CUIABÁ
Abilio sanciona quatro novas leis de vereadores de Cuiabá: ecopontos, saúde e cultura

SECOM – Câmara Municipal de Cuiabá
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), sancionou na tarde desta sexta-feira (06) quatro novas leis propostas por vereadores do município. Os autores das proposituras — Alex Rodrigues (PV), Eduardo Magalhães (Republicanos) e Katiuscia Manteli (PSB) — participaram do ato e agradeceram ao chefe do Executivo.
A primeira lei sancionada, de autoria do vereador Eduardo Magalhães, institui a instalação de ecopontos na capital. O parlamentar destacou que a proposta busca enfrentar um problema antigo em Cuiabá: a falta de locais adequados para o descarte de resíduos volumosos.
“Isso acaba trazendo um grande transtorno para a nossa capital. Agora, imagine termos pontos específicos espalhados por toda a cidade, onde as pessoas possam descartar um sofá velho, uma geladeira fora de uso. Com o tempo, a prefeitura poderá até doar esses materiais para quem precisa”, afirmou Magalhães.
A vereadora Katiuscia Manteli teve dois projetos sancionados. O primeiro institui a Política Municipal de Cuidados Paliativos o segundo inclui a tradicional Festa do Divino Espírito Santo da Catedral Basílica no calendário oficial de eventos de Cuiabá.
Durante a solenidade, a fisioterapeuta Grace Rocatto representou Katiuscia ao falar sobre a importância dos cuidados paliativos. Ela defendeu a ampliação do debate sobre o tema e criticou o modelo centrado na hospitalização da morte.
“Cuidados paliativos significam oferecer qualidade de vida. Enquanto não tivermos isso, continuaremos com UPAs lotadas, hospitais superlotados e pessoas morrendo em ambiente hospitalar — uma prática que, segundo a Organização Mundial da Saúde, já está sendo superada. A morte não precisa ser hospitalocêntrica”, afirmou Grace.
Por fim, o prefeito sancionou a proposta do vereador Alex Rodrigues, que denomina como Avenida Brisas a via localizada entre os condomínios Brasil Beach e Brisas.
Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

CUIABÁ
Audiência pública na Câmara vai discutir atualização da Lei do Silêncio em Cuiabá

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT
-
POLÍTICA MT5 dias ago
Deputado Eduardo Botelho articula R$ 2 milhões para reforma do prédio que abrigará a Câmara Municipal de VG
-
POLÍTICA MT4 dias ago
Frente Parlamentar de Atenção à Hanseníase realiza 1ª reunião
-
POLÍTICA NACIONAL5 dias ago
Câmara aprova projeto que aumenta pena para porte de arma de uso proibido
-
POLÍTICA MT4 dias ago
Lei valoriza o turista e transforma o Vale do São Lourenço em rota oficial de MT
-
POLÍTICA MT4 dias ago
Mato Grosso sedia Encontro Regional de Agentes de Saúde com apoio da ALMT
-
POLÍTICA MT3 dias ago
ALMT realiza sessão solene em homenagem aos 22 anos da Parada do Orgulho LGBTQIAPN+
-
POLÍTICA MT6 dias ago
CCJR aprova projetos que fortalecem segurança pública e proteção às mulheres
-
POLÍTICA MT3 dias ago
Loteamento Popular é tema central da 10ª reunião da CST da Moradia Popular em Mato Grosso