65 99672-5151 | 65 99935-8576

CUIABÁ

TJ MT

Autoridades parabenizam Judiciário e desejam sucesso aos novos (as) juízes e juízas

Publicado em


Nesta sexta-feira (21), o Primeiro Grau de Jurisdição recebeu um reforço significativo. A presidente do Poder Judiciário de Mato Grosso desembargadora Maria Helena Póvoas comandou a solenidade de posse dos 25 novos juízes e juízes substitutos (as) da Justiça Estadual. “Cumprimento e parabenizo aos empossandos e empossandas pela vitória nesta tão dura jornada. Este momento de glória, satisfação e de vitória não é apenas de vocês também é para este Tribunal um momento de plena satisfação”, afirmou a presidente.
 
Devido a medidas de biossegurança, impostas para conter a contaminação pela Covid-19 e Influenza H3N2, a cerimônia foi realizada no Plenário 1 do Tribunal de Justiça do Estado, em Cuiabá, e transmitida pelo canal do Youtube do TJMT (https://www.youtube.com/watch?v=tKK92mBb2mE). A Alta Administração do TJMT e o Pleno do Tribunal prestigiaram o evento por meio da sala virtual. Autoridades do Estado também compuseram o dispositivo virtual.
 
Por meio de um vídeo que foi reproduzido no telão do plenário, o governador do Estado, Mauro Mendes parabenizou os empossados e empossadas e desejou sucesso na nova carreira. “Primeiro quero parabenizar todos os juízes e juízas que passaram no concurso e hoje tomam posse para integrar esta importante carreira do Judiciário do Estado de Mato Grosso. Desejo que todos a partir deste momento, exercendo essa nobre função nas diversas comarcas do nosso Estado que possam contribuir com o Judiciário nas enormes demandas que o judiciário tem e prestar esse importante serviço a nossa sociedade. Que todos tenham uma exitosa carreira e possam orgulhar cada vez mais o Judiciário de Mato Grosso”.
 
O presidente da Associação Mato-grossense de Magistrados (Amam), juiz Tiago Souza Nogueira de Abreu, também por meio de vídeo deu boas-vindas aos novos (as) colegas. “A Amam está de portas abertas para vocês. Ao longo do período de formação estaremos muito próximos e com muita alegria. Na Amam vocês encontrarão o apoio necessário para a defesa das suas prerrogativas e dos seus direitos no exercício da magistratura. Desejo a vocês sucesso, sabedoria e que Deus abençoe cada um”. O magistrado também agradeceu o empenho da gestão do TJMT em priorizar o Primeiro Grau de jurisdição. “É uma alegria para nós, na data de hoje estar recebendo esses 25 novos colegas. Inicialmente quero agradecer a presidente do TJMT, desembargadora Maria Helena Póvoas, aos demais desembargadores desta gestão e a todos os integrantes do Pleno por este dia histórico”, elogiou. “Mato Grosso realmente necessita desses novos 25 juízes nas comarcas do interior. Isso é algo que nos elogiamos, pois precisamos priorizar o Primeiro Grau e a desembargadora vem cumprindo essa missão”.
 
O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Conselheiro José Carlos Novelli parabenizou o judiciário e destacou que o reforço irá melhorar o atendimento ao cidadão. “É com muita alegria que falo nessa cerimônia dos 25 juízes de direito empossados pela presidente do TJMT, desembargadora Maria Helena Póvoas. Parabenizo a desembargadora e o Poder Judiciário como um todo por ter concretizado o concurso com a posse desses juízes que vão prestar um relevante servido à população de Mato Grosso, principalmente a do interior do Estado, garantindo a prestação da justiça diretamente para o cidadão”.
 
O procurador-geral de Justiça de Mato Grosso, José Antônio Borges destacou que os novos(as) magistrados (as) vão atuar nas Comarcas mais distantes. “Quero cumprimentar a presidente do TJMT, desembargadora Maria Helena Póvoas, que está dando posse aos 25 juízes e juízas que passaram no último concurso da magistratura e dessa forma suprindo as vagas das comarcas mais distantes onde havia vacância. Importante salientar que o acesso à Justiça só se dá desta forma, tendo juízes vivenciando a realidade dessas comarcas”, analisou. “Também desejo a esses novos profissionais da magistratura sucesso absoluto na carreira, compromissados em cumprir a Constituição Federal, Estadual e as Leis deste país. Que Deus ilumine os senhores e as senhoras”.
 
O defensor público-geral, Clodoaldo Gonçalves de Queiroz, comemorou o feito. “A nomeação de novos juízes é uma grande notícia para quem opera o Direito e a população do Estado de Mato Grosso. Há tempos que a quantidade de magistrados, assim como membros do Ministério Público e especialmente da Defensoria Pública, está muito aquém para as necessidades do bom funcionamento da Justiça de Mato Grosso. Assim fica aqui meus parabéns a Diretoria do TJMT, representada pela sua presidente, desembargadora Maria Helena Póvoas, por ter conseguindo atender esta demanda e por ter realizado estre grande feito”, afirmou.
 
Também prestigiaram o evento os juízes auxiliares: Rodrigo Curvo (Ouvidor-Geral), Adriana Sant’anna Coningham, Paulo Marcio de Carvalho, Aristeu Vilela, Edson Dias Reis, Christiane Costa Marques e Eduardo Calmon, além da presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso.
 
Os 25 juízes e juízes empossados (as) serão designados para 18 comarcas de Primeira Instância: Alto Garças, Alto Araguaia, Apiacás, Aripuanã, Campinápolis, Colniza, Cotriguaçu, Guarantã do Norte, Marcelândia, Matupá, Novo São Joaquim, Porto Alegre do Norte, Porto dos Gaúchos, Porto Esperidião, Ribeirão Cascalheira e Terra Nova do Norte.
 
 
Alcione dos Anjos/ Fotos: Alair Ribeiro
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
 

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TJ MT

Pioneirismo e tecnologia marcam os 93 anos da Justiça Eleitoral de MT

Published

on

Em uma cerimônia marcada por homenagens, reconhecimento ao trabalho dos servidores e reflexões sobre a trajetória de inovação, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) celebrou nesta terça-feira (11) 93 anos de história. Durante a solenidade, magistrados relembraram a trajetória de inovação que tornou a Justiça Eleitoral mato-grossense referência em todo o país.

O evento foi realizado no plenário do TRE, em Cuiabá, com a presença de autoridades dos três poderes, representantes de instituições parceiras e servidores da Justiça.

Justiça moderna e tecnológica

A presidente do TRE-MT, desembargadora Serly Marcondes Alves, abriu a solenidade destacando o orgulho de conduzir um tribunal reconhecido pela modernização e pela capacidade de se reinventar.

“É uma Justiça que chegou a um nível de informação e de tecnologia invejável. Tenho o maior orgulho de estar presidindo este tribunal com essa característica”, afirmou a magistrada.

Durante a cerimônia, foi relembrada a trajetória da instituição desde sua instalação, em 11 de novembro de 1932, quando nascia como guardiã da vontade popular em Mato Grosso.

Ao longo de décadas, a Justiça Eleitoral acompanhou a evolução dos processos democráticos, migrando da urna de ferro e lona para a urna eletrônica, tecnologia que teve protótipo desenvolvido no próprio TRE-MT na década de 1990.

Democracia em movimento

Representando o Tribunal de Justiça de Mato Grosso, a desembargadora Maria Erotides Kneip reforçou o papel essencial da Justiça Eleitoral na garantia da soberania popular.

“O TRE de Mato Grosso faz mais do que contar votos. O que ele faz, verdadeiramente, é garantir a democracia, garantir a soberania popular, garantir que o voto do cidadão que reside no local mais distante do estado seja computado e respeitado”, destacou.

“A democracia não é um fato consumado, ela é construída, e o TRE faz isso muito bem”, completou a desembargadora.

A juíza auxiliar da Presidência do TJMT, Gabriela Knaul Albuquerque, também participou da solenidade, representando o presidente da Corte, desembargador José Zuquim Nogueira.

Mato Grosso: berço da urna eletrônica

O desembargador Lídio Modesto, vice-presidente e corregedor substituto do TRE, ressaltou a relevância histórica de Mato Grosso no desenvolvimento da tecnologia que levou à instituição do voto eletrônico no país. “Temos um estado altamente complexo e, mesmo com tantas dificuldades, conseguimos nos destacar. Mato Grosso, há muitos anos, criou o protótipo do que seria a urna eletrônica, que evoluiu até chegar ao modelo que hoje serve ao Brasil”, lembrou.

O pioneirismo foi possível graças ao trabalho do então secretário de Tecnologia da Informação, Luiz Roberto da Fonseca, e de servidores que participaram do desenvolvimento da urna, consolidando o TRE-MT como referência em inovação e segurança eleitoral.

Homenagens e comendas

Durante o evento, magistrados e servidores foram homenageados com a Comenda Ouvidor Antônio de Oliveira, o Colar de Mérito Eleitoral, a Medalha de Mérito Eleitoral e os Broches de Lapela (bronze, prata e ouro), concedidos conforme o tempo de serviço à instituição.

O desembargador Márcio Vidal, um dos agraciados, discursou em nome dos homenageados.

“Receber a Comenda Ouvidor Antônio de Oliveira é, antes de tudo, um gesto simbólico. É como se a Justiça Eleitoral, no exercício de ouvidora do povo mato-grossense, hoje nos devolvesse em forma de honra a confiança que nela depositamos ao exercer nossa missão pública”, expressou.

Entre os homenageados também estavam magistrados, representantes do Ministério Público, servidores e instituições parceiras, como a AMAM, a Fecomércio e a Fiemt.

“A Justiça mais dinâmica que temos”

A presidente da Associação Mato-grossense de Magistrados (AMAM), juíza Jaqueline Cherulli, também participou da solenidade e enfatizou o caráter dinâmico e inovador da Justiça Eleitoral.

“É uma história linda de 93 anos. Temos memórias vivas aqui hoje. Muito mudou de lá para cá e essa integração entre poderes é o caminho para continuar se reinventando. É a Justiça mais dinâmica que temos. Ela se renova a cada pleito, e o curioso é que todo o corpo de magistrados se renova a cada dois anos”, afirmou.

Homenageados

Entre os homenageados que receberam a Comenda Ouvidor Antônio de Oliveira estavam os desembargadores Marilsen Andrade Addário, Rui Ramos Ribeiro, Márcio Vidal, Lídio Modesto da Silva Filho e Rodrigo Roberto Curvo.

Também foram reconhecidos com o Colar e a Medalha de Mérito Eleitoral magistrados com relevantes serviços prestados à Justiça e à democracia: a desembargadora do TJMT Maria Erotides Kneip, o juiz Antônio Veloso Peleja Júnior e o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul, desembargador Mário Crespo Brum. A juíza Jaqueline Cherulli, presidente da Associação Mato-grossense de Magistrados (AMAM), também foi homenageada.

Autor: Vitória Maria Sena

Fotografo: Josi Dias

Departamento: Coordenadoria de Comunicação do TJMT

Email: [email protected]

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Reading

MAIS LIDAS