65 99672-5151 | 65 99935-8576

CUIABÁ

CUIABÁ

CGM divulga a implantação do Plano de Providências de Controle Interno na Prefeitura 

Publicado em


Davi Valle

Clique para ampliar

A Controladoria Geral do Município (CGM) divulgou a implantação do Plano de Providências de Controle Interno na Prefeitura de Cuiabá, visando combater e atuar preventivamente no combate a irregularidades, disseminando a transparência institucional. 

O objetivo é fiscalizar com rigor a qualidade dos serviços prestados à população, facilitando o acesso às informações por meio de auditorias, evitando assim, possíveis irregularidades e desperdícios do dinheiro público. O ato transcorreu por meio da portaria nº 003 foi publicada no dia 21 de janeiro, na Gazeta Municipal e abrange todas as unidades que compõem o Executivo, sejam elas diretas ou indiretas.

As ações são divididas em dois capítulos. Primeiro, o Plano de Providências que aborda os seguintes temas: conceitos e objetivos; elaboração, admissibilidade e implementação. O segundo, o monitoramento, conceito e forma; relatório de monitoramento e disposições gerais. O monitoramento será feito em parte pela Diretoria de Auditoria e, em seguida, pelo setor de Controle Interno. 

A controladora-geral do município, Mariana Ribeiro explica que os resultados surtirão efeitos na ponta, perante os cidadãos, melhorando de maneira significativa a prestação de atividades públicas, monitorando individualmente a execução de cada uma delas.

“Na medida em que esse trabalho for avançando será possível completar o ciclo da auditoria. Nesse sentido os serviços internos serão feitos e monitorados constantemente, e consequentemente impactará positivamente na população, evitando assim desvios, excessos, ou desperdícios. O monitoramento desses planos de providências é uma prioridade na minha gestão aqui na CGM, ajudando todos os órgão, tanto nas questões voltadas a capacitação, manifestação e elaboração”, disse.

Segundo o prefeito  de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, a ferramenta é de extrema importância para na condução eficiente do município, buscando o fortalecimento dos sistemas internos com a colaboração conjunta de toda equipe de governo, respondendo e potencializando de forma célere as demandas pertinentes ao povo cuiabano. 

Confira a publicação na íntegra:

PORTARIA CGM N° 003 de 21 de janeiro de 2022.

A Controladora Geral do Município de Cuiabá, no uso de suas atribuições legais

conferidas pela Lei Complementar nº 476/2020 e Decreto Municipal nº 5.692/2015.

CONSIDERANDO a Lei Municipal nº 5.494, de 05 de dezembro de 2011, que dispõe

sobre a implantação do Sistema de Controle Interno da Administração Pública

Municipal, atribui à Unidade de Controle Interno promover a integração operacional,

orientar a elaboração de atos normativos sobre procedimentos de controle e, zelar

pela condução do Sistema de Controle Interno (art. 6º. I);

CONSIDERANDO o Decreto Municipal n. 7.464/2019 que determina a todos os órgãos

e entidades no âmbito do poder executivo municipal, a elaboração de providências

em atenção às recomendações e determinações emitidas pelos órgãos de controle

interno e externo e dá outras providências;

CONSIDERANDO a Orientação Técnica n. 10/2017 que orienta sobre a elaboração de

Plano de providências às recomendações emitidas pelos órgão de controle;

CONSIDERANDO Manual de Rotinas do Município de Cuiabá contendo todos os

Sistemas Administrativos e Instruções Normativas respectivas;

RESOLVE:

Art. 1° Aprovar e dar publicidade no âmbito do município de Cuiabá, para que surtam

os devidos efeitos legais a Instrução Normativa SCI n. 001/2022 que dispõe sobre

os procedimentos de elaboração e monitoramento dos Planos de Providências

de Controle Interno formulados em resposta às recomendações e determinações

emitidas pelos Órgãos de Controle Interno e Externo.

Art. 2° Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação, revogando as

disposições em contrário.

Gabinete da Controladora-Geral do Município de Cuiabá, em 21 de janeiro de 2022

Registre-se. Publique-se. Cumpra-se.

MARIANA CRISTINA RIBEIRO DOS SANTOS

Controladora-Geral do Município

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CUIABÁ

TCE emite parecer favorável à aprovação das contas da Prefeitura de Cuiabá 2023

Published

on

O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) emitiu, nesta terça-feira (10), parecer favorável às contas da Prefeitura de Cuiabá referentes ao exercício de 2023. O conselheiro relator, José Carlos Novelli, votou pela aprovação das contas, sendo acompanhado pelo presidente da Corte de Contas, Sérgio Ricardo, e pelos conselheiros Domingos Neto, Valter Albano e Guilherme Maluf.

Na análise global, o relator destacou que, embora o agravamento do déficit seja um ponto relevante, especialmente nos gastos com saúde pública, o Município apresentou uma melhora significativa na execução orçamentária em relação a 2022.

Ele citou um estudo técnico, com base em dados do Ministério da Saúde, usado pelo conselheiro Valter Albano, durante emissão de parecer também favorável às contas do exercício 2022.

“Entre 2020 e 2024, mais da metade dos atendimentos ambulatoriais e quase 40% dos atendimentos hospitalares foram destinados a pacientes de outros municípios, um fator relevante na avaliação das contas. Esse contexto reforça a necessidade de garantir segurança jurídica nas decisões da Corte”, ponderou o Novelli.

Ele também citou que outro ponto positivo foi o resultado primário superavitário de R$ 171.250.309,00, que superou a meta prevista na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

“Adicionalmente, a dívida consolidada líquida manteve-se estável, passando de 40,61% em 2022 para 43% em 2023. Apesar do aumento, o índice permanece amplamente abaixo do limite de 120% estabelecido pela Resolução nº 40/2001 da Secretaria do Tesouro Nacional (STN)”.

O conselheiro José Carlos Novelli destacou ainda o cumprimento dos gastos mínimos obrigatórios em educação e saúde, a observância dos limites de despesas com pessoal e os resultados primários superavitários como pontos de grande relevância.

“Esses fatores levaram à conclusão de que o déficit financeiro apurado e as demais irregularidades identificadas não possuem peso suficiente para embasar um parecer contrário à aprovação das contas”, ressaltou o relator.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Reading

MAIS LIDAS