65 99230 9678 | 65 3055 2070

CUIABÁ

Sorriso

Acolhimento de pessoas em situação de rua é tema da primeira…

Publicados

Sorriso


“Levamos este assunto para discussão do grupo de trabalho com o intuito de ajustar algumas questões, para que façamos tudo dentro da legalidade. Apresentamos o que está sendo desenvolvido e debatemos novas ações”, disse o secretário municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, José Carlos Moura.

Desde o início do ano está sendo realizada a “Operação Acolhida”, de abordagem de pessoas em situação de rua em espaços públicos de Sorriso, com o objetivo de acolher a população que vive em estado de vulnerabilidade social e, em especial, resguardar a integridade da população, tendo em vista que o aumento no número de moradores de rua tem causado transtornos e insegurança à população.

As ações fazem parte de um trabalho integrado entre a Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, através da Guarda Municipal de Trânsito e da Defesa Civil; Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas); Corpo de Bombeiros; e as polícias Militar e Judiciária Civil.  

Conforme o secretário, a reunião discutiu o desenvolvimento de uma ação de acolhimento de pessoas em situação de rua em que será realizada uma abordagem mais aprofundada pela equipe multidisciplinar do Creas. A partir desse atendimento, a equipe poderá adotar uma série de ações, como buscar reforçar os vínculos entre a pessoa acolhida e sua família de origem, checar a necessidade de atendimento médico e também auxiliar no retorno ao mercado de trabalho. Além de investigação social, também será realizado teste digital para verificação de antecedentes criminais. “A partir de um estudo psicológico e social, a equipe do Creas fará um relatório que, caso seja necessário, será encaminhado à Defensoria Pública para que seja solicitado pedido judicial de internação compulsória”, explicou.

Durante a reunião foi criada uma comissão de trabalho que será presidida pelo responsável pela Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Sorriso (Compdec), sargento Alberto dos Santos, e contará com representantes das forças de segurança, Ministério Público, Defensoria Pública, OAB e Câmara de Vereadores.  

“Essa comissão irá analisar a situação e trazer ao colegiado as deliberações, como definição de local e data para realização desta ação de acolhimento”.

Outra questão bastante frisada no encontro do GGI foi a necessidade de se intensificar a campanha “Não dê esmola, dê cidadania”, lançada pela Secretaria de Assistência Social. “Estamos realizando visitas a empresas para um trabalho de sensibilização para que empresários e população não deem esmolas às pessoas em situação de rua, mas sim entrem em contato com o Creas para que recebam atendimento especializado. Só assim conseguiremos impedir que essas pessoas permaneçam na rua e que o problema se agrave”, frisou a secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro.  

Lembrando que, caso seja abordado por uma pessoa em situação de rua pedindo dinheiro porque está sem abrigo e não tem para onde ir, ligue para o Creas e permita que esta pessoa receba a ajuda que precisa para sair desta situação. Os telefones de contato são 3544 9683, 3545 1577 ou pelo Disque 100.

O Creas fica localizado na rua Otávio de Souza Cruz, 275, próximo ao Park Shopping Sorriso. Até o dia 20 de janeiro a unidade estará aberto ao público em horário reduzido, das 07h às 12h.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sorriso

Projeto ‘Movimenta’ chega em Sorriso na próxima semana

Publicados

em

Haverá atendimentos à comunidade escolar e abertos à população. Serão realizadas diversas ações de cultura, lazer, recreação, saúde, beleza e de formação em vendas para o comércio local. 

Nas duas primeiras cidades onde o projeto esteve, Acorizal e Nova Mutum, foram realizados mais de 7,1 mil atendimentos e visitadas 40 empresas do comércio, aponta balanço feito pelas equipes do Sistema Fecomércio-MT. Isso sem contabilizar os números de Lucas do Rio Verde, onde o ‘Movimenta’ teve início quinta (23) e encerra nesta sexta-feira (24). 

Em Sorriso, na tarde do dia 27, e na manhã do dia 28, as atividades ocorrem na Escola Municipal Francisco Donizeti, no bairro Nova Aliança. 

Estudantes, professores e trabalhadores da unidade poderão participar de atividades com óculos de realidade virtual e de uma experiência de aprendizado 3D com o aplicativo ‘Virtuali-Tee’. 

“O aplicativo leva a ciência a uma nova dimensão ao escanear um código estampado em uma camiseta e, a partir da realidade aumentada projetada, permite explorar os sistemas circulatório, respiratório e digestivo”, explica o diretor regional do Sesc e do Senac Mato Grosso, Carlos Rissato. 

Na oportunidade, a comunidade escolar receberá orientações sobre saúde bucal, jogos, brincadeiras, oficinas manuais, contação de histórias e apresentação circense. 

Na tarde de terça-feira (28), o ‘Movimenta’ segue para as imediações da BR-163. Nas tendas montadas no DelNorte Atacarejo toda população poderá usufruir das ações de saúde e beleza e conferir diferentes intervenções artísticas. Ainda serão realizados testes de glicemia e do Índice de Massa Corpórea (IMC). Também terá espaço para corte de cabelo, design de sobrancelhas e massagem. 

Encerrando a programação, no dia 28, a partir das 19h, a coach comercial Cléria Del Barco profere a palestra ‘Empresa que não vende, quebra!’, na Associação Comercial e Empresarial de Sorriso (Acen).

“A capacitação é aberta aos empresários, empreendedores, vendedores, trabalhadores do comércio e demais interessados da região. Tem como objetivo formar equipes que alinhem propósitos e gestão de resultados, tornando-se engajadas, produtivas, ousadas e criativas”, destaca Rissato. 

A entrada será social, mediante doação de um quilo de alimento não perecível para o ‘Mesa Brasil’, rede de bancos de alimentos que combate a fome e o desperdício. 

Em seguida, o ‘Movimenta’ estará em Sinop (29, 30/06 e 1º/07) e chegará aos municípios de Colíder, nos dias 5 e 6 de julho, e Alta Floresta, entre 7 e 8 do mesmo mês. Esse percurso encerrará a primeira etapa do projeto. As demais etapas, que contemplarão mais municípios do estado, irão ocorrer até o final deste ano. 

Programação 

Dia: 27/06/2022 

Horário: a partir das 13h30 

Local: Escola Municipal Francisco Donizeti 

Público atendido: comunidade escolar 

Atividades com óculos de realidade virtual e de aprendizado 3D, com o aplicativo ‘Virtuali-Tee’, orientações sobre saúde bucal, jogos, brincadeiras, oficinas manuais, contação de histórias e apresentação circense.

 Dia: 28/06/2022 | Manhã 

Local: Escola Municipal Francisco Donizeti. 

Horário: a partir das 7h30 

Público atendido: comunidade escolar Atividades com óculos de realidade virtual e de aprendizado 3D, com o aplicativo ‘Virtuali-Tee’, orientações sobre saúde bucal, jogos, brincadeiras, oficinas manuais, contação de histórias e apresentação circense. 

Dia: 28/06/2022 | Tarde 

Horário: a partir das 13h30 

Local: DelNorte Atacarejo 

Intervenções artísticas e ações de saúde (aferição de pressão, testes de glicemia e Índice de Massa Corpórea – IMC) e ações de beleza (corte de cabelo, design de sobrancelha e massagem) 

Público atendido: aberto à população, bem como colaboradores da unidade e clientes 

Dia: 28/06/2022 | Noite 

Horário: a partir das 19h 

Local: Associação Comercial e Empresarial de Sorriso (Acen) 

Palestra ‘Empresa que não vende, quebra!’, com a coach comercial Cléria Del Barco Público: empresários, empreendedores, vendedores, trabalhadores do comércio e demais interessados 

Entrada social: doação de um quilo de alimento não perecível para o ‘Mesa Brasil’, uma rede de bancos de alimentos que combate a fome e o desperdício. 

Assessoria de Imprensa Senac-MT: 

Maicon Oliveira 

65 9 9909-8332 (Tel. & WhatsApp)

[email protected]

Continue lendo

MAIS LIDAS