AGRONEGÓCIO
Cartilha da Aprosoja-MT auxilia produtores no manejo da cigarrinha-do-milho
Cartilha da Aprosoja-MT auxilia produtores no manejo da cigarrinha-do-milho
A entidade busca desde o ano passado alertar os agricultores sobre o manejo da praga e os enfezamentos no milho
31/01/2022
Preocupada com a situação da cigarrinha-do-milho que tem atacado as lavouras, em Mato Grosso, a Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja-MT), disponibilizou aos produtores rurais uma cartilha para informar e alertar sobre o manejo da praga e o enfezamento na plantação.
Conforme a Comissão de Defesa Agrícola da Aprosoja-MT, responsável pelo material técnico, o propósito da divulgação desse material é a busca de um manejo com maior eficiência para amenizar os prejuízos causados pela Cigarrinha-do-milho, praga que atinge a lavoura e pode causar a redução de crescimento e desenvolvimento da planta, entrenós curtos, defeito na formação de espigas, enfraquecimento dos colmos com favorecimento às infecções fúngicas que resultam em tombamento.
Entre as boas práticas apresentadas na cartilha estão a eliminação do milho voluntário (tiguera), a rotação de cultivos, evitando o plantio sucessivo de gramíneas e a não semeadura ao lado de lavouras com plantas adultas apresentando sintomas de enfezamentos.
A cartilha está disponível em formato PDF clicando aqui.
Acompanhamento – A Aprosoja Mato Grosso, representante de mais de 7.500 produtores de milho no estado, convidou esta semana, representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Embrapa Milho e Sorgo, Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT), e outras autoridades para visitarem as lavouras de milho safra e safrinha em Lucas do Rio Verde. As entidades conheceram a situação e se disponibilizaram para analisar e apresentar possíveis soluções para diminuir os danos causados pela cigarrinha-do-milho.

AGRONEGÓCIO
TRIGO/CEPEA: Safra brasileira deve ser menor que em 2022
Cepea, 20/06/2023 – O Brasil deve ter produção nacional de trigo um pouco menor neste ano. Apesar de a área a ser semeada no País superar a de 2022, a perspectiva é de queda na produtividade. Já na Argentina, estimativas atuais apontam recuperação da oferta nesta safra. A Conab aponta que a área com trigo no Brasil está prevista para ser 9,7% maior que a da temporada anterior, para 3,38 milhões de hectares. Todavia, as estimativas de produtividade se reduziram 0,2% frente ao apontado em maio, ficando 15,6% inferior a 2022, com média nacional de 2,88 toneladas/hectare. Também conforme dados da Conab, a produção da nova safra está projetada em 9,7 milhões de toneladas, 7,4% inferior à da temporada passada, que foi recorde. Fonte: Cepea (www.cepea.esalq.usp.br)
Fonte: Diárias de Mercado
-
Diversos6 dias ago
Flávia sanciona lei de cessão do “antigo Fórum” à Câmara de Vereadores
-
CUIABÁ4 dias ago
PL que proíbe
-
POLÍTICA MT6 dias ago
Frente Parlamentar da Segurança Pessoal deverá ser prorrogada e recebe sugestões para projetos de lei
-
POLÍTICA MT4 dias ago
ALMT analisa criação da Política Estadual de Incentivo às Feiras da Agricultura Familiar e Agroecológicas
-
POLÍTICA MT3 dias ago
Deputado critica burocracia na liberação do canabidiol pelo SUS
-
POLÍTICA MT7 dias ago
Lei aprovada na ALMT cria programa para promover a participação das mulheres no setor cultural
-
Lucas do Rio Verde4 dias ago
Festa do Momento Mulher será nesta sexta-feira (14) com entrada e transporte gratuitos
-
POLÍTICA MT3 dias ago
População sofre os impactos do atraso nas obras do BRT e ALMT convoca secretário