Sorriso
Acolhimento de pessoas em situação de rua é tema da primeira…
Publicados
21/01/2022Sorriso


“Levamos este assunto para discussão do grupo de trabalho com o intuito de ajustar algumas questões, para que façamos tudo dentro da legalidade. Apresentamos o que está sendo desenvolvido e debatemos novas ações”, disse o secretário municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, José Carlos Moura.
Desde o início do ano está sendo realizada a “Operação Acolhida”, de abordagem de pessoas em situação de rua em espaços públicos de Sorriso, com o objetivo de acolher a população que vive em estado de vulnerabilidade social e, em especial, resguardar a integridade da população, tendo em vista que o aumento no número de moradores de rua tem causado transtornos e insegurança à população.
As ações fazem parte de um trabalho integrado entre a Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, através da Guarda Municipal de Trânsito e da Defesa Civil; Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas); Corpo de Bombeiros; e as polícias Militar e Judiciária Civil.
Conforme o secretário, a reunião discutiu o desenvolvimento de uma ação de acolhimento de pessoas em situação de rua em que será realizada uma abordagem mais aprofundada pela equipe multidisciplinar do Creas. A partir desse atendimento, a equipe poderá adotar uma série de ações, como buscar reforçar os vínculos entre a pessoa acolhida e sua família de origem, checar a necessidade de atendimento médico e também auxiliar no retorno ao mercado de trabalho. Além de investigação social, também será realizado teste digital para verificação de antecedentes criminais. “A partir de um estudo psicológico e social, a equipe do Creas fará um relatório que, caso seja necessário, será encaminhado à Defensoria Pública para que seja solicitado pedido judicial de internação compulsória”, explicou.
Durante a reunião foi criada uma comissão de trabalho que será presidida pelo responsável pela Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Sorriso (Compdec), sargento Alberto dos Santos, e contará com representantes das forças de segurança, Ministério Público, Defensoria Pública, OAB e Câmara de Vereadores.
“Essa comissão irá analisar a situação e trazer ao colegiado as deliberações, como definição de local e data para realização desta ação de acolhimento”.
Outra questão bastante frisada no encontro do GGI foi a necessidade de se intensificar a campanha “Não dê esmola, dê cidadania”, lançada pela Secretaria de Assistência Social. “Estamos realizando visitas a empresas para um trabalho de sensibilização para que empresários e população não deem esmolas às pessoas em situação de rua, mas sim entrem em contato com o Creas para que recebam atendimento especializado. Só assim conseguiremos impedir que essas pessoas permaneçam na rua e que o problema se agrave”, frisou a secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro.
Lembrando que, caso seja abordado por uma pessoa em situação de rua pedindo dinheiro porque está sem abrigo e não tem para onde ir, ligue para o Creas e permita que esta pessoa receba a ajuda que precisa para sair desta situação. Os telefones de contato são 3544 9683, 3545 1577 ou pelo Disque 100.
O Creas fica localizado na rua Otávio de Souza Cruz, 275, próximo ao Park Shopping Sorriso. Até o dia 20 de janeiro a unidade estará aberto ao público em horário reduzido, das 07h às 12h.


Sorriso
Projeto ‘Movimenta’ chega em Sorriso na próxima semana
Publicados
21 horas atrásem
24/06/2022Por
portalrecordnews

Haverá atendimentos à comunidade escolar e abertos à população. Serão realizadas diversas ações de cultura, lazer, recreação, saúde, beleza e de formação em vendas para o comércio local.
Nas duas primeiras cidades onde o projeto esteve, Acorizal e Nova Mutum, foram realizados mais de 7,1 mil atendimentos e visitadas 40 empresas do comércio, aponta balanço feito pelas equipes do Sistema Fecomércio-MT. Isso sem contabilizar os números de Lucas do Rio Verde, onde o ‘Movimenta’ teve início quinta (23) e encerra nesta sexta-feira (24).
Em Sorriso, na tarde do dia 27, e na manhã do dia 28, as atividades ocorrem na Escola Municipal Francisco Donizeti, no bairro Nova Aliança.
Estudantes, professores e trabalhadores da unidade poderão participar de atividades com óculos de realidade virtual e de uma experiência de aprendizado 3D com o aplicativo ‘Virtuali-Tee’.
“O aplicativo leva a ciência a uma nova dimensão ao escanear um código estampado em uma camiseta e, a partir da realidade aumentada projetada, permite explorar os sistemas circulatório, respiratório e digestivo”, explica o diretor regional do Sesc e do Senac Mato Grosso, Carlos Rissato.
Na oportunidade, a comunidade escolar receberá orientações sobre saúde bucal, jogos, brincadeiras, oficinas manuais, contação de histórias e apresentação circense.
Na tarde de terça-feira (28), o ‘Movimenta’ segue para as imediações da BR-163. Nas tendas montadas no DelNorte Atacarejo toda população poderá usufruir das ações de saúde e beleza e conferir diferentes intervenções artísticas. Ainda serão realizados testes de glicemia e do Índice de Massa Corpórea (IMC). Também terá espaço para corte de cabelo, design de sobrancelhas e massagem.
Encerrando a programação, no dia 28, a partir das 19h, a coach comercial Cléria Del Barco profere a palestra ‘Empresa que não vende, quebra!’, na Associação Comercial e Empresarial de Sorriso (Acen).
“A capacitação é aberta aos empresários, empreendedores, vendedores, trabalhadores do comércio e demais interessados da região. Tem como objetivo formar equipes que alinhem propósitos e gestão de resultados, tornando-se engajadas, produtivas, ousadas e criativas”, destaca Rissato.
A entrada será social, mediante doação de um quilo de alimento não perecível para o ‘Mesa Brasil’, rede de bancos de alimentos que combate a fome e o desperdício.
Em seguida, o ‘Movimenta’ estará em Sinop (29, 30/06 e 1º/07) e chegará aos municípios de Colíder, nos dias 5 e 6 de julho, e Alta Floresta, entre 7 e 8 do mesmo mês. Esse percurso encerrará a primeira etapa do projeto. As demais etapas, que contemplarão mais municípios do estado, irão ocorrer até o final deste ano.
Programação
Dia: 27/06/2022
Horário: a partir das 13h30
Local: Escola Municipal Francisco Donizeti
Público atendido: comunidade escolar
Atividades com óculos de realidade virtual e de aprendizado 3D, com o aplicativo ‘Virtuali-Tee’, orientações sobre saúde bucal, jogos, brincadeiras, oficinas manuais, contação de histórias e apresentação circense.
Dia: 28/06/2022 | Manhã
Local: Escola Municipal Francisco Donizeti.
Horário: a partir das 7h30
Público atendido: comunidade escolar Atividades com óculos de realidade virtual e de aprendizado 3D, com o aplicativo ‘Virtuali-Tee’, orientações sobre saúde bucal, jogos, brincadeiras, oficinas manuais, contação de histórias e apresentação circense.
Dia: 28/06/2022 | Tarde
Horário: a partir das 13h30
Local: DelNorte Atacarejo
Intervenções artísticas e ações de saúde (aferição de pressão, testes de glicemia e Índice de Massa Corpórea – IMC) e ações de beleza (corte de cabelo, design de sobrancelha e massagem)
Público atendido: aberto à população, bem como colaboradores da unidade e clientes
Dia: 28/06/2022 | Noite
Horário: a partir das 19h
Local: Associação Comercial e Empresarial de Sorriso (Acen)
Palestra ‘Empresa que não vende, quebra!’, com a coach comercial Cléria Del Barco Público: empresários, empreendedores, vendedores, trabalhadores do comércio e demais interessados
Entrada social: doação de um quilo de alimento não perecível para o ‘Mesa Brasil’, uma rede de bancos de alimentos que combate a fome e o desperdício.
Assessoria de Imprensa Senac-MT:
Maicon Oliveira
65 9 9909-8332 (Tel. & WhatsApp)


Campinas terá hospital para cirurgias de cabeça e pescoço


Gil do Vigor improvisa ‘quadradinho’ com Juliette em show da cantora


Jantar de Lula para celebrar documentário arrecada R$ 2 milhões


Após ficar com Rafa Kalimann, Bruninho deixa de seguir João Vicente


Novas entregas de reformas de unidades básicas estão previstas para os próximos meses
MAIS LIDAS
-
Direitos Humanos6 dias atrás
Empregos para comunidade LGBTQIA+ começam a se abrir
-
Mulher7 dias atrás
Stylist cria coleção de roupas fetichistas a partir de lixo reciclado
-
CURIOSIDADES6 dias atrás
Baterias e moedas: médicos retiram 233 objetos do estômago de paciente
-
Justiça6 dias atrás
Justiça aumenta uso da inteligência artificial nos tribunais
-
CARROS E MOTOS6 dias atrás
Ducati inclui nova cor para Streetfigher V2 da linha 2022
-
Saúde7 dias atrás
Covid-19: Brasil tem 20,1 mil novos casos e 94 óbitos em 24 horas
-
CARROS E MOTOS7 dias atrás
Fiat 147 abandonado e sem uso é encontrado depois de 35 anos
-
CARROS E MOTOS6 dias atrás
Conheça a história do DKW-Vemag