MATO GROSSO
Ciopaer realiza mais de mil horas de voo para transporte de pacientes e vacinas
O Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), realizou mais de 1 mil horas de voo em 199 Operações de Transporte Aeromédico. O serviço inclui transportes de vacinas contra a Covid-19, cilindros de oxigênio e pacientes acometidos pelo Coronavirus ou transplantados.
Esse número representa as operações realizadas entre 30 de abril de 2020 e 21 de janeiro de 2022. A frota aérea percorreu cerca de 30 municípios de Mato Grosso, além de outros sete estados, entre eles, Rondônia, Goiás, Ceará, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná; e o Distrito Federal.
Só no ano de 2021, foram mais de 650 horas de voo nos transportes de carga hospitalar, 160 horas de voo nos transportes fora de domicílio (TDF) e 45 horas de transporte de paciente com tripulação médica. Também foram realizados treinamentos, manutenções e procedimentos operacionais, aperfeiçoando continuamente as tripulações para realizar um serviço com maior agilidade.
O coordenador do Ciopaer, tenente-coronel PM Ernesto Xavier de Lima Júnior, destacou o trabalho e o esforço dos servidores. “Esse resultado representa uma importante conquista para todos nós, fruto de muito trabalho e dispendiosos esforços dos profissionais de diversos segmentos. Fizemos reuniões, treinamentos, aperfeiçoamento, tudo para disponibilizar um serviço de excelência à população. Agradeço a cada um desses verdadeiros heróis que integram esse serviço”.
O Ciopaer trabalha nos transportes aeromédico de forma integrada com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) e com os servidores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Entrega de vacinas
O Ciopaer atuou na prestação de serviços de transporte de vacinas contra o coronavírus (Covid-19) de maneira rápida e ágil em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (Ses-MT) para o interior do Estado. A medida que as doses chegam, é feito o preparo de toda a estrutura para o transporte dos imunizantes. Ao todo, já foram entregues em torno de 4,3 milhões de doses dos imunizantes.
Capacitação
Em busca de melhorar cada vez mais sua atuação nos serviços, a equipe de médicos, enfermeiros, servidores do Ciopaer e do Corpo de Bombeiros Militar (CBMMT) receberam, em 2020, a capacitação da equipe de bombeiros militares do Distrito Federal (CBM-DF), grupo que já atua com excelência no Brasil.
Atendimentos
A rapidez no transporte aeromédico de pacientes faz parte do trabalho diário do Ciopaer. Foram realizadas inúmeras operações no ano de 2020, como foi o caso do transporte de um bebê indígena de 4 meses após o tratamento cardiológico, assim como diversos pacientes que precisaram do transporte para tratamento em outros estados.
Em 2021, ocorreu o voo mais longo da Operação Aeromédica com o transporte de paciente para Fortaleza. A operação durou cerca de 6 horas. Além disso, foram transportados pacientes para transplante em outro Estado. Em novembro, uma criança precisou do transporte aeromédico, pois sofreu um acidente doméstico no município de Peixoto de Azevedo.
Além dessas operações, o Ciopaer realizou inúmeros outros atendimentos em atividades relativas ao serviço policial e dos aeromédicos.
MATO GROSSO
Corpo de Bombeiros realiza avaliação anual de desempenho de mais 100 militares
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) encerrou, nesta quinta-feira (12.12), mais uma edição do Teste de Conhecimento Profissional. A avaliação prática anual testou as habilidades operacionais de mais de 100 militares.
Realizada entre 09 e 11 de dezembro, a ação contou com a colaboração de 38 militares qualificados, que examinaram de forma rigorosa e imparcial o desempenho dos profissionais em áreas cruciais, como Atendimento Pré-Hospitalar, Salvamento Terrestre, Salvamento em Altura, Combate a Incêndio e Primeira resposta a atendimento a Produtos Perigosos.
O comandante geral do CBMMT, coronel BM Flâvio Glêdson Vieira Bezerra, ressaltou a relevância do teste tanto para os militares, quanto para a instituição.
“A avaliação é fundamental para garantir que nossos bombeiros estejam sempre preparados para agir com rapidez e eficiência em qualquer tipo de ocorrência. Os resultados obtidos demonstram o alto nível de profissionalismo e dedicação de toda a equipe do CBMMT e serão compilados para subsidiar o planejamento de capacitações do efetivo para 2025”, destacou o comandante.
Para o major BM Wagner Augusto da Silva, da Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa e coordenador do teste, a avaliação é uma ferramenta estratégica para aprimorar os serviços prestados pela corporação.
“Esse tipo de teste não só identifica o nível de conhecimento técnico, mas também fortalece a confiança da equipe e aponta caminhos para a evolução contínua. É um momento de aprendizado e de planejamento, onde buscamos sempre aprimorar nossos processos para oferecer um atendimento cada vez mais eficiente e qualificado à população”, apontou o coronel.
A tenente-coronel Marielle Rodrigues, instrutora de Atendimento Pré-Hospitalar, também apontou que este teste de conhecimento profissional vai além de uma simples avaliação.
“É uma oportunidade de identificar o nível técnico de cada área profissional. O teste também nos oferece feedbacks valiosos. Esse processo não só fortalece nossa confiança, como também orienta a corporação a planejar cursos e treinamentos mais assertivos para garantir que estejamos sempre prontos para atender à população com excelência e segurança”, disse.
O soldado BM Cristiano Gregório, da 12ª Companhia Independente Bombeiro Militar (12ª CIBM), participou da ação como um dos avaliados e destacou que a iniciativa é de extrema importância para excelência no atendimento prestado à população.
“O Teste de Conhecimento Profissional foi de grande valia para que pudéssemos demonstrar aos militares especialistas a forma como atendemos as ocorrências em nossas unidades e, através disso, recebermos dicas e orientações para uma melhoria nos atendimentos. Além disso, acredito que tenha sido de grande importância também para que a corporação planeje novos cursos operacionais de acordo com as dificuldades de cada unidade”, afirmou o soldado.
Fonte: Governo MT – MT
-
Rondonópolis5 dias ago
80 casais rondonopolitanos se uniram oficialmente em evento promovido pela prefeitura no sábado (7)
-
POLÍTICA NACIONAL3 dias ago
Ministros anunciam na Câmara novas ações voltadas para pessoas com autismo e doenças raras
-
POLÍTICA MT3 dias ago
AL convoca representantes de todos os poderes para evitar paralisação nos atendimentos à população
-
POLÍTICA MT7 dias ago
Botelho propõe criação do núcleo permanente da PM no distrito de Aguaçu
-
CUIABÁ7 dias ago
Cuiabá conquista mais uma importante premiação: Selo Ouro no ‘Compromisso Nacional Criança Alfabetizada’
-
Policial4 dias ago
Delegado da Polícia Civil de MT se aposenta com o dever cumprido
-
POLÍTICA NACIONAL4 dias ago
Senado vota na terça regulamentação da IA e Programa de Transição Energética
-
CUIABÁ6 dias ago
Dia Nacional da Assistência Social: Márcia Pinheiro celebra avanços e reforça legado da gestão Emanuel Pinheiro em Cuiabá