras e XIII Parque das Américas, por agendamento no site da prefeitura. Nestas duas unidades, as salas de vacina estão exclusivas para atendimento do imunizante infantil.

A previsão, conforme expectativa da Saúde, é vacinar 7.638 crianças de 5 a 11 anos em Lucas do Rio Verde. Para a primeira remessa, o município recebeu 460 doses. Nesta quinta-feira, 24 crianças luverdenses foram vacinadas.

Meninas e meninos serão imunizados em ordem de idade decrescente, dos mais velhos para os mais novos. Para a vacinação, as crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis e ter em mãos os documentos obrigatórios: cartão de vacinas, certidão de nascimento, RG, CPF e laudo médico comprovando a deficiência ou patologia.

“A vacina possui dosagem e composição específicas. Além disso, os frascos têm a tampa da cor laranja para diferenciar das doses já usadas em outras faixas etárias”, explicou a coordenadora municipal da Vigilância em Saúde, enfermeira Cláudia Engelmann.

O Ministério da Saúde orienta que haja nas crianças uma observação de 20 minutos, após a aplicação da dose pediátrica, dentro do posto de vacinação. A ideia é dar mais segurança aos pais, por ser um imunizante novo.

Assim como outras vacinas, a dose pediátrica também pode causar algumas reações comuns, como dor no local da aplicação, febre e sensação de mal-estar.

A segunda dose para crianças de 5 a 11 anos deve ser aplicada 2 meses após a primeira.

A recomendação é que haja um tempo mínimo de 15 dias entre a aplicação da vacina contra a Covid e qualquer outra vacina do calendário infantil.
 

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Lucas do Rio Verde

Cultura prorroga inscrições do edital “Lucas 34 anos” para o dia 08 de julho

Publicados

em

A Secretaria de Cultura e Turismo de Lucas do Rio Verde informa que as inscrições do edital “Lucas 34 anos” foram prorrogadas. Agora, os produtores culturais têm até o dia 08 de julho para enviar as propostas.

O chamamento público visa selecionar projetos de criação, experimentação e/ou desenvolvimento de produtos, serviços e/ou processos culturais provenientes de trabalhadores da cultura, com a temática do aniversário de Lucas do Rio Verde. 

Para se inscrever, o profissional deve comparecer na sede da Secretaria de Cultura e Turismo, localizada na Avenida São Paulo, nº 363 E, bairro Cidade Nova. O atendimento é das 7h às 11h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.

É preciso entregar, em envelope fechado, o formulário de inscrição, descrição do projeto, entre outros documentos que constam no edital.

Neste edital, R$ 200 mil serão investidos nos setores culturais de música, dança, teatro e circo, artes visuais, cultura popular, intervenções urbanas, literatura, shows musicais e artes audiovisuais: cinema e vídeo.

Vale lembrar que, além do edital “Lucas 34 anos”, a Secretaria de Cultura e Turismo está com mais dois editais abertos:

    • “Cantarte”: voltado para alunos das escolas municipais, estaduais e particulares do município, inscrições até o dia 02 de julho na própria instituição;

    • Concurso de Bolos Artísticos: voltado para os profissionais da área de confeitaria, inscrições até o dia 20 de julho pelo site: https://eventos.lucasdorioverde.mt.gov.br/portal/evento?id=DV829XWPL64U73T5MSGC

Para quem ainda precisa de esclarecimentos sobre as seleções públicas, pode entrar em contato com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo pelo telefone (65) 3548-2549.

Confira as informações de cada edital:

Edital Lucas 34 anos
Edital Cantarte
Edital Concurso de Bolos Artísticos

Continue lendo

MAIS LIDAS