GERAL
Artistas e políticos lamentam morte de Elza Soares
Publicados
20/01/2022GERAL


Poucos minutos depois da confirmação da morte da cantora Elza Soares, artistas, políticos e anônimos começaram a manifestar sua tristeza e lamentar a partida daquela que está na história como uma das maiores cantoras do Brasil. Elza morreu hoje (20), de causas naturais, aos 91 anos de idade. Coincidentemente, a cantora faleceu no dia em que se completa 39 anos da morte do seu ex-marido, o jogador de futebol Mané Garrincha.
A Mocidade Independente de Padre Miguel, escola de samba de coração da cantora, anunciou luto de três dias. “Em nome do presidente Flávio Santos e do vice-presidente Luiz Claudio Ribeiro, a Mocidade Independente de Padre Miguel, profundamente consternada, anuncia luto de 3 dias em virtude do falecimento da nossa grande eterna deusa, Elza Soares. O ensaio do próximo sábado está cancelado”, anunciou em nota oficial. A Mocidade chegou a homenagear Elza em seu samba enredo no carnaval de 2020.
A cantora Maria Rita chamou a morte de Elza de “perda facilmente estimável”. “Uma perda facilmente estimável: descansa uma das maiores do nosso país, representante da resistência e resiliência de seu povo. Dona Elza, missão cumprida! E agora começa a nossa missão: celebrá-la sempre! Que seja recebida em festa, essa incrível mulher de Luz…!”.
A sambista Leci Brandão afirmou que Elza é uma referência como artista e mulher. “Quanta tristeza! A nossa DIVA Elza Soares fez sua passagem hoje. A Voz do Milênio, Elza é uma referência de mulher, artista e ser humano. Elza é eterna! Eu agradeço por sua passagem iluminada nesse mundo. Que Olorum a receba em festa…”.
Já Caetano Veloso chamou Elza de “uma concentração extraordinária de energia e talento no organismo da cultura brasileira”. Gal Costa postou o trecho de um show onde ela e Elza dividiram o palco e cantaram abraçadas. O rapper Mano Brown disse: “A voz do milênio, vá em paz Elza Soares”.
Também rapper, Emicida agradeceu a Elza por sua contribuição neste mundo e postou uma foto sua com a cantora. “Obrigado por ser imensa. E através da sua imensidão ensinar que é sempre tempo de brilhar! Obrigado pelo respeito, carinho e risadas. Cada encontro foi único. Que a terra lhe seja leve Elza Soares. Que o universo receba com luz e festa a voz do milênio!”, disse.
O músico Lobão, que conheceu Elza ainda na década de 1980 e sempre mostrou carinho, admiração e amizade pela cantora em seus livros e entrevistas, também se manifestou nas redes sociais. “Acabo de receber uma notícia simplesmente devastadora: minha madrinha, minha amiga, uma das maiores cantoras do mundo, Elza Soares nos deixou hoje”.
A atriz Taís Araújo, que interpretou Elza no cinema, também se manifestou. “Dura na queda, nos ensinou a levantar a cabeça a cada tombo e depois seguir”, disse.
O Flamengo, clube de coração de Elza, também lamentou a morte da cantora nas redes sociais. O clube, em suas condolências, lembrou a coincidência nas datas da morte de Elza e Garrincha. “O Clube de Regatas do Flamengo lamenta profundamente a morte da magnífica cantora Elza Soares. Rubro-negra de coração, ela nos deixa no mesmo dia em que o craque Garrincha, seu grande amor, se foi há 39 anos”.
Políticos também lamentam morte da cantora
O prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, decretou luto oficial de três dias na capital fluminense. Em sua rede social prestou homenagem à cantora “Mulher! Guerreira! Elza vive!”.
O governador de São Paulo, João Dória, também prestou sua solidariedade a todos que sofrem com a notícia. “Com a morte de Elza Soares, o Brasil perde uma mulher admirável. Elza era a voz do talento e do ritmo da música brasileira. Minha solidariedade aos familiares, amigos e fãs”.
Guilherme Boulos, político do PSOL e candidato à Presidência da República em 2018 e ao governo de São Paulo em 2020, chamou Elza de “síntese de um país construído por mulheres negras e fortes”. “Fez tudo e mais um pouco pela nossa música e nossa cultura. Vá em paz, gigante!”.
O deputado federal Marcelo Freixo (PSB-RJ) disse que “Perdemos hoje uma das maiores cantoras de todos os tempos, a voz de um Brasil que é liberdade, potência e beleza. Descanse em paz, Elza Soares. Obrigado por tudo”.
O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) também rendeu suas homenagens. “Elza Soares leva consigo uma parte da nossa história. Uma parte imensa da cultura e da construção do nosso povo. Foi através dela que brasileiros e brasileiras cantaram, dançaram, resistiram! É triste, dói. Mas no final das contas, ela ficará aqui, em nós. Elza Soares vive!”, afirmou.
Edição: Claudia Felczak


GERAL
Capital paulista abre inscrições para festival de acessibilidade
Publicados
12 horas atrásem
25/06/2022Por
portalrecordnews

A prefeitura da capital paulista abriu inscrições de propostas artísticas para a terceira edição do Sem Barreiras – Festival de Acessibilidade e Artistas com Deficiência. Podem se inscrever, individualmente ou em grupo, artistas com deficiência de diversas áreas. Em 2022, o festival será realizado na segunda quinzena de setembro, no formato presencial.
Entre as linguagens artísticas aceitas no festival estão artes visuais, cinema, circo, dança, fotografia, literatura, moda, música e teatro. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 30 pela internet.
“[O festival] tem como objetivo promover acessibilidade comunicacional em teatros e equipamentos municipais de cultura, oferecendo, além de acessibilidade arquitetônica, recursos de Libras, audiodescrição e legenda para munícipes com deficiência”, destaca comunicado da prefeitura.
A primeira edição, que aconteceu em setembro de 2019, contou com espetáculos espalhados por mais de 20 equipamentos culturais da cidade como Itaú Cultural, Sesc, Instituto Moreira Salles, Museu de Arte de São Paulo (Masp), e Casa das Rosas.
Edição: Kelly Oliveira


África do Sul: Ao menos 20 jovens são encontrados mortos em discoteca


Governo federal mapeia nomes da CPI e faz pente-fino em investigações


Prefeitura de Cuiabá realiza ação de combate ao trabalho infantil na feira livre do CPA III


VW Nivus Highline 2022: como anda o meio hatch meio SUV


Brasileiro: Botafogo e Fluminense se enfrentam em busca de vaga no G4
MAIS LIDAS
-
Direitos Humanos7 dias atrás
Empregos para comunidade LGBTQIA+ começam a se abrir
-
PICANTES7 dias atrás
Naiara Azevedo exibe novo ensaio de clipe e fãs vão ao delírio na web: “Triscou Já Foi!”
-
CARROS E MOTOS7 dias atrás
Conheça a história do DKW-Vemag
-
CURIOSIDADES7 dias atrás
Baterias e moedas: médicos retiram 233 objetos do estômago de paciente
-
Justiça7 dias atrás
Justiça aumenta uso da inteligência artificial nos tribunais
-
CARROS E MOTOS7 dias atrás
Ducati inclui nova cor para Streetfigher V2 da linha 2022
-
PICANTES7 dias atrás
Paolla Oliveira dá show de boa forma aos 40 anos: “eu pediria em casamento, hein!”
-
Direitos Humanos6 dias atrás
Venezuelanos representaram maioria de pedidos de refúgio em 2021