MATO GROSSO
Cavalaria da PM realiza operação para reforçar policiamento na Baixada Cuiabana
O Regimento de Policiamento Montado (Cavalaria) da Polícia Militar deflagrou em Cuiabá, nesta terça-feira (25), a Operação Centauro. Com o reforço policial especializado, foram intensificadas as ações de segurança pública na região da Baixada Cuiabana, Orla do Porto e área Central da cidade. Em menos de 24 horas, 8 kg de entorpecente foram apreendidos.
Estão integrando a ação cerca de 30 policiais militares, 16 cavalos e viaturas da Cavalaria da PM em diversos pontos da Capital (centrais e nos bairros). O policiamento montado tem o objetivo de preservar a ordem pública, transmitir sensação de segurança à população, inibir e combater a prática delitos e outras condutas inconvenientes.
Em poucas horas, a Operação Centauro já abordou 65 pessoas e 32 veículos. Nestas ações de fiscalização e abordagem, os policiais prenderam dois homens por tráfico de drogas, com mais de 8 kg de cocaína (sete tabletes) e uma arma de fogo. A prisão dos suspeitos foi efetuada no bairro Jardim Ubirajara. Um dos homens detido confessou que guardava a grande quantidade de entorpecente em casa para uma organização criminosa.
A operação da PM segue até o fim deste mês de janeiro e conta com o apoio das equipes do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) . A Cavalaria da PM conta com o trabalho de 88 policiais que utilizam o cavalo para o policiamento ostensivo montado nas cidades de Cuiabá e Nova Mutum.
Disque -Denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, pelo 190 ou, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque-denúncia 0800.065.3939.
MATO GROSSO
Corpo de Bombeiros promove treinamento de resgate a vítimas de acidentes motociclísticos
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) promoveu, nesta terça-feira (11.11), um treinamento prático de Atendimento Pré-hospitalar (APH) voltado ao resgate de vítimas de acidentes motociclísticos.
A atividade foi direcionada aos militares do 1º Núcleo Bombeiro Militar (1º NBM), localizado em Alto Araguaia (422 km de Cuiabá). O principal objetivo foi aperfeiçoar a integração da equipe, aprimorar a padronização dos procedimentos operacionais e fortalecer a excelência no atendimento à população.
O treinamento abordou procedimentos fundamentais do APH, incluindo a abordagem inicial à vítima, avaliação primária (XABCDE), controle de vias aéreas, verificação de pulso e respiração, imobilização cervical com colar rígido, retirada segura do capacete, imobilização em prancha longa e transporte adequado até a viatura de resgate.
Em seguida, a avaliação secundária foi conduzida dentro da viatura, reforçando as etapas de monitoramento e cuidados até a transferência do paciente para uma equipe médica especializada
“Essas capacitações constantes refletem o compromisso da corporação em manter a prontidão e a eficiência no atendimento às emergências, garantindo segurança, técnica e humanização nas ações de salvamento e resgate”, afirmou o especialista e instrutor na área, soldado BM João Paulo Cordeiro Oliveira.
Fonte: Governo MT – MT
-
AGRONEGÓCIO4 dias agoMercado de café segue volátil com incertezas sobre tarifas dos EUA, clima no Brasil e queda nos estoques
-
Esportes2 dias agoFlamengo vence Santos em jogo eletrizante no Maracanã, com drama no final
-
MATO GROSSO6 dias agoDia D de Matrículas da EJA mobiliza sistema prisional e reforça política de ressocialização pelo estudo
-
POLÍTICA MT7 dias agoAudiência pública na ALMT debate proposta orçamentária de R$ 40,7 bilhões para 2026
-
Esportes6 dias agoSão Paulo e Flamengo empatam na Vila Belmiro em jogo de quatro gols
-
POLÍTICA MT6 dias agoProjeto Raízes que Libertam incentiva doação de livros na Assembleia Legislativa
-
POLÍTICA MT6 dias agoUnemat e SES discutem ampliação de estágio no Hospital Regional de Cáceres
-
CUIABÁ2 dias agoPrefeitura e Polícia Militar reforçam segurança e ordenamento urbano na segunda edição da Operação Guardiões do Coxipó
