65 99672-5151 | 65 99935-8576

CUIABÁ

CUIABÁ

Alex Rodrigues convoca audiência pública para debater atrasos e impactos da obra do BRT em Cuiabá

Publicado em

11/03/2025
Alex Rodrigues convoca audiência pública para debater atrasos e impactos da obra do BRT em Cuiabá

Assessoria – Vereador Alex Rodrigues

Na próxima sexta-feira (14), a Câmara Municipal de Cuiabá vai realizar uma audiência pública para debater os atrasos e os impactos das obras do Ônibus de Trânsito Rápido (BRT) na cidade. A iniciativa é do vereador Alex Rodrigues (PV), presidente da Comissão de Obras Públicas da Câmara, que busca reunir representantes do governo estadual, do Consórcio Construtor BRT Cuiabá e de órgãos fiscalizadores para, em conjunto, encontrar soluções concretas para o projeto.
A preocupação central reside nos atrasos que afetam diretamente a vida dos cuiabanos. Originalmente prevista para outubro de 2024, a conclusão da obra foi adiada para 2026, gerando transtornos e frustrações. “A audiência é um espaço para que os cuiabanos possam se manifestar, cobrar explicações e exigir soluções. O transporte público deveria facilitar a vida das pessoas, mas, por enquanto, tem sido sinônimo de transtorno”, enfatizou o vereador Alex Rodrigues.
Os impactos do atraso são evidentes em diversas áreas da cidade, com destaque para as avenidas do CPA e Fernando Corrêa, onde as intervenções causam congestionamentos e dificultam a mobilidade urbana. A situação da Avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha) é particularmente crítica, pois a falta de uma solução estrutural para os alagamentos pode inviabilizar a operação dos ônibus elétricos planejados para o BRT.
Um impasse entre o Governo do Estado e o Consórcio Construtor BRT Cuiabá, liderado pela Nova Engevix Engenharia e Projetos S/A, contribuiu para os atrasos. O consórcio, contratado em 2022 por R$ 468 milhões, alega que o anteprojeto da obra não incluiu soluções essenciais, como a macrodrenagem da Prainha, o que prejudica o andamento do cronograma. Em fevereiro, o Governo anunciou a rescisão do contrato. No último dia 7, o governador Mauro Mendes revelou que as partes chegaram a um acordo amigável, com o compromisso do consórcio de concluir as obras já iniciadas num prazo de 150 dias. Depois disso, o governo vai estudar como terminar o serviço.
A audiência pública busca promover a transparência do processo e identificar alternativas para destravar a obra. Além disso, a Comissão de Obras Públicas realizará uma visita técnica aos canteiros de obras para avaliar de perto os avanços e os desafios do projeto. “Nosso compromisso é com os cuiabanos. Essa obra precisa andar e atender às necessidades da população”, reforçou o vereador.
A participação da população é fundamental para garantir que as demandas dos cidadãos sejam consideradas nas decisões sobre o futuro do BRT. A audiência será realizada às 14h, no plenário da Câmara Municipal e estará aberta a todos os interessados.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CUIABÁ

Câmara busca diálogo para amenizar impactos de obras em ruas e avenidas de Cuiabá

Published

on

Vinícius Ferreira | SECOM Câmara Municipal de Cuiabá 
Vereadores se reuniram na manhã desta segunda-feira (17), na Câmara Municipal de Cuiabá, junto com representantes da concessionária Águas Cuiabá, Cuiabá Regula e o secretário de obras do município, Reginaldo Teixeira, para buscarem soluções as demandas estruturais em relação as obras realizadas nos bairros e na região central da capital. 
A presidente do legislativo cuiabano, vereadora Paula Calil (PL), destacou, durante a reunião, que o objetivo principal é garantir que as reclamações da população sejam devidamente encaminhadas e resolvidas.
“Nós temos recebido muitas demandas relacionadas às intervenções da concessionária Águas Cuiabá, principalmente no que diz respeito ao corte e à recomposição do asfalto. A atividade finalística, que é a entrega da água e do esgoto, tem avançado, mas a pavimentação após as obras ainda é um problema. Por isso trouxemos essas dores aos representantes da concessionária e reforçamos a necessidade de um diálogo constante entre Águas Cuiabá e Secretaria de Obras, com planejamento e cronograma claros. Não podemos aceitar que um bairro receba pavimentação nova e, dois meses depois, a rua seja rasgada novamente. A Câmara cumpre seu papel quando traz as demandas dos munícipes e busca soluções junto às instituições responsáveis, sempre em defesa da qualidade de vida do cidadão cuiabano”, disse Paula. 
Na oportunidade, o secretário de Obras, Reginaldo Teixeira, enfatizou os impactos das intervenções realizadas pela Águas Cuiabá e demais obras em andamento no município. Segundo ele, “essa reunião é muito importante, porque a Câmara representa o povo cuiabano e recebe diretamente as demandas da população. Precisamos dar publicidade às obras e aos projetos, porque quem paga a conta é a população. Muitas vezes as coisas acontecem na cidade sem que as pessoas saibam, e elas devem ser ouvidas”, declarou. 
Teixeira reforçou ainda que a Secretaria de Obras tem buscado a integração tanto com o Governo do Estado quanto com a concessionária para garantir que todas as intervenções sejam claras, planejadas e executadas com foco no cidadão. “Estamos na condição de servidores públicos, e servir significa colocar os olhos na população, que hoje sofre com uma cidade remendada nos quatro cantos. Precisamos debater e mudar essa realidade”, afirmou ele.
O diretor-presidente da Cuiabá Regula, Alexandre Lucas, avaliou como extremamente positiva a reunião realizada na Casa de Leis, destacando que o encontro representou um importante ato de diálogo entre vereadores, representantes da concessionária de água e o secretário de Obras. Segundo ele, o objetivo central foi construir soluções para problemas que têm impactado diretamente a rotina do cidadão, especialmente aqueles relacionados às obras da concessionária, intervenções municipais e obras do Governo do Estado. 
Alexandre ressaltou que é fundamental diferenciar o serviço “fim” da concessionária, que seria a entrega de saneamento e distribuição de água, das atividades “meio”, como intervenções em asfalto e calçadas, que muitas vezes geram transtornos. Ele explicou que a discussão se concentrou justamente em otimizar essas obras, buscando que sejam executadas no menor prazo possível e com maior qualidade, garantindo mais conforto, mobilidade e segurança à população.
Já o diretor-geral da Águas Cuiabá, Leonardo Mena, parabenizou a iniciativa da Câmara ao reunir todos os atores envolvidos para organizar e aprimorar o planejamento e a execução das obras de infraestrutura. Para ele, a criação de uma comitiva de acompanhamento vai contribuir para melhorar a sinalização, o entendimento técnico e a coordenação das intervenções, beneficiando diretamente a população. Mena afirmou que não há entraves principais na execução dos serviços, mas reforçou que toda obra gera impactos temporários. 
Segundo o diretor, a prioridade é realizar as intervenções com a maior velocidade, segurança e qualidade possíveis para que os transtornos fiquem para trás e deem lugar aos benefícios, como ampliação da rede de esgoto e da distribuição de água em Cuiabá.
A reunião também contou com a presença dos parlamentares Dra. Mara (Podemos), presidente da Comissão de Meio Ambiente e Urbanismo, Katiuscia Manteli (PSB), primeira-secretária, Samantha Íris (PL), Maria Avalone (PSDB), Demilson Nogueira (PP), Ilde Taques (PSB), Dídimo Vovô (PSB), Baixinha Giraldelli (Solidariedade) e Chico 2000 (PL).

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Continue Reading

MAIS LIDAS