65 99672-5151 | 65 99935-8576

CUIABÁ

Lucas do Rio Verde

Agricultores da Comunidade Fazenda Fenix II recebem título de posse

Publicado em


Durante ato solene na manhã deste sábado (29), 50 famílias beneficiadas pelo projeto Comunidade Fazenda Fenix II, localizada a 50 km de Lucas do Rio Verde, receberam o título de posse de suas terras. O momento foi acompanhado pelo prefeito Miguel Vaz e autoridades. 

Também conhecida como Nossa Senhora Aparecida, a nova comunidade tem área total de 6,9 hectares, sendo 2,6 deles destinados à produção da agricultura familiar. Com a liberação do crédito fundiário, os novos proprietários já podem iniciar as suas produções.

Conforme o diretor-presidente da Biotec Agro Consultoria, Aldo Almeida, o projeto contempla investimentos para as famílias já iniciarem as suas produções. “No projeto modelo está aquisição da terra, recurso para construir uma pequena casa e recursos para dar o pontapé inicial. O próximo passo é buscar outras políticas públicas para que as famílias possam continuar investindo na propriedade”. 

A partir de agora, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde dará sequência aos projetos de infraestrutura para a comunidade. Segundo o prefeito Miguel Vaz, já está em andamento uma parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) um projeto de 50 poços para abastecer as famílias do local. O chefe do executivo também citou a importância da agricultura familiar para o município. “Parte da produção da agricultura familiar segue para a merenda escolar. Esse projeto vem somar na economia aqui de Lucas do Rio Verde”, destacou.

O deputado federal Neri Geller participou de todo o processo e se mostrou contente com o resultado. “Esse novo projeto vem contribuir e fazer essa verticalização e ter a agricultura familiar funcionando de forma forte, oportunizando o produtor e o comércio local”.

Laudino Batiste mora em Lucas do Rio Verde há 11 anos e é um dos contemplados com o projeto. “Com certeza isso veio em uma boa hora. Eu já tenho mudas produzindo no balde e já tá na hora de levar para o campo”, destacou o agricultor.

“A agricultura familiar é extremamente compatível com o agronegócio, com a soja e etc. A cidade precisa ser abastecida e esse é o propósito do projeto, levar aos moradores de Lucas do Rio Verde alimentos de qualidade e preço justo”, destacou o secretário-adjunto de Estado de Agricultura Familiar, Clóvis Cardoso.

Na programação, o prefeito, autoridades e os moradores seguiram logo pela manhã para uma visita à região da nova comunidade. Na sequência, já na comunidade 30 de Novembro, o ato solene marcou a entrega dos documentos aos beneficiários.

Também participaram a primeira-dama, Janice Ribeiro, a secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Suzana Romancini, secretários municipais, vereadores, representantes da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Federação dos Trabalhadores na Agricultura em Mato Grosso (Fetagri), Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lucas do Rio Verde

Referência: Prefeito e vice de Sorriso visitam Lucas para conhecer políticas públicas de habitação

Published

on

O prefeito de Sorriso, Alei Fernandes, e o vice-prefeito Acácio Ambrosini estiveram nesta quinta-feira (10) em Lucas do Rio Verde, onde foram recebidos pelo prefeito em exercício, Joci Piccini. O objetivo foi conhecer as políticas públicas implementadas no município, especialmente na área habitacional, que se tornou referência em Mato Grosso. A agenda reforça o intercâmbio entre as cidades vizinhas, que compartilham características econômicas e desafios semelhantes no setor.

Durante o encontro, Joci destacou a importância de abrir as portas do município para apresentar as ações que têm dado resultados positivos. “Uma grande satisfação recebê-los aqui em Lucas. A gente é vizinho, dividimos muitos problemas, vamos dividir o que é bom também. O déficit habitacional deles também é grande, é um município que cresce bastante como o nosso, então tem também os seus problemas junto com o crescimento. E dizer que estamos sempre de portas abertas, para a gente somar e dividir as melhores ideias, porque a gente é muito parecido, com vocação no agro”, disse Joci.

A visita permitiu que os gestores de Sorriso entendessem como funciona o Fundo de Habitação e o programa Ser Luverdense Habitação. “Viemos fazer uma visita ao Prefeito Joci Piccini, que é prefeito e amigo, de longa data. E viemos entender algumas ações que o município de Lucas faz, a exemplo do Fundo de Habitação. O que está dando certo é para ser copiado, né? E é um belo projeto. E também o programa Ser Luverdense Habitação, que é um programa que a gente pretende desenvolver lá em Sorriso. A gente precisa entender o que está dando certo e tentar levar para o nosso município. Então, um dia bem feliz”, enfatizou Alei.

Ele também ressaltou que, assim como Lucas do Rio Verde, Sorriso enfrenta forte crescimento populacional e carece de programas habitacionais para acompanhar essa demanda, sendo que há quase 16 anos o município não constrói casas populares.

“Essas cidades têm um ritmo de crescimento, na casa dos 18 a 20%, crescem mais que a China, e junto vem a demanda da habitação. São cidades hoje com o custo de vida elevado e, para que você atraia e mão de obra a gente precisa propor esses programas de habitação. Então, Sorriso está aí há quase 16 anos sem construir uma casa popular, que agora nossa meta é realmente começar a entregar para melhorar a vida do nosso cidadão”, disse Alei.

A reunião contou ainda com a presença dos secretários de Lucas do Rio Verde, Alan Togni (Governo e Administração) e Danilo Messias (adjunto de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade), reforçando o compromisso do município em manter a habitação como prioridade de gestão e referência para toda a região.

Ser Luverdense Habitação

Lucas do Rio Verde estruturou o programa Ser Luverdense Habitação em 2023, por meio da Lei Municipal Nº 3.634, garantindo que os investimentos no setor sejam permanentes, por meio de um Fundo de Habitação. O programa prevê a destinação de até R$ 10 mil por unidade habitacional em recursos próprios do município, podendo ser somado a iniciativas federais e estaduais, como o Minha Casa Minha Vida e o Ser Família Habitação. A proposta visa não apenas reduzir o déficit habitacional, mas também fomentar a economia local, gerando empregos e melhorando a qualidade de vida dos moradores.

Nós últimos 4,5 anos, foram oferecidas mais de 4 mil oportunidades de moradia para os luverdenses. Entre elas estão:

Início das obras das 2 mil casas do Residencial Jardim Esperança I: das 1.008 casas da primeira etapa, 439 unidades do primeiro módulo já estão em execução, com recursos municipais, estaduais e federais; Águas do Cerrado: 192 apartamentos já entregues, dentro do projeto que totaliza 1.536 unidades; Sonho Meu: com a primeira etapa contemplando 107 lotes e a segunda 180 terrenos, todos já entregues à população; Residencial Vida Nova II: 350 casas concluídas e entregues e o Ser Família Habitação: 50 casas construídas em parceria com o Governo do Estado, sendo 20 já entregues.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Reading

MAIS LIDAS