65 99672-5151 | 65 99935-8576

CUIABÁ

Lucas do Rio Verde

Alistamento militar deve ser feito pela internet até 30 de junho

Publicado em


Os jovens brasileiros do sexo masculino, que completam 18 anos em 2022, já podem cumprir a obrigação de se alistar no serviço militar. Este ano as inscrições estão abertas, exclusivamente, no formato on-line, até dia 30 de junho. Para se alistar, basta acessar o site alistamento.eb.mil.br. (Confira o passo a passo anexo)

Para a inscrição, é necessário ter em mãos CPF, carteira de identidade ou carteira de trabalho, comprovante de endereço com CEP, endereço de e-mail e telefone. Após preencher o formulário, o candidato deve imprimir seu Certificado de Alistamento Militar para comprovação de sua inscrição junto às Forças Armadas. O acesso é feito com o número do CPF e a senha criada no momento do cadastro.

Para quem não tem acesso a um computador pessoal, a inscrição pode ser feita por um telefone celular, instalando o aplicativo de alistamento, disponível para os sistemas iOS e Android. A documentação é a mesma para ambos os casos.

No Brasil o alistamento militar é obrigatório e quem não se alistar pode ter uma série de problemas, como a proibição de:

•    Ingressar como funcionário, empregado ou associado em instituição, empresa ou associação oficial, oficializada ou subvencionada;
•    Assinar contrato com governos (federal, estadual, dos territórios ou municípios);
•    Prestar exame ou fazer matrícula em qualquer estabelecimento de ensino;
•    Obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão;
•    Fazer inscrição em concurso para provimento de cargo público;
•    Exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria ou forma de pagamento, qualquer função pública ou cargo público, eletivos ou de nomeação;
•    Receber qualquer prêmio ou favor dos governos (federal, estadual, dos territórios ou municípios).

Casos especiais
Há casos em que o alistamento só pode ser feito presencialmente. Uma delas é o de jovens que forem o único responsável pelo sustento da família. Nessa situação é necessário apresentar um requerimento pedindo dispensa de incorporação e também apresentar documentos que comprovem sua condição.

Outra situação é para os jovens com deficiência. De acordo com o Ministério da Defesa, para solicitar a dispensa o “portador de necessidade especial física aparente, entregará requerimento solicitando isenção do serviço militar e atestado médico com diagnóstico de incapacidade e o respectivo CID, que é a Classificação Internacional de Doenças”.

Caso a pessoa não tenha condição de comparecer a uma junta do serviço militar por incapacidade absoluta, ele poderá ser representado por tutor ou curador mediante procuração lavrada em cartório.

A legislação prevê ainda a possibilidade de o jovem se alistar com o nome social. Nesse caso, o jovem deve se dirigir à junta militar com certidão de nascimento ou equivalente, comprovante de residência, documento oficial com foto, como: carteira de identidade, de trabalho, profissional ou passaporte e requerimento para uso de nome social.

Para quem mora no exterior, é necessário ir até a repartição consular com certidão de nascimento, comprovante de residência e documento oficial com foto. A requisição do Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) deve ser requisitada a partir de setembro na Junta Militar.

A documentação ficará a cargo do secretário instituído informar para cada situação. O prazo de confecção e entrega do CDI é um mês após a requisição do mesmo e será entregue pelo secretário. (Com Agência Brasil)

Em Lucas do Rio Verde, a Junta de Serviço Militar está localizada na Galeria Central de Serviços, na Avenida Paraná, próximo à Avenida Goiás. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. Telefone: (65) 3548-2520.
 

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lucas do Rio Verde

Resultado do “Edital Viva Cultura – Praças” é divulgado em Lucas do Rio Verde

Published

on

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, publicou nesta terça-feira (10), o resultado final do Edital de Chamamento Público Nº 007/2024,
denominado “Viva Cultura – Praças”. O edital tem como objetivo selecionar projetos culturais para firmar termos de execução com recursos provenientes da Política Nacional Aldir
Blanc (PNAB), que busca fomentar a cultura em nível nacional.

O programa destinará um total de R$ 169.799,14 para a seleção de cinco projetos que envolvam a criação e produção de novas obras artísticas e culturais. As iniciativas
aprovadas farão parte de uma programação cultural gratuita, sendo apresentadas à população ao longo dos próximos meses em diferentes espaços de Lucas do Rio Verde.

Os selecionados serão notificados via e-mail e deverão comparecer presencialmente à Secretaria de Cultura e Turismo a partir do dia 12 de dezembro, para assinatura do Termo de
Execução Cultural.

A Secretaria permanece à disposição para dúvidas ou informações relacionadas ao edital no endereço: Avenida São Paulo, nº 363-E, bairro Cidade Nova, ou pelo telefone (65) 3548-2513.

Acesse o resultado final AQUI.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Reading

MAIS LIDAS