CUIABÁ
CGM divulga a implantação do Plano de Providências de Controle Interno na Prefeitura
A Controladoria Geral do Município (CGM) divulgou a implantação do Plano de Providências de Controle Interno na Prefeitura de Cuiabá, visando combater e atuar preventivamente no combate a irregularidades, disseminando a transparência institucional.
O objetivo é fiscalizar com rigor a qualidade dos serviços prestados à população, facilitando o acesso às informações por meio de auditorias, evitando assim, possíveis irregularidades e desperdícios do dinheiro público. O ato transcorreu por meio da portaria nº 003 foi publicada no dia 21 de janeiro, na Gazeta Municipal e abrange todas as unidades que compõem o Executivo, sejam elas diretas ou indiretas.
As ações são divididas em dois capítulos. Primeiro, o Plano de Providências que aborda os seguintes temas: conceitos e objetivos; elaboração, admissibilidade e implementação. O segundo, o monitoramento, conceito e forma; relatório de monitoramento e disposições gerais. O monitoramento será feito em parte pela Diretoria de Auditoria e, em seguida, pelo setor de Controle Interno.
A controladora-geral do município, Mariana Ribeiro explica que os resultados surtirão efeitos na ponta, perante os cidadãos, melhorando de maneira significativa a prestação de atividades públicas, monitorando individualmente a execução de cada uma delas.
“Na medida em que esse trabalho for avançando será possível completar o ciclo da auditoria. Nesse sentido os serviços internos serão feitos e monitorados constantemente, e consequentemente impactará positivamente na população, evitando assim desvios, excessos, ou desperdícios. O monitoramento desses planos de providências é uma prioridade na minha gestão aqui na CGM, ajudando todos os órgão, tanto nas questões voltadas a capacitação, manifestação e elaboração”, disse.
Segundo o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, a ferramenta é de extrema importância para na condução eficiente do município, buscando o fortalecimento dos sistemas internos com a colaboração conjunta de toda equipe de governo, respondendo e potencializando de forma célere as demandas pertinentes ao povo cuiabano.
Confira a publicação na íntegra:
PORTARIA CGM N° 003 de 21 de janeiro de 2022.
A Controladora Geral do Município de Cuiabá, no uso de suas atribuições legais
conferidas pela Lei Complementar nº 476/2020 e Decreto Municipal nº 5.692/2015.
CONSIDERANDO a Lei Municipal nº 5.494, de 05 de dezembro de 2011, que dispõe
sobre a implantação do Sistema de Controle Interno da Administração Pública
Municipal, atribui à Unidade de Controle Interno promover a integração operacional,
orientar a elaboração de atos normativos sobre procedimentos de controle e, zelar
pela condução do Sistema de Controle Interno (art. 6º. I);
CONSIDERANDO o Decreto Municipal n. 7.464/2019 que determina a todos os órgãos
e entidades no âmbito do poder executivo municipal, a elaboração de providências
em atenção às recomendações e determinações emitidas pelos órgãos de controle
interno e externo e dá outras providências;
CONSIDERANDO a Orientação Técnica n. 10/2017 que orienta sobre a elaboração de
Plano de providências às recomendações emitidas pelos órgão de controle;
CONSIDERANDO Manual de Rotinas do Município de Cuiabá contendo todos os
Sistemas Administrativos e Instruções Normativas respectivas;
RESOLVE:
Art. 1° Aprovar e dar publicidade no âmbito do município de Cuiabá, para que surtam
os devidos efeitos legais a Instrução Normativa SCI n. 001/2022 que dispõe sobre
os procedimentos de elaboração e monitoramento dos Planos de Providências
de Controle Interno formulados em resposta às recomendações e determinações
emitidas pelos Órgãos de Controle Interno e Externo.
Art. 2° Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação, revogando as
disposições em contrário.
Gabinete da Controladora-Geral do Município de Cuiabá, em 21 de janeiro de 2022
Registre-se. Publique-se. Cumpra-se.
MARIANA CRISTINA RIBEIRO DOS SANTOS
Controladora-Geral do Município

CUIABÁ
Projeto de mobilidade vai contemplar eixos estruturantes e corredores de transporte

O prefeito Abilio Brunini determinou a elaboração de um novo projeto destinado à mobilidade urbana de Cuiabá para o convênio firmado com o Governo Federal, podendo ser orçado em mais de R$ 15 milhões. O valor é oriundo do PAC e deverá, com as novas diretrizes, abranger todos os eixos estruturantes e corredores de transporte de Cuiabá. A orientação foi repassada a equipe durante uma reunião com a participação de representantes da Caixa Econômica Federal, da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Secretaria de Planejamento e a Diretoria Técnica de Convênios da Prefeitura. O projeto está sob responsabilidade da Secretaria de Mobilidade Urbana.
A discussão diz respeito a uma das operações do novo PAC, selecionada em 2023 e contratada no final do ano passado, voltada para a elaboração de projetos alimentadores do Corredor Estrutural de Cuiabá.
Segundo o prefeito, a mobilidade urbana é tão importante para a cidade que deveria ter um plano específico para as vias estruturantes, não apenas as vias coletoras. “No planejamento urbano deveria ter um Plano Diretor do Transporte Público”, frisou. O gestor também pediu agilidade para não perder o prazo e nem o recurso.
O alinhamento direto entre a Diretoria de Convênios e a Secretaria de Mobilidade Urbana impactará significativamente a mobilidade urbana da cidade. “Trata-se de um convênio que tem grande relevância financeira para Cuiabá e está alinhado com o plano de governo do Prefeito, tanto na época da campanha quanto no planejamento atual para a cidade. Estaremos focados nessa ação junto à Caixa Econômica”, disse Leandro Antônio Alves da Silva, diretor técnico de convênios da Prefeitura de Cuiabá.
Para a supervisora da Caixa Econômica Federal, Maristela Okamura, a equipe dará apoio para que o projeto seja construído dentro dos prazos, considera até novembro deste ano.
“A reunião foi extremamente produtiva. Agora, por determinação do prefeito, a mobilidade urbana será tratada de forma mais globalizada. Saímos extremamente satisfeitos com as decisões tomadas e temos certeza de que Cuiabá só tem a ganhar com isso”.
CADERNO DO IPDU
Na ocasião o prefeito ganhou da representante da Caixa Econômica Federal um exemplar do Caderno do IPDU do ano de 1994, época em que o secretário de Meio Ambiente era José Afonso Portocarrero e José Antônio Lemos eram superintendente do IPDU. Ambos estão atualmente nas funções, sendo Portocarrero o atual Secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, e José Antônio Lemos, secretário adjunto de Planejamento Urbano (IPDU).
O material é considerado uma relíquia por se tratar do primeiro projeto sobre o assunto e não existir mais exemplares no mercado.
#PraCegoVer
A foto mostra toda a equipe participante da reunião de alinhamento liderada pelo prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, no salão nobre da Palácio Paiaguás, com a representante da Caixa Econômica Federal, sendo 11 participantes. São profissionais da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, da Secretaria de Mobilidade Urbana, Secretaria de Planejamento e a Diretoria Técnica de Convênios da Prefeitura. Todos estão em pé, em foto padrão, com o prefeito Abili ao centro segurando um exemplar do Caderno do IPDU elaborado no ano de 1994, que ganhou da representante da Caixa Econômica Federal.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Diversos6 dias ago
Flávia sanciona lei de cessão do “antigo Fórum” à Câmara de Vereadores
-
CUIABÁ4 dias ago
PL que proíbe
-
POLÍTICA MT6 dias ago
Frente Parlamentar da Segurança Pessoal deverá ser prorrogada e recebe sugestões para projetos de lei
-
POLÍTICA MT4 dias ago
ALMT analisa criação da Política Estadual de Incentivo às Feiras da Agricultura Familiar e Agroecológicas
-
POLÍTICA MT3 dias ago
Deputado critica burocracia na liberação do canabidiol pelo SUS
-
POLÍTICA MT7 dias ago
Lei aprovada na ALMT cria programa para promover a participação das mulheres no setor cultural
-
Lucas do Rio Verde4 dias ago
Festa do Momento Mulher será nesta sexta-feira (14) com entrada e transporte gratuitos
-
POLÍTICA MT3 dias ago
População sofre os impactos do atraso nas obras do BRT e ALMT convoca secretário