MATO GROSSO
CGE adota sistema que avalia ética e transparência de empresas contratadas pelo poder público

Os secretários controladores-gerais de Mato Grosso, Paulo Farias, e de Pernambuco, Érica Lacet, assinaram nesta sexta-feira (06.6), durante o 54º Encontro Nacional do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), em Aracaju-SE, um Acordo de Cooperação Técnica que estabelece a cessão do código-fonte do sistema Integridade.PE.
A ferramenta digital foi desenvolvida pela CGE-PE para avaliar padrões de integridade de empresas privadas que se relacionam com a administração pública. Com a parceria, a CGE-MT passará a utilizar e aperfeiçoar a ferramenta em sua atuação, dando um salto qualitativo na promoção da integridade nas contratações públicas.
“A assinatura deste acordo é um símbolo de como o controle interno pode romper fronteiras estaduais e se fortalecer pela cooperação. Estamos unindo expertises para ampliar o impacto social do controle e garantir que as empresas que prestam serviço ao Estado estejam comprometidas com padrões éticos elevados”, destacou o secretário controlador-geral, Paulo Farias.
A secretária Ériica Lacet reforçou que o compartilhamento do Integridade.PE reflete um compromisso com a inovação no setor público: “Desenvolvemos uma metodologia robusta que vem mostrando resultados concretos. Ver essa tecnologia sendo adotada por outro estado é um reconhecimento e, ao mesmo tempo, uma responsabilidade compartilhada de fazer essa política crescer”.
O sistema Integridade.PE permite uma avaliação estruturada de empresas com base em critérios como governança, gestão de riscos, políticas anticorrupção e mecanismos de integridade. Com a cessão do código-fonte, a CGE de Mato Grosso terá acesso à base tecnológica, metodologias e ao ambiente de treinamento da ferramenta, podendo adaptá-la às necessidades locais e contribuir com sua evolução.
O acordo prevê ainda que Mato Grosso compartilhe com Pernambuco os resultados obtidos a partir do uso da ferramenta, promovendo uma via de mão dupla de aprendizado e aprimoramento.
O acordo terá vigência de cinco anos, com possibilidade de prorrogação. Ele reforça o espírito de colaboração e inovação que marca o encontro do Conaci, fórum nacional dos órgãos de controle interno, que vem promovendo práticas de excelência na administração pública.
“Esta cooperação é uma aposta no futuro da integridade no Brasil. Mais do que tecnologia, estamos trocando confiança, inteligência institucional e propósito público”, concluiu Farias.
O 54º Conaci reuniu na quinta e sexta-feira (05 e 06) representantes dos órgãos de controle da União, estados, municípios e da sociedade civil. O primeiro dia do evento contou com palestras sobre temas de grande relevância para as controladorias do país, como o papel do controle interno nas mudanças climáticas, apresentado pelo ministro da CGU, Vinícius Marques, o uso da inteligência artificial na fiscalização, o engajamento social no controle dos recursos públicos, os impactos da nova lei de licitações e a consensualidade no controle interno.
Já o segundo dia foi dedicado à pauta administrativa, com acesso restrito aos membros do Conaci. As discussões reforçaram o compromisso com o fortalecimento e a modernização do controle interno na administração pública. A próxima Reunião Técnica está prevista para setembro, em Goiânia (GO).
Fonte: Governo MT – MT

MATO GROSSO
Congresso internacional reúne líderes e especialistas para aprimorar soluções de combates aos incêndios florestais

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) realizou, nesta segunda-feira (16.6), a abertura oficial do Forest Fire – Congresso Internacional de Gestão de Incêndios Florestais, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.
O evento é inédito no Brasil e reunirá, até o dia 18 de junho, especialistas de 10 países, pesquisadores renomados e os comandantes dos 27 Corpos de Bombeiros Militares do país.
A programação do congresso inclui palestras técnicas, minicursos e uma feira de expositores com entrada gratuita e aberta ao público. Participam representantes de países como Portugal, Estados Unidos, Canadá, México, Nova Zelândia, Espanha, Chile, Irlanda, França e Brasil, fortalecendo o intercâmbio de conhecimentos e experiências sobre prevenção, monitoramento e combate aos incêndios florestais.
Os participantes terão acesso a painéis com autoridades internacionais, workshops práticos e apresentações de tecnologias de ponta, voltadas para o enfrentamento de incêndios em vegetação, além de estratégias de manejo integrado do fogo. A iniciativa busca integrar esforços globais diante dos crescentes desafios impostos pelas mudanças climáticas e pela intensificação dos eventos extremos.
Além da presença de comandantes e especialistas internacionais, o congresso conta com bombeiros, gestores ambientais, pesquisadores e profissionais do setor, consolidando-se como um espaço de cooperação internacional e de fortalecimento das políticas públicas de combate a incêndios florestais.
O governador em exercício, Otaviano Pivetta, reforçou a importância da conscientização coletiva no enfrentamento aos incêndios florestais, especialmente no início do período de estiagem, que começou no mês de maio.
“Neste período de estiagem, é fundamental começar pela prevenção, e isso passa pela educação nas escolas. Precisamos conscientizar nossos pequenos para que eles também sejam agentes de transformação, levando essa mensagem para suas famílias e ajudando a despertar o cuidado com o meio ambiente. Nosso território é vasto e desafiador. É impossível que o poder público, sozinho, consiga controlar uma área tão extensa e diversa. Mas, se cada cidadão tiver consciência e cumprir seu dever cívico, conseguiremos reduzir e controlar os incêndios, que vêm causando danos irreparáveis ao meio ambiente. A responsabilidade é de todos nós”, declarou.
Durante a abertura do congresso, o comandante-geral do CBMMT, coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra, também apontou a importância do evento como símbolo do compromisso de Mato Grosso com a agenda ambiental nacional.
“Este congresso simboliza o compromisso do Estado com o Brasil. Nossa missão é clara: reconhecer a urgência, integrar saberes científicos, tecnológicos e tradicionais, e agir de forma coletiva, por meio de políticas públicas e recursos mobilizados para a proteção do meio ambiente. Que este encontro marque o início de uma nova era de ação, cooperação e compromisso com a vida”, disse.
Na oportunidade, Glêdson também ressaltou o papel do Forest Fire como resposta inovadora aos desafios ambientais. “O congresso foi concebido como uma solução diante deste cenário crítico. Reunimos especialistas de diversos países com o propósito de apresentar ao mundo o que o Brasil tem feito para preservar suas florestas. Mato Grosso, amplamente reconhecido por sua produção agropecuária, mantém mais de 60% do território com cobertura vegetal nativa, reflexo de uma das legislações ambientais mais severas do planeta. O Estado mostra que é possível produzir com responsabilidade, conservar com eficácia e incluir com justiça. Esse é o exemplo que desejamos compartilhar”, completou o coronel.
O deputado estadual Carlos Avallone, presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, destacou a importância da união de esforços no enfrentamento aos incêndios florestais e na valorização do trabalho das forças de combate.
“Quando presenciamos um evento dessa magnitude, fica evidente o quanto ainda precisamos investir no combate aos incêndios, na segurança e, sobretudo, na união entre instituições. Um grande exemplo que temos dado aqui em Mato Grosso é justamente o excelente relacionamento institucional. Quando as instituições dialogam, os problemas diminuem e as soluções se tornam mais efetivas”, destacou.
Programação
Durante os três dias do Forest Fire – Congresso Internacional de Gestão de Incêndios Florestais, os participantes terão acesso a uma programação diversificada, que inclui 20 palestras ministradas por autoridades internacionais, além de minicursos, apresentações de trabalhos acadêmicos, workshops práticos e painéis de discussão.
Entre os temas abordados estão a gestão de incêndios florestais em diferentes países, a coordenação de operações aéreas e terrestres, estudos de caso, monitoramento do fogo, análise de condições climáticas, entre outros tópicos relevantes para o setor.
O evento contará ainda com uma feira tecnológica, que reunirá 18 empresas expositoras, apresentando soluções e equipamentos inovadores voltados à preservação ambiental, prevenção, monitoramento e combate aos incêndios florestais. A programação completa está disponível no site: www.forestfire.com.br.
Patrocínio
O Forest Fire – Congresso Internacional de Gestão de Incêndios Florestais conta com o patrocínio da empresa multinacional Forest Fire, da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT), da Aero Agrícola Rondon, do Fórum Agro e da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), da empresa Vallfirest (VTF), da MSA Safety Incorporated – Produtos de Segurança Sofisticados (MSA), e da Cervejaria Louvada.
Fonte: Governo MT – MT
-
POLÍTICA MT4 dias ago
Deputado Eduardo Botelho articula R$ 2 milhões para reforma do prédio que abrigará a Câmara Municipal de VG
-
POLÍTICA MT4 dias ago
Frente Parlamentar de Atenção à Hanseníase realiza 1ª reunião
-
POLÍTICA NACIONAL5 dias ago
Câmara aprova projeto que aumenta pena para porte de arma de uso proibido
-
POLÍTICA MT4 dias ago
Lei valoriza o turista e transforma o Vale do São Lourenço em rota oficial de MT
-
POLÍTICA MT4 dias ago
Mato Grosso sedia Encontro Regional de Agentes de Saúde com apoio da ALMT
-
POLÍTICA MT3 dias ago
ALMT realiza sessão solene em homenagem aos 22 anos da Parada do Orgulho LGBTQIAPN+
-
POLÍTICA MT6 dias ago
CCJR aprova projetos que fortalecem segurança pública e proteção às mulheres
-
POLÍTICA MT3 dias ago
Loteamento Popular é tema central da 10ª reunião da CST da Moradia Popular em Mato Grosso