65 99672-5151 | 65 99935-8576

CUIABÁ

CUIABÁ

Cavalgada e tropeirismo se tornam patrimônio cultural e histórico de Cuiabá

Publicado em


Secom CMC

Outras tradições ao meio rural também estão na lista
Cavalgadas, tropeirismo e demais tradições culturais ligadas ao meio rural se tornaram patrimônio histórico e cultural de natureza imaterial de Cuiabá. A medida está prevista na Lei 6.744/2022. A proposta é de autoria do vereador Dídimo Vovô (PSB) e aprovada na Câmara Municipal.
No decorrer dos artigos são listados os diversos costumes que englobam a propositura. Sendo eles, os carros de boi, as apresentações de resgate cultural, os bois de celas e búfalos, bem como muladeiros e os tropeiros. Também inclui as tradições esportivas envolvendo animais.
Ainda acrescenta a oficialização do tradicional desfile dos boiadeiros do Pedra 90, que integra os festejos culturais.
Para garantir a segurança dos animais, a Lei declara que nas festas e ações culturais não podem em momento algum “ser acometido por abuso-o, maus-tratos, ferimentos e mutilações contra os animais em sua participação ou preparação deste para apresentação, não importando a sua espécie”.&nbsp
Exigem também declaração de médico veterinário, carteira de vacinação, bem como equipamentos e acessórios voltados ao seu bem-estar e proteção durante as ocasiões. Como a cada 500 metros do desfile, deverão ter postos de atendimento e cuidados com os animais, onde qualquer sinal de cansaço e esforço desnecessário será recolhido para primeiros-socorros.
“Os veículos participantes dos festejos não poderão comprometer a segurança do trânsito, devendo respeitar as legislações municipais relacionadas ao tema”, destaca o artigo quarto.

Secom Câmara

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CUIABÁ

Câmara entrega doações às famílias afetadas pelas chuvas em Cuiabá

Published

on

17/01/2025
Câmara entrega doações às famílias afetadas pelas chuvas em Cuiabá

SECOM – Câmara Municipal de Cuiabá

Na tarde desta sexta-feira (17), vereadores da Câmara Municipal de Cuiabá entregaram as doações coletadas durante a semana para as famílias afetadas pelas chuvas na capital. Entre os itens doados estavam colchões, roupas e alimentos não perecíveis.

A presidente do Legislativo, Paula Calil (PL), e os vereadores Samantha Iris (PL), Dilemário Alencar (União Brasil) e Ilde Taques (PSB) se juntaram a vice-prefeita Vânia Rosa (Partido Novo) e a primeira dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, na Creche Municipal São Mateus para a entrega dos itens arrecadados durante a campanha iniciada pela vereadora Katiuscia Manteli (PSB) e acolhida pela Casa.

Paula parabenizou a sensibilidade da população cuiabana pela recepção e ajuda nesta ação emergencial em prol das vítimas das enchentes.

“É muito importante estarmos unidos neste momento, ajudando as famílias impactadas pelas fortes chuvas. A Câmara de Cuiabá lançou a campanha nesta semana e a população acolheu, alcançando um resultado surpreendente. Vamos conseguir muito mais, se Deus quiser”, afirmou a liberal.

Para Samantha, o importante neste momento também é o planejamento de ações preventivas a tragédias ambientais como a deste momento. A vereadora reforçou que a Prefeitura e a Câmara Municipal de Cuiabá vão trabalhar juntas, em prol de uma melhora significativa para os moradores da capital.

“Estou à disposição para ajudar! Eu sei que se a gente unir os esforços de todos nós vamos conseguir fazer grandes coisas por Cuiabá, e a gente tem muitos projetos e muitos planos”, declarou Samantha.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Continue Reading

MAIS LIDAS