MATO GROSSO
Capacitações da CGE superam 24 mil pessoas em três anos
As capacitações promovidas pela Controladoria Geral do Estado (CGE-MT), entre os anos de 2019 e 2021, alcançaram 24.398 pessoas. O quantitativo atingido envolve o público de capacitações presenciais e o que acompanhou ao vivo as capacitações online. Ao considerar os treinamentos virtuais cujas gravações estão disponíveis no canal da CGE no YouTube, o alcance foi 86.070, total de visualizações dos vídeos até o momento.
Em três anos, foram realizados 112 cursos como parte do “Programa CGE ORIENTA – Estado Íntegro e Eficaz”. As capacitações foram voltadas aos servidores públicos estaduais e de outros poderes e esferas, ao controle social e às pessoas jurídicas contratadas ou com interesse em estabelecer negócios com o Poder Executivo Estadual.
Os temas das capacitações envolveram todas as áreas de atuação da CGE: Ouvidoria, Transparência, Controle Interno, Corregedoria e Integridade. Alguns dos temas foram: Formação de Preços de Referência nas Aquisições Públicas, Os Desafios da Ouvidoria Pública, Programas de Integridade e Compliance nas Contratações Públicas, Tomada de Contas Especial, Concessão de Diárias, Cessão de Servidor, Fiscalização de Obras Rodoviárias com Drones etc.
Destaque para os 44 treinamentos dos servidores estaduais para uso do Sistema Estadual de Produção e Gestão de Documentos Digitais (Sigadoc). A série sobre o Sigadoc, realizada entre 06 de outubro e 15 de dezembro de 2021, simultaneamente pelo Google Meet e pelo YouTube, alcançou 17.105 servidores dos 36 órgãos/entidades estaduais. Os vídeos das 44 capacitações já tiveram 56.316 visualizações até o momento no canal da CGE no YouTube.
Outra capacitação de destaque foi a Conferência contra a Corrupção, realizada de forma virtual em dezembro de 2021 em referência ao Dia Internacional Contra a Corrupção. O evento contou com a participação de especialistas de renome nacional e local para abordar o controle, a integridade e a governança como instrumentos de prevenção e combate à corrupção.
A conferência foi acompanhada ao vivo por quase 400 espectadores, entre servidores públicos e pessoas jurídicas que se relacionam com o Poder Executivo do Estado de Mato Grosso. Os vídeos do evento tiveram quase 2 mil acessos até o momento no YouTube.
Prevenção
A realização de capacitações é uma das prioridades da CGE como parte da vertente preventiva de atuação. Prova disso é a institucionalização do “Programa CGE ORIENTA – Estado Íntegro e Eficaz” como ação permanente de treinamentos dos servidores públicos estaduais, do controle social e dos fornecedores para promover a integridade e o aperfeiçoamento da gestão pública.
“Cada vez mais temos nos preocupado em assessorar, orientar e capacitar os agentes públicos estaduais para aplicar com mais eficácia e eficiência o dinheiro público. Não somente em termos das melhores práticas de formalização de processos, mas também no sentido de auxiliá-los a executarem as políticas públicas de forma efetiva”, destaca o secretário-controlador geral do Estado, Emerson Hideki Hayashida.
Desde que o “Programa CGE ORIENTA” foi lançado, em 2019, a cada ano a Controladoria define e divulga calendário de treinamentos com base no histórico de fragilidades identificadas nas atividades administrativas dos órgãos/entidades estaduais, na análise de informações nas áreas de Ouvidoria, Auditoria, Controle e Corregedoria e em demandas das organizações estaduais.

MATO GROSSO
Operação em área externa de penitenciária apreende quatro drones e evita entrada de 28 celulares

Policiais penais finalizaram, na sexta-feira (14.3), uma operação ostensiva no perímetro externo da Penitenciária Major Eldo Sá Correia que resultou na apreensão de quatro drones, 28 celulares, 18 carregadores, além de diversos acessórios e bebidas alcoólicas. O prejuízo estimado às facções criminosas é de aproximadamente R$ 500 mil.
A operação começou na quarta-feira (12), com a vigilância das áreas ao redor da penitenciária, que incluem áreas de mata e onde suspeitos se escondem para tentar lançar drones com material ilícito em direção à unidade prisional. A ação da Polícia Penal é mais um reforço nas medidas de segurança definidas pelo programa Tolerância Zero contra Facções Criminosas.
Durante a madrugada de sexta-feira, os policiais das torres de vigilância avistaram a movimentação de drones próximos ao raio 2 da penitenciária, que acabou desviando a rota.
Os policiais que estavam na parte externa da unidade prisional seguiram os sinais do aparelho não-tripulado que foi em direção à MT-130 e entrou em uma propriedade rural. A equipe penal seguiu em direção ao pasto, e na sequência avistou dois suspeitos com vestes camufladas operando os drones. Ao perceberem a aproximação dos policiais, que deram ordem de prisão, a dupla fugiu rumo à mata fechada.
No local foram apreendidas mochilas com dezenas de materiais, como: quatro drones, 29 baterias para drones, controles para drones, 28 aparelhos celulares, uma carcaça de aparelho celular, carregadores portáteis, 18 carregadores completos, fones de ouvido três garrafas com bebida alcóolica, barras de Durepox.
O diretor da penitenciária, Ailton Ferreira, explicou que pela quantidade de material apreendido, os suspeitos estavam preparados para permanecerem uns dois dias na região de mata.
“A quantidade de baterias dos drones apreendidos revela que seriam necessárias alguma viagens para que os drones tentassem sobrevoar o espaço da Penitenciária e desovar os materiais ilícitos nos Raios”, destacou o diretor, chamando atenção para o prejuízo causado à criminalidade com a apreensão dos materiais, estimado em aproximadamente meio milhão de reais.
Fonte: Governo MT – MT
-
Diversos6 dias ago
Flávia sanciona lei de cessão do “antigo Fórum” à Câmara de Vereadores
-
CUIABÁ4 dias ago
PL que proíbe
-
POLÍTICA MT6 dias ago
Frente Parlamentar da Segurança Pessoal deverá ser prorrogada e recebe sugestões para projetos de lei
-
POLÍTICA MT4 dias ago
ALMT analisa criação da Política Estadual de Incentivo às Feiras da Agricultura Familiar e Agroecológicas
-
POLÍTICA MT3 dias ago
Deputado critica burocracia na liberação do canabidiol pelo SUS
-
POLÍTICA MT7 dias ago
Lei aprovada na ALMT cria programa para promover a participação das mulheres no setor cultural
-
Lucas do Rio Verde4 dias ago
Festa do Momento Mulher será nesta sexta-feira (14) com entrada e transporte gratuitos
-
POLÍTICA MT3 dias ago
População sofre os impactos do atraso nas obras do BRT e ALMT convoca secretário