CUIABÁ
Líderes comunitários alinham com presidente da Câmara andamento da construção do Centro Multiuso de Cuiabá
O espaço será construído no bairro Barra do Pari
O presidente da Câmara de Cuiabá Juca do Guaraná Filho (MDB), recebeu na última terça-feira (25), representantes da União Cuiabana de Associação de Moradores de Bairros (Ucamb), e da Federação Matogrossense de Associações de Moradores de Bairros (Femab). 
Durante o encontro, os líderes comunitários debateram pautas importantes com o chefe do Legislativo, dentre elas: a construção do Centro Multiuso para a realização de atividades sociais, capacitação, lazer e integração. 
O espaço será construído no bairro Barra do Pari, em Cuiabá, com o intuito de sediar as atividades da comunidade local e das regiões adjacentes. 
“Aqui é a casa do povo e o Juca do Guaraná Filho sempre nos deu acesso livre a esse parlamento. A Câmara de Cuiabá nesta gestão tem mostrado que de fato é a casa do povo. A gente chega com problemas e voltamos com soluções” disse o presidente da Femab, Walter Arruda. 
Juca do Guaraná Filho destacou o compromisso que tem com os líderes comunitários, que de fato sabem os problemas da população, e lembrou que o papel dos vereadores é buscar soluções.
“O movimento comunitário tem um importante papel na sociedade. Esses líderes, que fazem um trabalho voluntário, sabem quais são os problemas que a população de fato enfrenta. E nós estamos aqui para buscar soluções junto ao Executivo. As portas do legislativo estarão sempre abertas para o povo”, disse Juca do Guaraná Filho
Centro Multiuso
No projeto, o centro será composto por dois salões para eventos, sendo um deles com palco banheiros masculino e feminino cozinha espaço reservado para bar e lanchonete salas de reuniões circuito administrativo, com salas para diretoria, secretaria e assessoria e depósito.
Além disso, o espaço comunitário contará com vagas de estacionamento cobertas, no subsolo, e outras na área externa.
A estrutura terá dois pavimentos e será levantada em uma área de mais de 6 mil metros quadrados. 
A previsão é de que, a partir da conclusão do processo licitatório e da assinatura da ordem de serviço, a obra seja executada em oito meses.
A Secretaria de Obras Públicas tem a primeira sessão pública marcada para o dia 21 de fevereiro. De acordo com o edital, o valor estimado para aplicação na construção é de R$ 3.049.351,69.
Os centros multiuso possibilitam a realização de atividades sociais, de capacitação, de lazer, integração e ainda debater sobre demandas das comunidades.
Secom Câmara
Fonte: Câmara de Cuiabá MT

CUIABÁ
Lei que institui o Dia Municipal de Conscientização e Divulgação da Fibrose Cística é sancionada em Cuiabá

Fabiana Prado – Assessoria vereadora Katiuscia Manteli
Respirar com dificuldade, depender de medicamentos diários e de uma alimentação especial é a realidade de quem convive com a fibrose cística, uma doença genética rara e ainda pouco conhecida pela população. Pensando em dar mais visibilidade à causa e fortalecer o apoio aos pacientes e suas famílias, a vereadora Katiuscia Manteli (PSB) propôs a criação do Dia Municipal de Conscientização e Divulgação da Fibrose Cística, agora instituído por meio da Lei nº 505/2025, sancionada pelo prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), na última terça-feira (21).
A data será celebrada anualmente no dia 5 de setembro e passa a integrar o calendário oficial de eventos do município.
“A fibrose cística ainda é uma doença que muitas pessoas desconhecem, e são pacientes que dependem de uma alimentação mais especial. São medicamentos de alto custo, alimentação rica em gordura e proteína, e a maioria dessas pessoas são carentes. Então, há uma grande dificuldade em divulgar e garantir o acesso ao tratamento”, destacou a vereadora.
Katiuscia ressaltou que o novo marco tem papel essencial na difusão de informações e na sensibilização da sociedade e dos profissionais de saúde sobre o tema.
“Esse dia vem justamente para ajudar as pessoas a conhecerem mais sobre a fibrose cística, inclusive na área médica, onde ainda há muito desconhecimento. No próximo ano, já teremos o nosso primeiro evento em Cuiabá para fortalecer esse trabalho de conscientização”, reforçou.
A lei prevê campanhas, seminários e ações educativas voltadas à população e aos profissionais da área da saúde, com foco na importância do diagnóstico precoce e no acesso aos medicamentos adequados para o tratamento da fibrose cística, também conhecida como mucoviscidose.
A iniciativa se soma às ações da Associação de Assistência à Mucoviscidose do Mato Grosso (AAMMT), presidida por Edimir Bispo Santos, que há quase três décadas atua em parceria com o Hospital Universitário Júlio Müller, oferecendo suporte a pacientes e familiares. A entidade também participa ativamente da campanha nacional “Setembro Roxo”, o mês de conscientização da fibrose cística.
“A conscientização e a divulgação são formas de as pessoas entenderem melhor alguns problemas de saúde e saberem como lutar por seus direitos. É um passo importante para garantir mais dignidade e visibilidade aos pacientes e às suas famílias”, concluiu a parlamentar.
Fonte: Câmara de Cuiabá – MT
-
Tecnologia5 dias ago
Geoparque com fósseis marinhos na SNCT 2025 conta a pré-história do oceano
-
ECONOMIA5 dias ago
Governo lança cartilha para ajudar pequenos negócios a recuperar tributos e exportar mais
-
ECONOMIA5 dias ago
Discurso do vice-presidente e ministro do MDIC no Seminário Empresarial Brasil-Índia
-
ECONOMIA5 dias ago
Brasil e Índia firmam acordo para fortalecer produção de vacinas
-
ECONOMIA5 dias ago
Missão brasileira conclui visita produtiva a Nova Délhi
-
Tecnologia5 dias ago
MCTI debate Estratégia Nacional de Inteligência Artificial no REC’n’Play
-
Tecnologia5 dias ago
MCTI reforça plano de descentralização de investimentos em inovação durante evento na Bahia
-
Saúde5 dias ago
Ministro da Saúde convoca o Brasil, em rede nacional, para o Dia D de multivacinação amanhã (18)