65 99672-5151 | 65 99935-8576

CUIABÁ

Sorriso

Com o governador, secretário-adjunto da SAMA debate ampliação…

Publicado em


Conforme Márcio, ambos sinalizaram de forma positiva ao pedido. “Tanto o deputado quanto o governador se comprometeram em nos auxiliar financeiramente. Um espaço apropriado para abater é uma demanda de outros municípios também”, pontua.

Márcio acrescenta que também foi debatida a possibilidade de simplificar as normativas que regem a regulamentação do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte (Susaf). A intenção é viabilizar assistência técnica via consórcio para atender não só Sorriso, mas municípios da região. O Susaf foi criado pela Lei 10.502 de 18 de janeiro de 2017.

O gestor lembra que Sorriso aderiu ao Susaf ainda em dezembro de 2019. “Desde então, temos sete famílias cadastradas. A partir da adesão, as famílias podem comercializar sua produção em todo o Estado, o que aumenta as possibilidades de novos mercados”, destaca.

Além disso, também foram debatidas formas legais de flexibilizar o acesso ao Susaf. “Flexibilizando, temos certeza de que outras famílias também poderão aderir ao Sistema; além disso, dará oportunidades para que outros municípios também possam aderir”, frisa. Márcio explica que para aderir ao Susaf, o produtor precisa primeiro fazer a adesão ao Serviço de Inspeção Municipal (SIM). A partir da certificação municipal é que o produtor pode solicitar à Prefeitura à adesão ao Sistema do Estado. “É um processo integrado”, diz. “O governador e o deputado nos atenderam e se comprometeram em buscar formas de simplificar esse acesso”, relata. Além de Sorriso, no fim de 2020 Juscimeira também aderiu ao Susaf.

Ainda com Mauro Mendes e Dal’Bosco, o gestor adjunto da SAMA, solicitou apoio para a rede produtiva da agricultura familiar como um todo. “Hoje temos vários programas voltados para a agricultura familiar em andamento; estamos buscando recursos tanto para fortalecer como para ampliar”, frisa.

No Indea

Já na reunião com a coordenadora de Inspeção e Fiscalização de Produtos e Subprodutos de Origem Animal, do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso  (Indea), Fernanda da Silva Rocco, Márcio voltou a destacar a necessidade de apoio técnico do Instituto. “Discutimos um convênio para contratação de veterinários, o que, possibilitaria tanto a ampliação do Abatedouro Municipal de Aves quanto o acesso ao Susaf”, completa.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sorriso

Prefeitura entregará novo lote de documentos da casa própria para dez famílias

Published

on

A Páscoa será especialmente doce, com gostinho de segurança e acolhimento para dez famílias sorrisenses, que, na tarde desta quinta-feira (17 de abril), receberão as autorizações de escritura das casas onde vivem.

A cerimônia de entrega dos documentos, que atestam a propriedade dos imóveis, será às 13h30, no gabinete do prefeito. De janeiro até agora, a Administração Municipal já efetuou a entrega de 55 documentos desta natureza. Nesta tarde, a sensação de “é minha de fato e de direito”, fará parte de famílias do São José II, São Domingos, Nova Aliança e União.

“A alegria de cada um que está aqui é contagiante, porque não tem coisa melhor do que ter o documento do que é nosso”, informou o prefeito Alei Fernandes, ainda em março, durante a entrega de outra leva de documentos a um grupo de sorrisenses de vários pontos da cidade.

A sua família também foi contemplada com uma residência em conjunto habitacional, todas as parcelas estão quitadinhas, mas ainda falta a documentação para fazer a escritura? É possível tirar dúvidas sobre este e outros processos ligados à Habitação diretamente pelo 66 99669-7241. Quem prefere atendimento presencial pode ir ao Departamento de Habitação, na Secretaria da Cidade, na Avenida Tancredo Neves, 1743. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

A entrega das documentações segue o rito de todo o processo de regularização fundiária que vem sendo realizado em Sorriso desde 2023, devidamente amparado pelas regras da Lei de Regularização Fundiária Urbana (Reurb) de 2017.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Reading

MAIS LIDAS