65 99672-5151 | 65 99935-8576

CUIABÁ

CUIABÁ

Câmara recebe exposição paga celebrar a cultura cuiabana por meio da poesia

Publicado em

05/04/2025
Câmara recebe exposição paga celebrar a cultura cuiabana por meio da poesia

SECOM – Câmara Municipal de Cuiabá&nbsp

A Câmara Municipal de Cuiabá segue com as comemorações do aniversário de 306 anos da capital mato-grossense. Com o apoio da Secretaria de Apoio à Cultura, a Casa de Leis realiza a exposição “306 anos: Cuiabá sob o olhar dos poetas”, que busca resgatar e valorizar a memória cultural da população por meio da poesia.
O analista legislativo, Danilo Monlevade, destaca a importância de promover a exposição durante o aniversário da capital.
“Essa é uma homenagem que a Secretaria de Apoio à Cultura faz a Cuiabá. Apresentamos seis poetas cuiabanos que desenvolveram sua literatura tendo Cuiabá como inspiração. Aproveitamos também o Dia Mundial da Poesia, celebrado em 21 de março, para fazer essa bela celebração”, disse o analista.
O servidor também explica como se dá a apresentação e ressalta os poetas homenageados.
“São seis autores celebrados na exposição: Moisés Mendes Martins, Dom Aquino Corrêa, Carmindo de Campos, Aclyse de Mattos, Luciene Carvalho e Newton Alfredo de Aguiar. Além disso, haverá um painel exclusivo sobre o Dia Mundial da Poesia e o aniversário de Cuiabá”, finalizou.
A exposição é aberta ao público e permanece disponível até 9 de abril, das 6h às 18h, de segunda a sexta-feira, conforme o expediente da Casa.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CUIABÁ

Daniel Monteiro reforça compromisso com valorização dos profissionais da educação em Cuiabá

Published

on

Diego Nunes – Assessoria do vereador Daniel Monteiro&nbsp
Durante fala na tribuna da Câmara Municipal de Cuiabá nesta quinta-feira (10), o vereador Daniel Monteiro (Republicanos) destacou seu compromisso com a valorização dos profissionais da educação da rede municipal. Presidente da Comissão de Educação da Casa e com experiência prévia na Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT), o parlamentar tem sido uma das principais vozes nas discussões sobre a revisão da Lei Complementar 220, que trata da carreira dos servidores da educação.
Segundo o parlamentar, é inaceitável que a atual legislação exija um período de três anos para que a nova titulação acadêmica de um profissional seja reconhecida, o que representa, na avaliação dele, um desestímulo à qualificação. “Bastou um discurso sobre o tema para que meu gabinete fosse procurado por diversos profissionais da educação, entre técnicos, professores e servidores, todos trazendo ponderações importantes para o debate sobre a carreira”, relatou.
O vereador também criticou a falta de reconhecimento de diplomas de nível superior obtidos por Técnicos de Manutenção Escolar (TMEs) e Técnicos de Apoio à Infraestrutura Escolar (TAIs). “Temos TMEs que se formam em cursos superiores reconhecidos pelo MEC, como Enfermagem, Contabilidade ou Jornalismo, mas que não têm esse esforço reconhecido pela rede municipal. Isso precisa ser corrigido com urgência.”
Daniel Monteiro chamou a atenção ainda para o fato de que, no caso dos TAIs, a rede só reconhece até a pós-graduação, desconsiderando titulações como mestrado, doutorado e pós-doutorado. “Na prática, a mensagem que está sendo passada é: não estudem mais. É um completo desincentivo à formação continuada.”
Para acompanhar de perto as discussões sobre a revisão da lei, o parlamentar informou que designou membros de sua equipe jurídica para participarem das reuniões realizadas na Secretaria Municipal de Educação. “Todas as quartas e sextas-feiras, meu gabinete estará presente nessas reuniões. Essa é uma pauta prioritária, e esta tribuna será usada, sistematicamente, para defender a valorização dos profissionais da educação.”
Daniel Monteiro também reconheceu avanços na área, especialmente no que diz respeito à entrega de materiais didáticos. “Estive na Secretaria nesta semana e fui apresentado aos novos materiais que serão utilizados nas escolas. O trabalho técnico está avançando, mas de nada adianta se o profissional da ponta, que aplica esse conteúdo, não for reconhecido como merece,” concluiu.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Continue Reading

MAIS LIDAS